O que é um headhunter e como ele é importante para empresas

05/04/2020 às 16:28 Coaching

O que é um headhunter e como ele é importante para empresas

Toda empresa precisa encontrar profissionais talentosos, somente com um corpo de colaboradores produtivos é possível crescer no mercado.

E existe um profissional que pode ajudar a achar esses talentos, ele é conhecido como headhunter e tem como foco encontrar as melhores pessoas para as funções que a sua empresa precisa.

O mercado é muito competitivo, existem dezenas de candidatos para qualquer vaga disponível, e o que sua empresa precisa é achar os melhores profissionais para compor a equipe.

O headhunter é um profissional preparado para ajudar nessa busca, encontrando profissionais capacitados e com alto potencial de crescimento.

O que é um headhunter?

A palavra headhunter em português significa, caçador de cabeças, isso no sentido literal. No entanto, a melhor definição em português para o profissional dessa função é caçador de talentos.

Esse profissional pode atuar como contratado da empresa ou simplesmente ser um prestador de serviços. Assim, você pode chama-lo apenas quando precisar encontrar um novo talento para a sua empresa.

O objetivo do headhunter é encontrar os melhores profissionais para as vagas abertas em uma empresa.

Este profissional examina quais são as principais habilidades necessárias para exercer a função, entre outros pontos como pretensão salarial e disponibilidade para escolher os melhores.

Funcionando como um caça talentos, este profissional costuma ter um casting de profissionais, assim muitas vezes ele consegue agilizar o processo, já que nem precisa abrir processo seletivo, tendo um profissional capacitado para a função.

O headhunter atua intermediando a contratação destes profissionais e recebe uma comissão pela indicação, e dependendo da empresa, também recebe comissões por metas alcançadas pelo colaborador indicado por ele.

O Curso de Coach do IBND tem as ferramentas necessárias para te ajudar nessa jornada.

O headhunter é um profissional de RH?

Diferente do que muitos pensam, o headhunter não é um profissional de RH. O RH de uma empresa faz contratações por meio de processos seletivos padronizados.

Já o headhunter baseia sua busca em networking e não tem processo fixo de contratação.

Basicamente, o headhunter busca listar o maior número de talentos possíveis em seu casting, dessa forma, sempre que uma empresa o aciona, ele terá um profissional indicado para a função.

Para achar esses profissionais, ele visita eventos, entra em contato com profissionais de diversas empresas, professores de cursos e universidades, fazendo uma varredura para achar possíveis talentos no mercado.

E conforme as indicações do headhunter vão tendo sucesso nas empresas, os gestores passam a recorrer a esses profissionais, sempre que precisam de novos colaboradores. Em outras palavras, o trabalho do headhunter é bem mais ágil do que o do RH.

O RH trabalha com passividade, buscando que profissionais se candidatem a vagas para posteriormente começar a analisa-los.

Já o headhunter, vai atrás destes profissionais, pede indicações, participa ativamente de eventos para encontrar talentos e faz contato com estes profissionais.

Quais são as principais características de um headhunter?

Como deu para perceber, o headhunter possui algumas características fundamentais para o exercício da função.

Abaixo, vamos listar as principais para que você possa entender como eles são importantes para a sua empresa, confira:

Networking

Essa é a principal característica de um headhunter. O que torna o trabalho deste profissional mais ágil é a sua ampla rede de contatos.

E ele consegue isso porque busca indicações com profissionais de sua confiança. Assim, pode encontrar talentos recém-formados, por exemplo, que são muito procurados pelas empresas.

Dessa forma, ele cria uma rede com profissionais capacitados em diversas áreas de atuação.

Isso faz com que ele seja capacitado para fazer indicações para empresas de diferentes segmentos. E isso é essencial para o seu sucesso na função.

Observador

O headhunter é um profissional muito observador.  Sempre que está caçando talentos, ele busca presta atenção a todos os detalhes.

Em eventos, por exemplo, ele dá ênfase a acompanhar possíveis competições ou premiações, buscando encontrar os melhores profissionais do mercado.

Junto com isso, ao abordar um talento, ele o observa atentamente para entender quais são os seus reais objetivos profissionais e se o profissional é seguro suas funções.

Dessa forma, ele testa os profissionais na teoria e na prática, obtendo melhores indicações para empresas.

Conheça e faça a Formação em Coach do IBND

Profissional analítico

O alto índice de sucesso do headhunter no mercado será resultado do seu poder de análise. E a análise não é apenas com base nos dados que ele possui dos profissionais, mas também da análise das vagas a serem preenchidas.

Dessa forma, ele consegue entender o que a empresa precisa e relacionar com a sua vasta lista de talentos.

Assim, as indicações são bastante assertivas, sempre encontrando ou buscando profissionais que se encaixem perfeitamente na vaga e tenham alto potencial de crescimento.

Depois é com o profissional de RH realizar a retenção de talentos.

As ferramentas de um profissional de RH podem ser potencializados através de um Curso de Coaching.

Com isso, este profissional ficará atualizado com técnicas e ferramentas capazes de ajuda-lo a encontrar os melhores profissionais do mercado, o tornando um profissional valioso para as empresas.

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®