Como as “desculpas” que você dá para si mesmo te impedem de alcançar o sucesso

06/09/2020 às 11:43 PNL

Como as “desculpas” que você dá para si mesmo te impedem de alcançar o sucesso

Muitas pessoas fracassam por conta das desculpas que dão para si mesmas. Elas colocam razões para serem fracassadas, utilizam argumentos que as colocam para baixo. Aqui vamos mostrar como estas desculpas afetam o seu desempenho e te prejudicam diariamente.

Alcançar o sucesso não é fácil, mas para chegar a ele também não há mistério. Basta dedicação e tentativas para que os objetivos sejam alcançados. Sem esforço não há recompensa!

As desculpas são os gatilhos que usamos para justificar o nosso fracasso ou se manter na zona de conforto. Quem não se dedica o bastante, nunca realizará os seus sonhos. Existem desculpas dos mais diversos gêneros, as alimentamos como crenças e sem perceber elas engolem nossas esperanças de sermos bem-sucedidos.

“Desculpas” e a autossabotagem

Usar desculpas para justificar fracasso ou estagnação é algo comum para muitas pessoas. E isso faz parte de um conceito que já abordamos aqui no blog, a autossabotagem. Basicametne, ao alimentar desculpas, criamos crenças limitantes, que trabalham como “verdades relativas” e nos impedem de alcançar nossos objetivos.

O que pensamos e o que fazemos decide o que nós iremos alcançar. Quem se autossabota geralmente está sempre se colocando para baixo, sempre com uma desculpa na ponta da língua para evitar qualquer desafio. Essas pessoas nem precisam dos outros para se manter na estagnação, elas mesmas se prejudicam sem nem perceber.

Quais são as desculpas que mais usamos para não conquistar nossos objetivos?

Geralmente, as desculpas que utilizamos para não alcançar o sucesso estão ligadas a diversos fatores, que vão desde origens até a falta de oportunidade. Falaremos a seguir sobre algumas delas e explicaremos como driblar estas crenças para crescer:

Origens

Muitos dão as suas origens como desculpas para não alcançar o sucesso. Quem não já se pegou falando que ficar rico é impossível por que nasceu pobre? Ou que ser o primeiro formado na universidade é algo impensável quando se nasce em uma comunidade carente?

Usar as origens como desculpa é bastante comum. Para deixar essa desculpa para trás, você deve mudar suas crenças. Procure por histórias inspiradoras, atualmente existem muitos empreendedores que alcançaram o sucesso vindo de uma origem humilde.

Estas pessoas não só chegaram ao topo como usaram a sua vivência humilde como trampolim para o sucesso. Se inspirar em outras pessoas é uma forma de fixar na sua mente a ideia de que: pode ser mais difícil chegar ao sucesso sendo de origem pobre, mas ainda assim é possível!

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Influência familiar

Outra desculpa bastante comum é a influência familiar. Justificativas como: eu sou estressado por que meu pai vivia estressado, isso é genético! Bom, apesar da genética existir esta crença é completamente infundada.

Mesmo que nossa criação seja ao lado de nossa família, sempre podemos nos reeducar, aprender coisas novas e implementar novos hábitos que nos impulsionem para o sucesso.

A nossa dica é que você procure ajuda, caso entenda que possui conflitos familiares mal resolvidos. A constelação familiar e a PNL são excelentes opções de metodologias para superar problemas familiares. 

Falta de capacitação

Outro ponto sempre apontado por quem se autossabota profissionalmente é a desculpa de que não é capacitado o suficiente para assumir tal função. Geralmente, essas pessoas possuem mais medo das responsabilidades de um cargo de destaque do pouca habilidade para exercê-los.

Dessa forma, elas sempre colocam empecilhos para o seu crescimento profissional. Sempre falta fazer um curso melhor, aprender uma habilidade nova, nunca ela está capacitada o suficiente.

Para derrubar esse medo, você deve recorrer à ajuda do coaching. O coach é o profissional que pode lhe ajudar a traçar um plano de ação para ampliar sua capacitação profissional e também lhe ajudará a dar fim a esse medo de conquistar algo maior em sua carreira.

Traumas

Traumas adquiridos na infância ou na adolescência também acabam servindo desculpas para evitar o sucesso. A diferença é que estes problemas realmente mexem com a nossa cabeça, muitas vezes por conta de sua gravidade. Geralmente, estas situações ficam bastante marcadas em nossa existência e nos traz um medo exagerado de seguir em frente.

A nossa dica é que você procure ajuda por meio da PNL. A programação neurolinguística é uma metodologia bastante eficaz quando o objetivo é a superação de traumas. Com a ajuda de um profissional de PNL, você conseguirá superar e trazer um novo sentido para suas experiências passadas.

Dessa forma, ficará bem esquecer o medo e fazer o que você precisa para alcançar o sucesso. O sucesso nunca é fácil, mas ele é só impossível se não demonstrarmos que não queremos alcança-lo.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

Aqui no IBND temos uma formação Practitioner em PNL completa. Aprenda a utilizar os recursos da programação neurolinguística e transforme a sua vida. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK