Como ser coach e seguir uma carreira paralela?

17/08/2020 às 09:17 Coaching

Como ser coach e seguir uma carreira paralela?

Muitos profissionais de diversas áreas têm atendido ao chamado de uma nova vocação: o coaching. Por ser uma das metodologias mais eficientes de desenvolvimento humano, se tornar coach virou o sonho de muitas pessoas no Brasil. Mas antes de saber o que é coach, é preciso entender se dá para conciliar a nova experiência com uma carreira em outra área de atuação. 

Com a vivência de uma formação e de cursos complementares sobre coaching, muitos destes acabam criando coragem para atuar no mercado. Porém, pelo menos, num primeiro momento, eles não desejam largar sua antiga carreira para trabalhar somente como coaches.

O fato é que, no início realmente é difícil pensar que você será um coach de sucesso em poucos meses e terá sua agenda lotada. Então, porque não continuar sua área de atuação antiga e deixar um espaço livre para atuar como coach?

Dá para conciliar a atuação como coach com outro cargo?

Sim, é possível ser um coach bem-sucedido e manter uma carreira paralela. Vale ressaltar que muitos profissionais que fazem uma formação de coaching e passam a atuar nesse mercado estão felizes em seus trabalhos. O coaching para eles é apenas uma forma de agregar conhecimento e ajudar outras pessoas.

Não há nenhum mal em trabalhar como coach e em outra profissão, o mais difícil é conciliar ambas as profissões. A dica é que você continue cumprindo sua carga horária de trabalho e invista boa parte do seu tempo livre em coach.

Para conquistar os primeiros clientes, você precisará aparecer para o mercado. Então, será preciso separar horários durante a semana para atender clientes e criar portfólio. Assim, com o tempo você pode direcionar o seu tempo livre para os atendimentos como coach.

E claro, você também abre espaço para implementar o que aprendeu na Formação de Coaching na empresa onde trabalha. Dessa maneira, você otimiza ainda mais o seu tempo e une ambas as profissões.

Não são poucos os profissionais que se tornam coaches para melhorar suas técnicas de trabalho. Então, seja o seu próprio case e mostre como o coaching ajudou a melhorar a sua vida.

Se tornar um coaching de sucesso leva tempo!

É importante frisar que se tornar um coaching de sucesso leva tempo. Não adianta apenas fazer a melhor Formação da sua cidade ou país, ter uma certificação internacional, o que lhe trará uma agenda cheia de atendimentos é a prática.

Quanto mais horas trabalhadas como coaching atendendo clientes, seja cobrando ou mesmo para criar portfólio, mais rápido você terá sucesso nessa empreitada. E como isso, geralmente demora a acontecer, a nossa dica é que você se mantenha no seu trabalho para pagar suas contas e invista em coaching no tempo.

Se você tirar duas horas por dia durante a semana (segunda a sexta), você terá trabalhado 10 horas como coach. Busque lotar sua agenda nestes horários e se não conseguir invista em conhecimento, faça mais cursos, arrume um amigo e monte o seu portfólio.

Dentro de algum tempo, você não terá dificuldades para ocupar todos os horários disponíveis para o trabalho como coaching e poderá aumentar a sua carga horária ou até mesmo o preço das sessões por conta da boa procura pelo seu trabalho.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Ganhe experiência prática aos poucos

Como falamos acima, não importa quanto tempo você investirá em coaching, o importante é investir. De início, você não tem público e nem cases, a única coisa que você possui é o certificado da formação que realizou.

Então, nesse primeiro momento, manter o coaching e uma carreira paralela é fundamental para que você possa ganhar experiência prática e testar suas habilidades como coach.

Mesmo que atuando como coach por volta de duas horas por dia, o que parece bem pouco, você pode adquirir a experiência que necessita para crescer dentro desta profissão.  

Manter uma carreira paralela é uma maneira de se testar em uma nova profissão sem pressão

Quando você inicia em uma profissão, você tem receio de que não dê certo nela. Logo, começar a atuar como coach e seguir uma carreira paralela é um excelente caminho para se testar na área e entender esse novo mercado.

Afinal, apesar de ser perfeitamente possível conciliar duas profissões, você também pode alimentar a ideia de fazer uma transição de carreira e passar a atuar apenas como coach no médio prazo, por exemplo.

Depois de ter feito a formação, você tem uma experiência mais teórica, mesmo que os exercícios sejam práticos, é preciso testar na prática em situações reais tudo o que você aprendeu. Então, comece dividindo seus horários entre o coaching e uma carreira paralela que tem tudo para dar certo!

Faça a nossa Formação em Coaching!

Aqui no IBND possuímos uma Formação em Coach com certificação internacional. Se capacite para atuar em uma das profissões mais promissoras do mercado atual. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK