Está sem muita grana para começar a empreender? O coworking pode ser uma solução.

12/06/2021 às 14:00 Coaching

Está sem muita grana para começar a empreender? O coworking pode ser uma solução.

Você resolveu que vai começar a empreender, mas está em dúvidas sobre qual será o seu local de trabalho e está com a grana curta para investir nisso? O coworking pode ser a solução perfeita para o seu caso. Elaboramos esse post que vai te mostrar do que se trata e porque o coworking se tornou a sensação do momento para os empreendedores iniciantes que desejam fazer seus negócios prosperarem, bem como suas desvantagens. Fique conosco até o final da leitura! 

O que é coworking? 

Podemos dizer que o coworking é um moderno espaço de trabalho compartilhado por diversos empreendedores individuais ou autônomos, pertencentes a diversos segmentos de mercado. Na verdade, o coworking é uma inovação do ambiente de trabalho que acabou se tornando a opção para milhares de empreendedores no Brasil.

Ele tem o mesmo formato de um escritório convencional. A única diferença é que esse espaço é compartilhado por vários empreendedores. Ao contrário do isolamento constante, típico do sistema de trabalho home-office,  o coworking permite que o empreendedor tenha a companhia de outras pessoas, todos os dias. Algumas frases motivacionais podem te ajudar a empreender melhor. 

Vantagens do coworking

Milhares de profissionais fazem a opção pelo coworking por causa das suas vantagens. Conheça as principais e faça uma escolha mais assertiva na hora de empreender: 

Ampliar a sua rede de contatos

O coworking é perfeito para o empreendedor ampliar a sua rede de contatos profissionais. Como ele está inserido no mesmo espaço que também é compartilhado com diversos outros empreendedores de diferentes áreas, essa é a oportunidade ideal para estabelecer parcerias comerciais sólidas e fazer o negócio crescer ainda mais. 

E um networking formado com as pessoas certas, pode dar um enorme impulso em todo o seu negócio. A convivência diária com profissionais, mesmo que sejam de outros segmentos, pode fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade e aumentar as chances de conquistar mais clientes. A famosa propaganda boca a boca costuma trazer bons resultados. 

Melhor custo-benefício

Quando começamos a empreender, muitas vezes, todas as despesas iniciais do negócio podem ficar bem onerosas. E o coworking pode ser uma excelente alternativa para economizar ainda mais. Por ser um espaço de trabalho compartilhado, o valor do aluguel é dividido entre todos os empreendedores que fazem uso dele. 

Por isso, o coworking tem um bom custo-benefício, principalmente para quem está começando agora, já que todas as despesas são divididas. Em suma, o empreendedor conta com um moderno espaço para trabalhar, com conforto e ótima infraestrutura, pagando um preço mais acessível. Vale muito a pena!

Menos burocracia

Se você for alugar um escritório ou  um imóvel para estabelecer o seu negócio, vai precisar de muita paciência para enfrentar uma grande burocracia. Já no coworking, isso não existe. Basta escolher o local que mais lhe agradar, escolher a modalidade de pagamento, que pode ser mensal ou por horas trabalhadas, levar o seu notebook e pronto. Tudo resolvido! 

Além disso, no coworking, você não é obrigado a permanecer um tempo mínimo, que, na maioria das vezes, é de 1 ano. Se porventura o empreendedor desistir do seu negócio ou resolver migrar para o home-office, ele pode cancelar o seu contrato e não paga nenhuma taxa de rescisão. O pagamento é feito até o último dia trabalhado no espaço.

O seu negócio tem um endereço comercial

Muitos empreendedores que trabalham no formato home-office, acabam sentindo falta de um endereço comercial, seja para receber clientes, fazer reuniões ou para dar referências dos seus negócios. Fazer tudo isso em casa é até possível, mas pode ser constrangedor tanto para o cliente quanto para o empreendedor, já que a vida pessoal e profissional estão no mesmo ambiente.

Já no espaço de coworking, a sua empresa terá um endereço comercial, o que pode dar muito mais credibilidade para os clientes e no mercado. Afinal de contas, um empreendedor que não tem um endereço comercial pode parecer amador ou inspirar pouca confiança. Imagine qual a sensação que o seu cliente vai ter, caso seja recebido em um moderno coworking. Pense nisso. 

Desvantagens do coworking

Mas como nem tudo são flores no mundo dos negócios, listamos algumas desvantagens do coworking, que você vai precisar saber lidar da melhor forma possível: 

Mais chances de distrações e menos privacidade

Pelo fato de você estar inserido em um coworking, certamente estará cercado de outras pessoas trabalhando praticamente ao seu lado. E isso se traduz em uma menor privacidade e muito mais chances de distrações no dia a dia. Se o empreendedor não mantiver o foco somente em seu trabalho, o seu rendimento será pouco satisfatório. 

Horários menos flexíveis

Geralmente, a maioria dos espaços de trabalho compartilhados funcionam em horário comercial e de segunda a sexta. Dessa forma, o empreendedor só vai poder usufruir do coworking durante a semana e dentro do horário de funcionamento, o que pode limitar bastante o desempenho das suas atividades. Sem mencionar o acúmulo de tarefas que pode acontecer no dia a dia. Saiba mais sobre sucesso profissional

Necessidade de deslocamento diário

Esse é outro empecilho que precisa ser cogitado. Se você mora longe do coworking em que trabalha, será necessário ter muita paciência para enfrentar o trânsito das grandes cidades. O empreendedor ainda pode perder um tempo precioso durante o seu deslocamento para chegar ao trabalho. E isso pode ser bem cansativo no dia a dia. 

Agora que você conheceu mais sobre o coworking, bem como seus prós e contras, chegou a hora de avaliar se essa modalidade vale ou não a pena. Lembre-se de que o objetivo é fazer o seu negócio prosperar, combinado? 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK