Conheça a história de superação de Samuel Klein: fundador das Casas Bahia

03/10/2020 às 21:55 Dicas

Conheça a história de superação de Samuel Klein: fundador das Casas Bahia

Existem pessoas de sucesso que podem servir como uma verdadeira fonte de inspiração em nossa vida profissional, justamente pela garra e superação dos obstáculos do dia a dia. Para fazer qualquer negócio prosperar, uma dose extra de esforço, visão de mercado e persistência, são fundamentais.

Por isso, elaboramos esse post que narra a trajetória de superação do proprietário das Casas Bahia, Samuel Klein. Saiba como esse empreendedor de origem simples conseguiu fundar um dos maiores impérios do varejo. Aproveite ao máximo a leitura!

Samuel Klein: desafios começaram ainda na juventude

Samuel Klein nasceu em 1923 na Polônia mais precisamente na pequena cidade de Zaklikow. De família humilde, o futuro empresário naturalizado no Brasil, teria que lutar bastante para se que isso acontecesse.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Samuel, com 19 anos de idade, foi submetido ao trabalho escravo em um campo de concentração em que foi levado junto com o seu pai. Sua mãe e seus cinco irmãos foram obrigados a ir para um campo de extermínio durante o holocausto.

Depois de perder seus parentes e de toda a turbulência em sua vida, Samuel foi para Alemanha e acabou se casando. Estabeleceu-se naquele país e começou a trabalhar na área de vendas. Depois de alguns anos, resolveu-se mudar para a América do Sul.

Década de 1950: nascimento das Casas Bahia

Em 1951, aos 28 anos, Samuel aterrizou em terras brasileiras, escolhendo a cidade paulista de São Caetano do Sul. O objetivo era atuar na área de vendas, na qual tinha uma enorme afinidade. Sendo assim, comprou uma charrete e começou a vender roupas de cama, mesa e banho pelas ruas da cidade.

Como as vendas de porta em porta estavam em seu ápice naquela época, Samuel começou a oferecer seus produtos dessa forma e, aos poucos, foi conquistando sua clientela. Ele ainda facilitava o pagamento para os clientes que não podiam pagar à vista.

No ano seguinte, Samuel Klein, que tinha uma comunicação efetiva, abriu a sua loja no centro de São Caetano do Sul e deu o nome de Casa Bahia, homenageando seus próprios clientes, cuja maioria vinha do nordeste brasileiro e estavam tentando uma vida melhor no estado de São Paulo.

O crescimento dos negócios era inevitável

Os anos foram passando e Samuel foi inovando cada vez mais. A Casa Bahia começou a comercializar móveis, colchões e diversos outros produtos de utilidade doméstica, o que foi um sucesso de vendas. Um dos diferencias da Casa Bahia, era a possibilidade dos clientes pagarem a prazo, já a maioria deles não podiam comprar à vista.

Por isso, a loja de Samuel Klein era bastante frequentada pelos consumidores, que sempre voltavam nela para comprar outros produtos. A visão de mercado de Samuel e o atendimento diferenciado aos clientes fizeram a Casas Bahia se tornar o império que vemos hoje.

E com os passar os anos, o número de lojas foi aumentando tanto no em São Paulo quanto em outros estados brasileiros. Os números impressionam da Casas Bahia impressionam: 56 mil funcionários e 500 lojas em 15 estados. E pensar que tudo começou com poucos produtos em cima de uma charrete e com todo aquele estresse diário para conquistar mais espaço no mercado. 

Mas o que a inspiradora trajetória de Samuel Klein pode nos ensinar?

Antes de mais nada, a história de Samuel Klein nos ensina que, antes de nos tornarmos empreendedores de sucesso, precisamos sermos pessoas melhores, em todos os aspectos. Mas para que isso aconteça de forma efetiva, ter mais autoconhecimento é fundamental. Conheça as lições que podemos aprender com o legado desse visionário:

Visão de mercado

Samuel Klein acabou entendendo as necessidades dos seus clientes que precisavam comprar seus produtos mas não tinham condições de pagar à vista. Sendo assim, resolveu facilitar as coisas para eles e implantou o sistema de crediário. Esse foi um dos motivos do sucesso da sua loja.

Foco e determinação

Mesmo passando por tragédias pessoais na juventude, Samuel não desistiu dos seus sonhos. Por isso, teve que se adaptar em outro país e conquistar o seu lugar ao sol em uma área que era bastante concorrida: o comércio. Com foco e muita determinação, o polonês acabou se destacando no cenário nacional.

Valorização dos clientes

Para esse empreendedor de sucesso, as necessidades dos seus clientes sempre estavam em primeiro lugar. Por isso, não mediu esforços para valorizá-los, prestando um atendimento diferenciado e extremamente eficiente, o que acabava fidelizando-os.

Fornecedores também são especiais

Além de prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes, Samuel Klein também fazia questão de manter uma boa relação de amizade e respeito com todos os seus fornecedores. E isso é primordial para qualquer empresa que queira prosperar no mercado.

Generosidade marcante

Além de todas as suas qualidades como empreendedor, Samuel tinha uma característica extremamente marcante: a generosidade. Não era raro ver o polonês perdoar dívidas de clientes que não podiam pagá-las e até mesmo ajudar colaboradores que estavam com dificuldades financeiras.

Samuel Klein faleceu aos 91 anos, em 2014. Mas esse polonês que fez sucesso no Brasil, nos deixou um legado que serve de inspiração para muitas pessoas que sonham em ter um negócio de sucesso. Agora é arregaçar as mangas e ir a luta, pois nada cai do céu!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK