Catarse: o que é e qual a sua relação com a hipnose?

02/01/2022 às 19:19 Hipnose

Catarse: o que é e qual a sua relação com a hipnose?

Você sabe o que é Catarse? Recebendo diferentes significados, o termo grego que significa purificação do espírito humano, é para a religião um estado de purgação espiritual. Enquanto que para a psicanálise, a palavra está relacionada à liberação de sentimentos e/ou emoções reprimidas.

Catarse é uma palavra que faz parte da nossa cultura como um fenômeno que acontece no dia a dia quando escutamos uma música, vemos um filme, lemos um livro ou conversamos com outra pessoa. 

Mas você conhece a origem deste termo? Sabe como esse conceito é aplicado nas técnicas terapêuticas e, sobretudo, em uma sessão de hipnose? Neste artigo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos trazer este assunto à pauta. Portanto, continue sua leitura atentamente!

A origem histórica do termo Catarse

Etimologicamente, catarse deriva do grego κάϑαρσις (kátharsis) que significa limpeza. Usada inicialmente no âmbito da medicina para tratar de processos purgativos, com o tempo o termo ganhou novas interpretações.

Aristóteles em sua obra Poética tratou o efeito catártico das tragédias para a platéia. As representações teatrais realizadas em espaços públicos tinham como intenção provocar uma espécie de cura coletiva, fazendo uma ponte entre arte e moral. 

Este conceito da purificação através da tragédia tão bem aceito nos tempos atuais, hoje divide espaço com outra interpretação mais moderna que teve como grande impulsionador ninguém mais ninguém menos que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, através do chamado método catártico. 

O método catártico era utilizado por Freud em procedimentos terapêuticos a fim de liberar sentimentos e emoções reprimidos que até então estavam “escondidos” no cérebro inconsciente.

Aplicado a Hipnose, o método catártico permite reviver traumas que numa conversa normal não poderia ser lembradas. Este desenvolvimento possibilitou já naquela época, meados do fim do século XIX, adequar tratamentos não invasivos e traumáticos a pessoas com problemas mentais e/ou problemas somáticos relacionados a distúrbios mentais. 

Catarse: a arte de purificar as emoções?

Um estudo conduzido pelos médicos Brad Bushman, Roy Baumeister e Angela Stack e publicado no Journal of Personality and Social Psychology, revelou que a catarse no contexto da psicologia é a arte de saber controlar e dirigir. 

Ou seja, quando permitimos que uma pessoa libere toda sua raiva contida por anos, ao invés de facilitar uma purificação, corremos o risco de intensificar ainda mais esse estado de raiva. O que isso nos permite entender? Que reconhecer os nossos conflitos internos e externá-los é extremamente doloroso. 

Sendo assim, dentro do processo terapêutico é importante saber lidar com toda a energia emocional recebendo-a, esmiuçando-a e redirecionando-a. Afinal, purificar não é apenas desaparecer com o que é prejudicial, mas sim saber transformar aquilo que é negativo em algo positivo. 

O método catártico na hipnose 

Levando em conta que a catarse é a liberação de emoções que nos limitam e faz com que desenvolvamos sintomas de ordem mental, o método catártico pode ser aplicado em diversas terapias, inclusive dentro da hipnoterapia.

Neste processo, o profissional realiza a chamada regressão a fim de buscar a origem do problema de seu cliente. Assim, provoca uma ab-reação ao conduzir o evento traumático e buscar a sua ressignificação, somente após a liberação da emoção.

Algumas vertentes pregam que é preciso deixar que o cliente volte ao episódio traumático e se deixe levar pelos sentimentos externando-os. Contudo, esse não é o melhor caminho, afinal, nesta tentativa de se livrar dos sentimentos ruins, a pessoa pode ter atitudes agressivas, por exemplo. Assim, ao invés de melhorar, ela passa a carregar uma agressividade em sua personalidade.

Formação em Hipnose: leve esta ferramenta poderosa para o seu trabalho!

Quer saber mais sobre a hipnose em aplicação clínica e levar esta poderosa ferramenta no atendimento aos seus pacientes assim como centenas de outros psicólogos, psiquiatras e terapeutas? Conheça a formação em hipnose do IBND

O curso em hipnose do IBND é dividido em aulas teóricas e práticas para que você aprenda de uma vez por todas a utilizar esta técnica no atendimento aos seus clientes, proporcionando a eles excelentes resultados de forma permanente. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK