O que é expansão empresarial e como planejar?

17/10/2021 às 11:06 Coaching

O que é expansão empresarial e como planejar?

Para uma marca se tornar referência no mundo dos negócios, ela precisa ter visão de futuro e adotar estratégias que permitam um crescimento consolidado, além de um planejamento bem estruturado, o que nem sempre é fácil. Você já ouviu falar em expansão empresarial? Se a resposta for negativa, gostaríamos de te convidar para ler todo esse artigo que vai te mostrar do que se trata e dar dicas sobre esse importante assunto de interesse de todo empreendedor. Bora lá conferir?

O que é expansão empresarial?

Pode-se dizer que expansão empresarial nada mais é do que um minucioso planejamento para expandir todas as atividades de uma determinada empresa. São um conjunto de decisões estratégicas que têm o objetivo de diversificar e expandir os negócios de uma organização, ao invés de manter o foco somente na parte operacional da mesma. 

Mas para que a expansão empresarial aconteça de forma efetiva e consistente, é preciso que se tome decisões assertivas e inteligentes, baseadas em dados concretos. Na verdade, quando falamos em um plano de expansão empresarial, estamos nos referindo à abertura de novas filiais em locais estratégicos ou a criação de novos produtos ou serviços, fazendo o negócio ser mais rentável e ganhar mais visibilidade, o que é sempre interessante. 

Tipos de expansão empresarial

Existem dois tipos de expansão empresarial: orgânico e inorgânico. O primeiro tipo é um crescimento mais lento e gradual. Ou seja, a empresa cresce com o passar dos anos e se consolida unicamente através das vendas dos seus produtos ou serviços para o seu público-alvo. Esse tipo de expansão é menos oneroso para o empreendedor. Conheça a história de Henry Ford.

Já o crescimento inorgânico, a organização cresce mais rapidamente por causa da aquisição de uma outra empresa, que tem o objetivo de dominar ou aumentar a sua atuação no mercado. Um bom exemplo é a fusão entre duas empresas, sejam elas concorrentes ou não, para formar um único negócio. Todavia, esse processo é  bem mais caro e complexo. 

Como elaborar uma expansão empresarial?

Se você é um empresário e está pensando em expandir os seus negócios para outras regiões do país, fique atento para as nossas dicas abaixo: 

Faça uma análise do seu público-alvo e dos concorrentes

Antes de pensar em investir em um plano de expansão empresarial, você deve fazer três perguntas básicas para si mesmo: O que os meus clientes desejam e esperam? Os meus produtos ou serviços vão suprir as necessidades do público-alvo do meu negócio? O que ainda não está sendo oferecido por minha empresa? É preciso ter a resposta na ponta da língua para esses questionamentos. 

Além de estar por dentro das preferências dos seus consumidores em potencial, é necessário fazer uma análise dos seus principais concorrentes locais. Procure conhecer de perto as empresas que vão entrar no páreo com a sua, bem como as estratégias e preços praticados por elas. Dessa forma, o seu plano de expansão tem mais chances de não ser um fiasco. 

Planeje-se e tenha uma noção do valor dos custos

Quando o assunto é expansão empresarial, achismos e conclusões precipitadas devem ficar de fora. Você precisa fazer um minucioso planejamento a respeito do crescimento do seu negócio, tendo em mente os prós e os contras da expansão das suas atividades. Cogite todas as possibilidades existentes. Afinal de contas, no mundo dos negócios, tudo pode acontecer. 

Ter uma noção do valor inicial dos custos envolvidos em todo o processo de expansão empresarial também não deve ser esquecido. Se for possível, reserve um montante para os eventuais gastos extras, que podem surgir. Além disso, é primordial que o empreendedor não estime apenas a sua lucratividade, mas também os riscos do negócio. Conheça a história de Samuel Klein.

Saiba se a sua empresa está preparada

Antes de você pensar em uma possível expansão empresarial, é preciso saber se a sua organização está preparada para enfrentar os desafios do dia a dia. Mesmo que você esteja confiante de que tudo possa dar certo e que a sua lucratividade esteja praticamente garantida, procure descobrir se a sua empresa está, de fato, preparada para uma expansão. 

Pense no capital humano e na estrutura física disponíveis para o bom andamento das atividades no complexo processo de expansão. Em suma, toda a empresa precisa estar preparada para as mudanças que farão parte do cotidiano de todos os envolvidos com ela. Faça uma análise sobre esse assunto antes de tomar qualquer atitude. 

Vantagens da expansão empresarial

Conheça as principais vantagens da expansão empresarial e aumente as suas chances de prosperar como empreendedor: 

  • Sua marca pode se tornar uma referência no mercado;

  • Diferencial competitivo perante os concorrentes;

  • Maior abrangência no mercado;

  • Lucratividade cada vez mais crescente;

  • Possibilidade de conquistar mais clientes;

  • Outras alternativas de negócios;

  • Maior escalabilidade. 

Está vendo que estar por dentro do conceito e conhecer um pouco mais as premissas da expansão empresarial, é fundamental para todo empreendedor que deseja tornar o seu negócio mais competitivo? Agora é seguir as nossas dicas a respeito desse assunto e decolar rumo ao sucesso. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK