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4 dicas para fazer uma gestão de tempo eficiente

02/04/2020 às 09:44 Dicas PNL

4 dicas para fazer uma gestão de tempo eficiente

Poucas pessoas conseguem gerir bem o seu tempo. Com o cotidiano tão corrido, com trabalho, lazer, estudo e outros afazeres, nem sempre conseguimos lidar com tudo, sempre acabamos esquecendo de fazer alguma coisa.

Por isso, separamos algumas para lhe ajudar e fazer uma gestão de tempo eficiente e trazer mais produtividade para o seu dia. Por que será que você não conseguir fazer tudo o que precisa? É preciso, parar e pensar, somente assim você conseguirá fazer as mudanças necessárias para deixar a sua rotina mais produtiva.

A realidade é que não falta tempo para fazer tudo o que você precisa, falta gestão! Planejar e definir suas prioridades é essencial para fazer o que realmente importa para o seu crescimento pessoal e profissional.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você consiga repensar os seus horários e afazeres, para conseguir gerir bem o seu tempo e fazer tudo dentro do prazo e no momento certo.

O que é qual a importância da gestão de tempo?

A gestão de tempo é o processo de planejamento do seu tempo. Em outras palavras, é o momento em que você para, analisa todos os seus afazeres atuais e conseguir reorganizar os horários, definindo dias e horários específicos para cada tarefa.

Quando a gestão de tempo é bem planejada, você tende a produzir mais no dia a dia e até a economizar tempo com outras tarefas, o que não acontecia antes. Assim, fica muito fácil respeitar os prazos de trabalho e conseguir ter uma rotina de lazer.

Ao não fazer uma gestão de tempo eficiente, a pessoa pode se prejudicar em vários âmbitos de sua vida. Dessa maneira, os níveis de estresse tendem a estar sempre elevados, a saúde fica prejudicada e outros fatores podem ser afetados como o sono, o humor e o foco no trabalho.

São vários os efeitos negativos que nos ajudam a mostrar como a gestão de tempo é uma ferramenta poderosa para trazer mais produtividade, e principalmente, mais qualidade de vida.

Confira abaixo nossas dicas para fazer uma gestão de tempo eficiente para o seu dia a dia:

Defina metas e objetivos

A primeira coisa a se fazer para montar um planejamento eficiente de gestão de tempo é definir metas e objetivos. Existe uma frase que sempre ouço da minha mãe, é mais ou menos assim: “não dá para abraçar o mundo!”.

O que ela quer me dizer é que não dá para fazer tudo, nunca vamos conseguir lidar com tudo o que queremos ao mesmo tempo. Por isso, definir metas e objetivos são essenciais para traçar um caminho e dividir as tarefas, etapa após etapa.

Ao definir suas metas e objetivos, você também tende ser a mais assertivo e ter a mente mais tranquila. Com isso, você consegue potencializar suas chances de sucesso e lida melhor com seus afazeres no dia a dia.

Se você precisa definir metas e objetivos com clareza, se faz necessário conhecer o nosso curso de PNL para estruturar as metas e os objetivos.

Foque nas prioridades

Outro ponto importante para uma gestão de tempo eficiente é focar nas suas prioridades. Assim, você consegue entender o que é mais urgente e importante dentro do seu dia. Dessa maneira, você consegue executar as tarefas dentro do prazo e do tempo estipulado.

Colocar as tarefas mais importantes como prioridade no seu dia é essencial para não esquecer de realizar o que mais importa e faz diferença em sua vida. São estas tarefas que vão lhe ajudar a alcançar as metas e objetivos que falamos acima.

Aprenda a dizer NÃO!

Lembra da frase que falei acima? Então, vou repeti-la: “Não dá para abraçar o mundo!”. Muitas pessoas acabam acumulando tarefas que não são importantes para o seu dia, pelo simples fato de não saberem dizer uma única palavra: não.

Para gerir bem o seu tempo, você não pode ser um acumulador de tarefas, e sim, dar a prioridade e seguir à risca o seu planejamento de gestão de tempo. Por isso, sempre que alguém queira que você faça alguma coisa, pense bastante no assunto e se preciso diga não.

Quando você começar a fazer isto, você verá que sua rotina será bem mais produtiva e que as pessoas irão perceber que você está centrado em seus objetivos e que não pode fazer sempre o que elas lhes pedem.

Planeje seu tempo com a maior antecedência possível

Sabendo das suas metas, objetivos e prioridades, vamos para a parte prática da gestão de tempo: o planejamento. Para que ele possa ser bem montado, e posteriormente, possa ser executado, será preciso planejar o seu tempo com a maior antecedência possível.

Estipule as faixas de horários do seu dia, determinando horário para trabalho, lazer e as pausas para café da manhã, lanche, almoço, etc. Se você trabalhar longe de casa, também estipule o tempo que você gastará com transporte, e se possível, pense em atividades que você pode desenvolver durante este trajeto.

Busque dar mais atenção as prioridades do seu dia a dia, já anotando com antecedência em sua agenda. E busque cumprir os horários à risca, ou seja, não trabalhe no horário de lazer e vice-versa, consegue entender?

Dessa forma, o seu corpo e a sua mente ficarão acostumados com a nova rotina em algum tempo e ficará muito mais fácil cumprir seus prazos, metas e objetivos.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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