5 dicas de Como criar o hábito da leitura definitivamente

05/07/2020 às 14:29 Dicas

5 dicas de Como criar o hábito da leitura definitivamente

Ler é um hábito fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. A leitura nos ajuda a ampliar o nosso conhecimento, aumenta a nossa capacidade de concentração e pode nos ajudar na vida pessoal e profissional.

Conseguimos interpretar melhor, nos comunicar melhor, entre muitas outras coisas importantes do dia a dia pelo fato de ler bastante.

Porém, apesar de essencial, o hábito da leitura não é algo fácil de ser implementado. Com a correria do dia a dia fica bastante difícil ter tempo para ler um livro.

Além disso, quando paramos para ler alguma coisa, percebemos que o nosso nível de concentração é baixo e não conseguimos absorver a leitura.

Para lhe ajudar a desenvolver esse hábito tão importante e torná-lo comum em sua vida, vamos listar abaixo algumas dicas fundamentais, confira:

Deixe tudo de lado para ler um livro

O primeiro ponto importante para criar o hábito da leitura é a concentração. Não adiantar ler durante uma manhã inteira, se ficamos de olho nas notificações do celular, no programa da TV, etc. As distrações faz com que não prestemos a devida atenção no que estamos lendo.

Então, não importa por quanto tempo, o mais importante é que na hora de ler, você consiga deixar tudo de lado. Tire, por exemplo, cinco minutos do seu dia inicialmente para a leitura.

E nesses cinco minutos fique focado no que você está lendo. Garanto que você absorverá muito mais conhecimento e aguçará sua curiosidade para continuar lendo.

Estipule metas

Outro ponto fundamental é estipular metas. E elas podem ser as mais variadas possíveis, desde ler um livro por mês até o fim do ano a passar duas horas por dia lendo. Você é quem sabe! A nossa dica é que você comece bem leve e vá progredindo!

De inicio, as metas devem ser bem “humildes”. Comece, por exemplo, lendo um livro mais curto e de fácil entendimento e estipule uma meta de ler cinco minutos por dia.

Assim, você poderá compreendê-lo e não irá demorar muito tempo para acabar, mesmo que você leia por apenas cinco minutos.

Garanto que principalmente se você gostar de ler, essa meta será fácil de ser atingida e você estará lendo por longos minutos e até horas sem perceber.

Com isso, você pode ir estipulando metas mais audaciosas nos próximos meses e semanas. Quando você se der por si, perceberá que ler já não é mais uma tarefa do dia, mas um hábito que você adquiriu.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Descubra o que você gosta de ler

Outro ponto importante é descobrir o que você gosta de ler. Isso é fundamental no início, até porque começar por um livro que não lhe atrai a atenção pode prejudicar a implementação desse hábito no seu dia a dia.

E se você não tem referências de leitura, pergunte a amigos que tenham gostos semelhantes aos seus, peça indicações. Também é uma boa ver o que você consome, qual tipo de música e gênero de filme que você mais gosta?

Um livro de terror pode ser o primeiro passo das suas leituras ou quem sabe a biografia daquele artista que você curte.

Descobrir o que você gosta de ler é fundamental para implementar esse hábito. Isso por que estes livros tendem a aguçar a sua curiosidade, o que aumenta a sua satisfação e a sua vontade de ler cada vez mais. 

Dica: livros sobre autoconhecimento são mais interessantes do que você pode imaginar, experimente!

Alterne suas leituras

Outra dica fundamental para quem deseja criar o hábito de ler é alternar suas leituras. De início, nós recomendamos que você comece por livros mais curtos, de fácil entendimento, mas você não deve ficar só nisso.

Leia também livros maiores e mais complexos. Estes podem ser bem mais enriquecedores para a sua vida pessoal e profissional. Eles são o que podem te fazer parar pensar sobre a vida ou aprender alguma técnica nova.

O ideal é que você vá alternando as leituras entre livros mais simples e mais complexos, isso é fundamental para adquirir esse hábito.

Converse com seus amigos sobre os livros que está lendo

Outra dica essencial para aguçar a nossa vontade de ler é conversar com amigos que possuam esse hábito. Fale sobre o livro que você está lendo, troque ideias, peça indicações de novos livros, novos gêneros, etc.

Assim, você aguça a sua curiosidade sobre um livro e a sua vontade de ler novas histórias. Aumentar a sua vontade de ler é uma das formas de conseguir tornar a leitura um hábito em sua vida.

Fale sobre livros com seus amigos, assim como você fala sobre séries, filmes e músicas, isso é fundamental para aumentar a sua vontade ler mais e mais.

Faça a nossa Formação de Coaching

Quer começar a mudar sua vida hoje? Então, saiba mais sobre a Formação de Coaching do IBND. Aqui você aprenderá todos os recursos dessa metodologia e poderá aplicá-los com excelência para transformar a sua vida.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®