O que é bootstrapping?

07/11/2021 às 20:32 Coaching

O que é bootstrapping?

Para que a ideia de empreender saia do papel e se transforme em realidade, é necessário um considerável investimento financeiro, muitas vezes, de terceiros. A grande questão é que nem sempre se consegue investidores interessados em uma ideia de negócio, o que obriga os sócios a investirem os seus próprios recursos. Diante desse delicado contexto, surge o termo bootstrapping. Esse post vai te mostrar o que é bootstrapping, suas vantagens e os principais riscos para os negócios que aderiram a esse formato. Aproveite ao máximo a leitura!

O que é bootstrapping? 

Podemos dizer que o termo bootstrapping é quando uma empresa (startups, em sua maioria) é criada exclusivamente com o uso de recursos dos seus proprietários. Em outras palavras, é um modelo de negócio em que não existe a participação de investidores externos. Todo o investimento financeiro é feito somente pelos sócios da empresa. O bootstrapping, como tudo no mundo do empreendedorismo, tem o seu lado positivo e negativo. 

Nesse formato, a entrada externa de dinheiro é oriunda das vendas dos produtos ou serviços. E todo esse montante é investido em melhorias e inovações na própria empresa, o que acaba se tornando um ciclo constante. O modelo  bootstrapping só começa a dar lucro efetivamente, depois de um crescimento sustentável de todo o negócio, já que não existe capital de giro ou grandes investimentos. Entendeu o que é bootstrapping? 

Vantagens do formato bootstrapping

Agora que você sabe o que é bootstrapping, vamos conhecer as vantagens desse formato de negócio, que podem ser bem interessantes, dependendo da visão de mercado dos empreendedores: 

O negócio começa sem dívidas

Imagine inaugurar uma startup sem nenhum tipo de investimento externo, sem fazer empréstimos bancários e sem tomar dinheiro emprestado com ninguém? Mesmo que os sócios tenham investido todas as suas economias, a empresa vai começar as suas atividades sem dívidas. Por isso, todo o lucro das vendas pode ser revertido em melhorias constantes. E isso se traduz em um maior desenvolvimento a curto prazo. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece.

Mais maturidade e conhecimento para os sócios

Apesar de você já saber o que é bootstrapping, esse modelo de negócio também traz muito mais maturidade e conhecimento para os sócios, pois eles terão que encontrar alternativas viáveis para que a gestão seja a mais assertiva possível. Afinal de contas, a única entrada de capital externo será através da venda de produtos ou serviços. Dessa forma, é preciso focar 100% nisso, caso contrário, tudo poderá ir pelo ralo. Mas pode ser uma experiência e tanto! 

Possibilidade de um crescimento sustentável e lucrativo

Uma startup que nasceu no formato bootstrapping pode apresentar um crescimento sustentável e lucrativo, já que não existe nenhum tipo de investimento financeiro externo. Além disso, o desafio de empreender nesse modelo pode levar os sócios a desenvolverem rapidamente habilidades essenciais como a resiliência, o pensamento estratégico, a persistência e a sinergia. E tudo isso é crucial para que todo o negócio cresça. A gestão bootstrapping pode fluir com mais assertividade. 

Atrai os profissionais certos

Mesmo que você tenha em mente o que é bootstrapping, sabia que esse formato também consegue atrair os talentos certos para uma empresa? Mesmo que os sócios, em um primeiro momento, consigam atrair profissionais menos experientes, eles acabam saindo no lucro, já que esses talentos apresentam um altíssimo potencial de desenvolvimento de habilidades e engajamento, além de estarem 100% alinhados com os objetivos do negócio. Saiba o que é complexo de inferioridade.

Criação da cultura e valores próprios

Quando uma startup começar a atuar no modelo bootstrapping, os sócios podem criar a cultura e estabelecer os próprios valores do negócio. E o melhor: sem nenhum tipo de interferência externa. Isso se traduz em um maior fortalecimento da imagem da empresa no mercado, já que o posicionamento dela acaba contribuindo para uma maior união e sinergia dos integrantes do time. Além disso, a credibilidade da marca também pode ficar nas alturas. 

Controle maior de todo o negócio

Sabemos que você está totalmente a par sobre o que é bootstrapping, mas o que talvez ainda não saiba, é que esse formato também permite o maior controle de todo o negócio. E isso acontece devido a ausência de investidores externos, que acabam interferindo na gestão empresarial. Ou seja, a autonomia dos sócios para desenvolver estratégias e planejamentos, bem como tomar decisões, fica muito maior. Em suma, a maturidade profissional pode ficar mais em evidência.

Riscos do bootstrapping

Agora que você sabe  o que é bootstrapping e conhece suas vantagens, conheça os principais riscos desse formato, já que nem tudo são flores no mundo dos negócios: 

  • Maiores chances de problemas financeiros, caso não haja um bom planejamento por parte dos sócios; 

  • Recursos mais limitados, o que pode coibir o crescimento do negócio a curto e médio prazo; 

  • Prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços prestados, pelo menos no início das atividades, por causa da ausência de capital de giro; 

  • Maior falta de credibilidade, por não ter nenhum tipo de apoio de investidores conhecidos e respeitados no mercado. 

Agora que você definitivamente sabe o que é bootstrapping e conhece tudo aquilo que permeia esse conceito, é hora de avaliar se esse formato pode ser interessante para a sua empresa. Dependendo da situação, ele pode ser extremamente vantajoso. Por isso, muita calma nessa hora e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK