Cargos de liderança: conheça os principais

21/10/2021 às 22:41 Hipnose

Cargos de liderança: conheça os principais

Milhares de profissionais usam as mais variadas estratégias para prosperar na carreira. Afinal, se tornar um gestor em uma grande organização ou ser selecionado em uma entrevista para um cargo de liderança, é sempre bem-vindo. Mas muita gente que faz parte do mundo corporativo ainda não sabe ao certo o que são cargos de liderança. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar os 10 principais cargos de liderança e esmiuçar esse conceito, que ainda deixa muitos profissionais com a pulga atrás da orelha. Vamos conferir? 

O que são cargos de liderança? 

Quando um profissional ocupa um cargo de liderança, significa que ele tem uma grande capacidade de influenciar e, sobretudo, motivar os outros colegas de equipe para alcançar os propósitos definidos pela organização. Um líder é um dos responsáveis pelos resultados do negócio e pelo crescimento consolidado do mesmo. Fazer um curso de hipnose pode alavancar a sua carreira profissional.

Vale ressaltar que todos os cargos de liderança exigem determinadas habilidades técnicas e comportamentais que são consideradas essenciais para o bom desempenho das suas funções. E quanto mais evidentes forem essas qualidades, mais chances de prosperar na carreira os líderes têm. Conheça os principais cargos de liderança mais comuns dentro das organizações: 

Supervisor geral

Esse profissional tem a responsabilidade de fazer uma supervisão geral em todos os departamentos de uma organização, prestando a devida assessoria aos colaboradores e apontando eventuais falhas na execução das atividades. Ele precisa estar bem alinhado com os objetivos do negócio e ter determinadas habilidades para que a sua supervisão seja efetiva. 

Diretor executivo

Quando o assunto é cargos de liderança, o de diretor executivo se destaca pela sua imensa responsabilidade. Esse profissional deve saber gerenciar todo o planejamento estratégico da organização e desenvolver estratégias assertivas, além de estar envolvido em toda a administração empresarial. Um diretor executivo experiente também pode atuar na gestão de marketing e financeira de um negócio. Conheça a motivadora história de Henry Ford

Supervisor de departamento

Como o próprio nome diz, o supervisor de departamento é o responsável por delegar tarefas para todas as equipes, monitorar as atividades, organizar a agenda semanal, orientar e até oferecer treinamento ou suporte para os novos integrantes do time. Além de supervisionar o bom andamento de um determinado setor, esse profissional também faz avaliações de desempenho. 

Cargos de liderança: gerente de negócios

Mais um dos cargos de liderança que é bastante disputado pelos talentos mais competentes. Esse profissional monitora e avalia todas as operações/negócios de uma empresa, bem como o desempenho dos seus colaboradores. Além disso, o gerente de negócios também deve mantê-los motivados, para que os resultados almejados sejam alcançados. 

Gerente de produção

Esse profissional é responsável por tudo que se relaciona às questões financeiras e as que dizem respeito à produtividade dos colaboradores em geral. Um gerente de produção também supervisiona todas as despesas com o orçamento, além de garantir que os projetos estejam sempre dentro do cronograma e que os custos estejam dentro do esperado, do ponto de vista financeiro. 

Gerente de operações

Esse é um dos cargos de liderança mais conhecidos. O gerente de operações é o responsável por monitorar todo o andamento das operações, bem como a produtividade das equipes. Além disso, ele também é o principal responsável por desenvolver estratégias que possam aumentar a produtividade de todos os colaboradores. Fique por dentro da história de Samuel Klein.

Cargos de liderança: gerente de projeto

Um gerente de projeto é o principal responsável pela supervisão dos projetos que estão em andamento, bem como os prazos de conclusão dos mesmos. Além disso, o gerente de projeto também supervisiona o desenvolvimento e as possíveis implementações/correções de cada projeto da organização. Esse profissional ainda pode atuar como líder do time e também tem um papel fundamental na motivação dos colaboradores.  

Gerente de marca

Esse também é um dos cargos de liderança considerados essenciais em uma empresa. O gerente de marca é o principal responsável pelo marketing, promoção e publicidade de uma marca. Esse profissional avalia as tendências e necessidades do mercado, além de desenvolver estratégias eficientes para atrair o público-alvo, no que diz respeito a aquisição de produtos ou serviços de um negócio. 

Gerente de fábrica

Como o próprio nome sugere, o gerente de fábrica é o profissional responsável pela organização, supervisão e gerenciamento de todo o processo operacional de uma fábrica, no que tange a produção da mesma. O gerente de fábrica também supervisiona a produtividade e o desempenho dos funcionários no dia a dia. Além disso, ele também deve prezar pela segurança dos mesmos e garantir que todas as normas estejam sendo devidamente seguidas. 

Diretor de operações

Viu como conhecer os cargos de liderança é importante? As responsabilidades de um diretor de operações se assemelham às do gerente de operações. Mas esse cargo em questão também monitora e avalia todas as operações dos diversos setores de uma organização. Um diretor de operações pode atuar na área de marketing, vendas ou negócios, por exemplo. Na verdade, ele é o responsável pela supervisão de todos os departamentos da empresa.

Qualidades essenciais exigidas pelos cargos de liderança

Agora que você conheceu as principais atribuições dos principais cargos de liderança, conheças as qualidades essenciais que esses líderes devem ter: 

  • Empatia; 

  • Comunicação clara e assertiva; 

  • Organização;

  • Criatividade; 

  • Saber motivar a equipe;

  • Alto poder de persuasão; 

  • Incentivo à sinergia. 

Se você sempre sonhou em alcançar algum dos cargos de liderança citados nesse post, foque nesse objetivo e procure desenvolver todas as habilidades comportamentais acima. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK