Aprenda a desenvolver um pensamento exponencial!

22/03/2022 às 11:44 Dicas

Aprenda a desenvolver um pensamento exponencial!

Você já ouviu em pensamento exponencial e sobre como ele pode ajudar no processo de transformação e expansão empresarial em meio à tantas revoluções tecnológicas?

Atualmente, a velocidade das informações é gigantesca e tudo muda muito rápido sem que consigamos nos dar conta. Estamos sempre on, nunca off, e a todo tempo somos estimulados com o excesso de notícias. 

Antigamente, vivíamos em um mundo linear. O que acontecia do outro lado do mundo não nos impactava. 

Mas hoje, uma coisa que acontece no Japão pode mudar o mundo através da bolsa de valores, notícias, redes sociais, etc. Assim acontece também no universo empresarial.

O pensamento exponencial tornou-se o centro do desenvolvimento das grandes corporações. É preciso pensar fora da caixa, pensar o novo, e é preciso pensar rápido, é aí que entra a necessidade de ver além que está na nossa frente, ou seja, além do que é linear.

Está ideia ainda está um pouco abstrata na sua cabeça? Não se preocupe. Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos buscar explicar este assunto de forma simples.

Continue acompanhando!

Pensamento linear x Pensamento exponencial

Tudo que é linear implica constância e regularidade, seguindo uma lógica progressiva. Por sua vez, aquilo que é exponencial compete a interação potencializada entre elementos que levam a uma expansão imprevisível, muito rapidamente.

Projetar algo de forma linear e exponencial são coisas completamente diferentes. Nós damos o exemplo:

Se você anda 30 passos lineares (1, 2, 3, 4, 5 … 30) talvez consiga caminhar uns 30 metros. Mas, se você der 30 passos exponenciais (1, 2, 4, 8, 16, 32 …), qual distância teria percorrido? Talvez um bilhão de metros!

A proposta do pensamento exponencial é, portanto, bastante audaciosa: substituir o pensamento de escassez pelo pensamento de abundância em muitos sentidos: na forma como você se relaciona com sua equipe no dia a dia, ampliando o escopo, mudando os tipos de perguntas para desbloquear problemas, etc.

Os seis passos essenciais para adotar um pensamento exponencial 

Para desbloquear o pensamento exponencial nas organizações pode ser necessário passar por seis etapas: digitalização, decepção, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização.

Em resumo: de acordo com essa perspectiva, com o pensamento linear chegamos a um limite pautado por nossa forma de pensar, que inevitavelmente leva ao fracasso em um contexto de inovações tecnológicas constantes.

Digitalização

Processos documentados em papel podem travar o desenvolvimento de uma empresa.

Ao digitalizar os dados, as informações de um negócio entram automaticamente no processo de crescimento exponencial. 

Como as tecnologias, os computadores, por exemplo, estar em constante desenvolvimento, a informação pode ser replicada automaticamente, sem custo algum, quase infinitamente.

Decepção

A empresa passa pelo processo de digitalização, mas não vê os resultados que esperava. 

A impressão 3d, por muito tempo, teve resultados decepcionantes. 

Neste panorama pensar que o processo de mudança não deveria ter sido iniciado e que sair da zona de conforto não foi uma boa opção, é normal.

Disrupção

Ao chegar ao momento de disruptura, tudo muda!

Tudo que antes decepcionava, passa a dar certo e crescer rapidamente, ultrapassando o desenvolvimento linear ao qual antes se estava acostumado.

Desmaterialização

A disrupção leva a uma “desconstrução” dos métodos e ferramentas tradicionais. Neste sentido, há a desmaterialização. 

É quando a tecnologia entra em campo, simplificando e eliminando etapas.

Desmonetização

A tecnologia é chave fundamental nesta etapa. Com ela, produtos e bens se tornam desmonetizados.

Por exemplo, o Netflix desmonetiza locadoras e até cinemas; A Amazon desmonetiza livrarias físicas. 

Democratização

Tudo que ocupa espaço é complicado e burocratizado, demanda tempo e dinheiro. 

Hoje, o acesso a um produto ou serviço está muito mais democratizado. Assim pode ser compartilhado sem restrições, alcançando mais pessoas. 

Mas porque devemos pensar exponencialmente?

Em um mundo cada vez mais veloz como o atual, pensar de forma exponencial é essencial para escapar de sérios problemas. Pensar linearmente faz com que sejamos surpreendidos por fatores que tendem a ter um crescimento exponencial. 

O modelo de pensamento linear leva muitas grandes empresas a declararem falência, tal como é o caso da Eastman Kodak Company e tantas outras gigantes do mercado, que hoje fecharam suas portas. 

Em suma, é fácil subestimar o poder dos exponenciais. Nossos cérebros lineares são praticamente cegos para as possibilidades e oportunidades que as tecnologias poderão oferecer. 

Porém, o mundo atual exige que sejamos capazes de nos projetar no amanhã, realizando planos e organizando possibilidades vindouras. 

Que tal investir na capacitação de um pensamento exponencial e enxergar novas possibilidades profissionais? Conheça o curso Practitioner em PNL do IBND que o guiará por esta jornada!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK