Você tem reproduzido comportamentos imaturos?

27/07/2023 às 12:43 Coaching Dicas

Você tem reproduzido comportamentos imaturos?

Maturidade é algo que todos nós buscamos alcançar, mas, muitas vezes, tomamos atitudes completamente contrárias.

Mas o que você entende por maturidade? No dicionário, o termo é definido como o estágio entre a juventude e a velhice, quando o indivíduo se encontra no ápice de suas habilidades físicas, intelectuais e emocionais.

A grande verdade, entretanto, é que nem sempre a maturidade psicológica acompanha a biológica.

Pessoas imaturas têm dificuldades em manter relações interpessoais, seja no trabalho, na família, no círculo de amizades ou na vida amorosa. Aliás, você sabe reconhecer esse tipo de pessoa? Será que você tem reproduzido comportamentos imaturos?

Afinal, o que é maturidade?

O conceito daquilo que é maturidade é profundo e reúne um conjunto de competências sociais e emocionais desenvolvidas em seu nível máximo.

A maturidade pode ser subdesenvolvida em quatro pilares:

  1. Maturidade física: este tipo acontece naturalmente e não depende de nossas ações ativas para acontecer. O próprio sistema fisiológico se encarrega de fornecer os hormônios necessários para tal.

  2. Maturidade espiritual: está ligada a alguma religião ou ser superior e diz respeito a capacidade de compreensão de um indivíduo sob esse mesmo assunto.

  3. Maturidade emocional: uma pessoa com maturidade emocional é aquela que consegue identificar suas emoções e mostrá-las ao próximo de forma assertiva, ou seja, uma pessoa com inteligência emocional

  4. Maturidade afetiva: uma pessoa com maturidade afetiva entende os seus sentimentos e valida os sentimentos do outro, não descartando a subjetividade humana.

Comportamentos imaturos: quais deles você reproduz?

A imaturidade de um indivíduo - sobretudo a emocional e afetiva - é revelada, muitas vezes, através dos seus comportamentos. Por isso, listamos alguns deles para que você, por conta própria, possa acender o alerta e ir em busca do seu desenvolvimento pessoal. 

  1. Impulsividade

Pessoas maduras sabem que não podem reagir com impulsividade perante as situações do dia a dia. Afinal, esse comportamento mostra o quanto a pessoa possui desequilíbrio emocional para refletir antes de tomar uma atitude. Com isso, age sem antes pensar e, na maioria das vezes, se arrepende por isso.

  1. Não saber pedir desculpas

Pedir desculpas quando erramos é uma virtude das pessoas com maturidade, e não uma atitude que demonstra fraqueza como os indivíduos imaturos creem. Só uma pessoa que realmente se importa com seu desenvolvimento saber que pedir desculpas é uma atitude que abre portas para muitas transformações!

  1. Quer ser o centro das atenções

Em situações que se vê em segundo plano, a imaturidade faz com que a pessoa aja por impulsividade somente para chamar a atenção dos demais.

  1. Persisti no erro

Errar é algo que todos fazemos, contudo, uma pessoa madura aprende com os seus erros. Já os imaturos costumam persistir no erro e viver um ciclo vicioso.

  1. Egoísmo

A pessoa madura pensa em si mas, além disso, observa todo o cenário ao seu redor, pois sabe que o egoísmo não é o melhor caminho a ser seguido na manutenção das relações sociais.

  1. Falta de compromisso

Não honrar com seus compromissos é comportamento de uma pessoa que não sabe o que é maturidade, afinal de contas, quando nos comprometemos com algo, é preciso que venhamos a cumprir com a nossa palavra. Caso contrário, as pessoas ao nosso redor poderão não confiar mais em nós.

  1. Negligencia emoções

Ao invés de silenciar as emoções ou fugir delas, pessoas maduras encaram aquilo que sentem e buscam compreender a emoção para só depois lidar com cada uma delas de forma inteligente e ponderada.

É hora de evoluir!

A maturidade é um aspecto da existência humana que vem com o tempo, mas também com a nossa capacidade de arriscar, acumular experiências e adquirir conhecimento.

Portanto, se você se identificou com algum desses comportamentos, saiba que será preciso desenvolver essa maturidade para alcançar melhores resultados, sejam eles pessoais ou profissionais.

No curso de coach do IBND você encontra o caminho para ampliar a sua maturidade e potencializar suas qualidade. Busque o caminho da transformação!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK