Como fazer um mini currículo?

10/05/2021 às 20:17 Coaching

Como fazer um mini currículo?

A competitividade sempre foi bastante acirrada entre os profissionais no mercado de trabalho, fazendo todo mundo querer o seu lugar ao sol. Esse post foi elaborado com a intenção de te orientar sobre como deve ser feito um mini currículo, que é um documento bastante usado nos dias de hoje, em que a objetividade é essencial. Leia até o final e aumente as suas chances de empregabilidade. 

O que é um mini currículo? 

Podemos dizer que o mini currículo é uma espécie de carta de apresentação profissional e acadêmica. Ou seja, é um resumo bem objetivo e claro do seu currículo tradicional. Na verdade, o mini currículo deve passar a nítida ideia de quem é o candidato, contar um breve resumo da sua experiência profissional e o mesmo que faz atualmente.

Além disso, o mini currículo também deve conter os pontos de destaque na carreira, bem como os anos de experiência no cargo atualmente exercido. O principal objetivo é sintetizar ao máximo as informações profissionais, para despertar o interesse do recrutador. Se for feito de forma organizada e passível de entendimento, o mini currículo pode ser uma arma eficaz para uma recolocação no mercado de trabalho. 

Como fazer um mini currículo? 

Fique por dentro das nossas dicas sobre como elaborar um mini currículo: 

Entenda qual será o objetivo deste documento

Antes de mais nada, você deve entender qual será o objetivo do seu mini  currículo. Será para participar de um processo seletivo em uma empresa? É para constar em uma publicação de uma revista importante ou um renomado congresso acadêmico? Será veiculado em um site ou blog famoso? Quando entendemos melhor o contexto onde esse documento será publicado, fica muito mais fácil redigi-lo da forma correta.

Não coloque seus dados pessoais

Ao contrário do que muita gente acha, o mini currículo não deve conter nenhum tipo de informação pessoal do candidato. O motivo é simples: na maioria das vezes, esse documento pode constar em vários bancos de dados online e pode ser mais seguro se suas informações pessoais não constarem em seu mini currículo. Segurança nunca é demais!

Só coloque informações relevantes

Nada de colocar muitas informações em seu mini currículo. Lembre-se sempre de que esse documento deve ser objetivo e claro. Então, você não precisa colocar nada que não seja relevante para o recrutador. Tenha bom senso a respeito dessa questão, para que o seu documento não seja descartado por excesso de informações e você não perca uma ótima chance de trabalho. Conheça nossas dicas sobre como deve ser o objetivo profissional em seu currículo. 

Escreva na terceira pessoa do singular

É isso mesmo. Você sempre deve usar a terceira pessoa do singular em um mini currículo. Como se trata de uma breve apresentação da sua pessoa, as informações ficam mais fáceis de serem entendidas, se forem escritas dessa forma, além de deixar a leitura mais agradável. Por isso, não se esqueça dessa dica, fechado? 

Faça um texto corrido, sem lista ou tópicos

Em um mini currículo, você sempre deve fazer um único texto corrido com todas as informações necessárias e sempre de forma objetiva. As listas ou tópicos são mais usadas em currículos tradicionais, mas não cabem nesse tipo de documento, que precisa ser breve e sucinto. Vale ressaltar que o mini currículo deve ter, em média, 60 palavras. Atenção especial quanto a isso. 

Escrevas as informações com objetividade e clareza

Não existe nada mais desagradável do que se deparar com um mini currículo que traz informações pouco objetivas e sem clareza, forçando o recrutador a adivinhar o que o candidato está querendo dizer. Por isso, certifique-se de que suas informações estão claras e, sobretudo, objetivas. Caso contrário, o seu mini currículo nem será cogitado para participar de uma seleção. Ter um bom know how também pode ajudar. 

Parágrafo único

Todas as suas informações devem estar bem sintetizadas em um único parágrafo. Ao contrário do currículo tradicional, que contém diversos parágrafos e traz mais informações, o mini currículo deve conter um só parágrafo. Por isso, analise com bastante calma tudo aquilo que deve constar neste documento, para que informações importantes não fiquem de fora. 

Exemplos de um mini currículo

Agora que você sabe como fazer um mini currículo, conheça dois exemplos clássicos desse tipo de documento e aumente suas chances de ter mais visibilidade no mercado de trabalho: 

 “ Pós graduado em Ciências Econômicas, possui especialização em Gestão Financeira pela USP e em Gestão de Pessoas. Atua como docente na UFMG desde 2012, ministrando aulas e palestras para alunos dos cursos de Economia e Administração, além de promover treinamentos para colaboradores de empresas de médio e grande porte. Atuou como gestor financeiro em uma grande multinacional e professor universitário do Curso de Marketing da PUC-RJ.” 

 “Doutora pelo Departamento de Oncologia da Faculdades de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ) Brasil; Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ouro Preto (MG) Brasil.”

Está vendo como um mini currículo é diferente e bem mais resumido do que o modelo tradicional? Agora é ficar de olho em nossas dicas e fazer uma breve apresentação da sua trajetória profissional para “encher os olhos” de qualquer recrutador. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK