Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Autocuidado: o que é e qual sua importância?

11/02/2021 às 16:45 PNL

Autocuidado: o que é e qual sua importância?

O autocuidado é uma habilidade bastante importante para o desenvolvimento pessoal. Essa competência é essencial para aumentar o nosso bem-estar e melhorar a nossa qualidade de vida.

Na correria do dia a dia, muitas pessoas cuidam dos outros, mas não cuidam de si mesmas e com isso acabam sofrendo as consequências dos descuidos com o tempo. Além de problemas físicos, malefícios mentais como as crises de ansiedade e a depressão.

 O que é autocuidado?

Se olharmos a definição de autocuidado no dicionário podemos definir essa habilidade como um conjunto de ações que uma pessoa promove visando o próprio bem-estar e a saúde.

É isso mesmo! O autocuidado é tudo o que você faz para melhorar a sua qualidade de vida com responsabilidade e consciência. Essa habilidade é importante em momentos bons, e principalmente, em momentos ruins quando devemos ter resiliência para buscar soluções e fazer o que é necessário para nos sentirmos bem.

A relação do autocuidado com a autoestima

Se você está buscando maneiras de como melhorar a auto estima, o autocuidado é um fator importantíssimo para possibilitar um sentimento de bem para consigo mesmo. Essa é uma maneira de trabalhar o autoconhecimento para se aceitar e reconhecer como alguém feliz.

Ao identificar seus pontos fortes e seus pontos de melhoria, você consegue encontrar soluções para cuidar mais de si mesmo e acelerar a sua evolução pessoal e profissional.

Como desenvolver o autocuidado?

Se você ainda está perdido sobre o assunto, não sabe ao certo como colocar o autocuidado em prática, calma! Separamos uma lista de atividades e ações que podem te ajudar a exercer o autocuidado no dia a dia, confira abaixo:

Pratique exercícios físicos

Cuidar do nosso físico é uma forma de autocuidado. A nossa saúde depende de diversos fatores e a prática de atividades físicas é recomendado pelos médicos por conta dos inúmeros benefícios com a saúde.

Independente da atividade e do seu nível de intensidade, praticar atividades físicas é importante para ajudar no processo de emagrecimento, fortalecimento muscular, melhorar o funcionamento do organismo, controlar a ansiedade, entre outros fatores.

O mais indicado é que você consulte um médico para saber como está sua saúde e escolha uma atividade física que lhe seja prazerosa.

Cuide do seu corpo com uma boa higiene

Ter bons hábitos de higiene também é um fator importante para o autocuidado. Em meio a correria do dia a dia, sempre deixe um tempo livre para cuidar de você. Cuidados básicos como tomar um bom banho, escovar os dentes e dormir oito horas por dia podem fazer toda a diferença para a sua saúde e autoestima.

Essa é uma forma de demonstrar cuidado e carinho com o próprio corpo e uma maneira de incentivar a autoaceitação, fazendo com que você se sinta melhor consigo mesmo.

Conheça o nosso curso practitioner em PNL.

Saiba dizer NÃO!

Sim, essa é uma dica para praticar o autocuidado! Muitas pessoas acabam atraindo para si problemas de outras pessoas porque não sabem dizer NÃO. Por não rejeitarem nada que lhes pedem, muitas vezes elas acabam sobrecarregadas.

Por isso, é importante aprender a dizer NÃO, sempre que você julgar necessário. Tenha em mente que você não precisa assumir as responsabilidades de outras pessoas, e sim precisa cuidar de você e se amar em primeiro lugar.

Esteja sempre perto de pessoas que gostam de você.

Ter uma vida social também é uma maneira de exercer o autocuidado. Estar sempre perto de quem você gosta traz boas energias e amplifica o pensamento positivo. Isso é importante para trazer mais leveza aos seus dias, lhe proporcionando mais felicidade e aumentando o seu bem-estar.

Cuide melhor do seu tempo e deixe um espaço reservado para curtir o seu lazer ao lado de pessoas que lhe querem bem. Essa é uma forma de aliviar o estresse e descontrair após um dia de trabalho puxado.

Quais são os principais benefícios do autocuidado?

O autocuidado é a melhor maneira de praticar o amor-próprio. E isso faz toda a diferença em nossa vida. Acredito, que você já tenha entendido o quanto o autocuidado é importante, abaixo fizemos uma lista com os principais benefícios dessa habilidade:

Aumenta a autoestima

As ações do autocuidado ajudam a aumentar a nossa autoestima. Quando fazemos algo por nós, nos sentimos melhor e isso traz mais confiança. Dessa maneira, uma pessoa que se cuida forma sua própria opinião sobre si mesmo e evita dar voz a opiniões alheias.

Aumenta a autoconfiança

A consequência do autocuidado, além da autoestima, é o aumento da autoconfiança. Dessa forma, a pessoa que pratica o autocuidado acaba ganhando mais confiança em suas próprias capacidades, passando mais segurança e credibilidade.

Melhora a qualidade de vida

A prática do autocuidado está bastante relacionada ao cuidado com a saúde física e mental. Logo, a pessoa que cuida de si mesma tende a melhorar a sua qualidade de vida, aumentar o seu bem-estar, cultivando momentos mais felizes ao longo da vida.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos um curso de PNL com dupla certificação internacional ministrado por profissionais experientes. Então, vem com a gente e se torne um praticante de PNL!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®