Como gerir o tempo e ser mais produtivo?

18/10/2021 às 17:41 Hipnose

Como gerir o tempo e ser mais produtivo?

Adequar o tempo que temos na correria do dia a dia para dar conta de todas as atividades é um desafio da modernidade. Você sabe a importância de gerir seu tempo? Vem com a gente entender!

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é um processo no qual a priorização e a organização das tarefas passa por um planejamento e execução voltados ao aproveitamento máximo do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência. Inclui um conjunto de tarefas, processos e decisões com foco na coordenação de objetivos administrados dentro de intervalos de tempo. É utilizado tanto na vida pessoal, quanto profissional, ressignificando o desperdício de tempo para passar a valorizá-lo cada vez mais.

Qual o objetivo da gestão do tempo?

O objetivo da gestão do tempo é tornar consciente o tempo para conduzir as rotinas de forma a obter resultados em um trabalho, projeto ou ação, assim como para separar tempo o suficiente para atividades livres como o descanso e a descontração. Cada pessoa pode ter objetivos diferentes, mas a gestão do tempo é uma ferramenta que visa auxiliar todos a aproveitar melhor esse que é um dos nossos mais preciosos ativos: o tempo.

Tempo e expansão global

Com a expansão da competição global, o tempo tornou-se mais relevante, em vista da aceleração das atividades e das pressões provenientes de pessoas próximas. Antes da era digital, as lacunas de tempo eram respeitadas por todos durante a realização de uma tarefa. Sua realização durava um turno inteiro de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a onipresença da informação, os intervalos de tempo se transformaram em minutos produtivos, levando a espera passiva a reverter em possibilidades de ganhos e melhores resultados. A tecnologia permitiu que o tempo de deslocamento, por exemplo, fosse convertido na conclusão de relatórios, no envio de e-mails, na oportunidade de um curso de idiomas e até mesmo na manutenção de relacionamentos.

Benefícios da gestão do tempo

Gerir o tempo permite fazer escolhas mais claras e conscientes, dá possibilidades de dedicar tempo ao trabalho para atendimento das metas, ser mais produtivo e ter maior foco e concentração, para que, ao final do dia, chegue-se sem nenhum sentimento de culpa e se possa “desligar” e volta a atenção para relacionamentos, família e lazer.

Quando assumimos o controle de nosso tempo, nos comprometemos a fazer o nosso melhor dentro do espaço definido para cada momento.

Além disso, pessoas que gerenciam melhor seus prazos tendem a ter uma atitude mais positiva e focada, entregar tarefas no prazo evitando acúmulo de atividades e novos atrasos, bem como reduzir o estresse, melhorar a qualidade de vida e tornar as decisões mais assertivas.

Gestão do tempo no trabalho

A gestão do tempo pode ser um meio de perceber a eficiência do profissional. Assim, a gestão adequada do tempo no trabalho permite que o profissional construa uma melhor imagem individual aos seus clientes e colegas de trabalho. Justificar falta de tempo para não cumprimento dos prazos é algo mal visto nas empresas e pelos colegas corporativos, sendo o compromisso com a gestão do tempo um compromisso consciente do tempo, a partir do momento em que é assumido, algo fundamental para a transformação no pensamento do profissional.

Ladrões do tempo

É preciso ficar atento aos chamados “ladrões do tempo” no ambiente corporativo. Assim, dedicar-se muito às redes sociais, por exemplo, pode ser um meio de procrastinar e não cumprir tarefas. O que nem sempre fica evidente por trás de tarefas assim é que elas desviam o foco, e o tempo para a retomada da atividade nem sempre é considerado. Uma pesquisa nos Estados Unidos verificou que a cada atividade que rouba o tempo, pode levar 25 minutos por interrupção para voltar ao trabalho. Muitas pessoas não se dão conta de como seu tempo se esvai pelo ralo da pressa e aceleração do tempo no dia a dia, o que acaba com a sua motivação. É preciso definir um ambiente de trabalho que leve em consideração a necessidade de tempo de cada tarefa, bem como da energia requerida por estas, pois a ausência de foco pode limitar a eficiência de profissionais e empresas.

Gestão do tempo pessoal

Assim como na vida profissional, as atividades da vida pessoal também exigem organização do tempo, pois sem ela fica difícil coordenar as demandas e definir as prioridades. Organizar aumenta a capacidade de administrar as tarefas diárias com maior eficácia, melhora o discernimento para alocar o tempo de forma otimizada e adequada para cada fase da vida, cujas prioridades são distintas e devem ser organizadas conforme os objetivos de cada pessoa. Além disso, gerir o tempo pessoal pode levar ao entendimento maior sobre o grau de comprometimento para cada objetivo, sugerindo-se a execução de planos de curto, médio e longo prazo, requerendo tratamentos e entendimentos diferentes.

Técnicas para gerir o tempo

Existem algumas técnicas na literatura científica que podem promover maior gestão do tempo. Veja algumas delas:

  1. Check list: fazer listas das tarefas a serem executadas deixa mais claro quanto tempo e dedicação cada uma delas requer.
  2. Agenda: livros de anotações e agendas podem ajudar a definir as atividades mais importantes, classificando as atividades diárias com foco motivacional para cada uma delas.
  3. Flexibilização do planejamento: precisamos estar preparados para eventos imprevistos e potencialmente destrutivos à nossa produtividade. Por isso, é preciso prever, no tempo, momentos para avaliações periódicas do próprio desempenho, de forma a eliminar ineficiências que possam comprometer os objetivos estabelecidos.
  4. Valores pessoais: para maior eficiência das atividades, pode-se elencá-las a partir do valor que cada uma exerce para o objetivo do indivíduo, ou seja, será a sua motivação subjacente durante toda a tarefa.

Assim, diferentes pessoas podem ter diferentes objetivos, mas uma característica comum entre todas elas será a necessidade de planejar seu tempo para concluir a tarefa de acordo com o esperado.

E você, busca qualificar-se para promover maior saúde e organização na sua vida e na dos demais? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

BITTENCOURT, J.A. et al. O impacto da gestão do tempo no cotidiano das mulheres. SEGeT. 2013.

MARCILIO, F.C.P. et al. Guia de técnicas para a gestão do tempo de estudos: relato da construção. Psicol. cienc. prof. 2021;41.

RODRIGUES, A.S. et al. Gestão do tempo aplicada à produtividade, qualidade de vida e desempenho: análise de publicações do banco de dados da CAPES e do Google Acadêmico. UEPG. 2018.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK