Você se valoriza como profissional? A autovalorização é essencial!

25/03/2022 às 20:31 PNL

Você se valoriza como profissional? A autovalorização é essencial!

Você sabia que algumas de suas ações profissionais podem estar prejudicando sua carreira e a imagem profissional que você passa aos outros? Este é um assunto que abre espaço para tratarmos sobre algo muito importante: a autovalorização!

Quando, por exemplo, você aceita realizar um trabalho por um preço muito abaixo do cobrado pelo resto do mercado, isso pode ser extremamente prejudicial. 

Afinal, atitudes como essa são o oposto das ações que um profissional deve ter para manter ativa a sua autovalorização profissional. 

Mas você sabe o que este termo significa? Se você fosse responder com sinceridade, você realmente acredita que se valoriza como profissional? 

Pois saiba que se autovalorizar é o primeiro e mais importante passo para saber vender o seu serviço e, consequentemente, alcançar o sucesso profissional que tanto desejamos!

Mas afinal, o que é autovalorização profissional?

Apesar de muito importante, a autovalorização profissional é algo que pouquíssimas pessoas fazem quando o assunto recai em carreira profissional.

Em resumo, este termo se refere a sua capacidade de valorizar, frente à sociedade e para o mercado de trabalho, todo o seu esforço, dedicação e competência enquanto profissional de uma determinada área. 

Por este motivo, o exemplo de cobrar um preço bem abaixo do mercado é o oposto do que um profissional que se valoriza faz. 

Praticar esta autovalorização é algo que todos nós, independente da área em que atuamos, deveríamos fazer. Contudo, nem sempre esta é a realidade, seja por falta de conhecimento, de empoderamento ou de autoconfiança.

Ter atitudes que não valorizam o seu trabalho pode gerar grandes problemas não só para você enquanto profissional, como também para seus colegas de profissão, acarretando uma “desvalorização em massa” dos serviços por vocês prestados.

Autovalorização e automotivação. Qual a relação?

Uma vez que a autovalorização profissional relaciona-se diretamente a valorização do nosso trabalho e esforço, podemos afirmar que ela não vive sem a automotivação

Automotivação é você, diariamente, se motivar em relação a uma tarefa, um projeto ou qualquer outra coisa que seja do seu interesse. Mas qual a relação disso com a autovalorização profissional?

Quando nos motivamos, independente dos desafios diários e dificuldades do mercado de trabalho, compreendemos a nossa importância profissional. 

Afinal, os esforços que você empregou para ser o profissional que é hoje deve ser motivo de orgulho e grande combustível para sua autovalorização. 

E para guiar os seus passos em direção a autovalorização profissional, algumas dicas podem ser de grande valia para você. Vejamos abaixo:

Busque se manter positivo e alegre!

As dificuldades e desafios sempre irão surgir no meio do caminho — não tenha dúvida disso. 

Contudo, é importante que você sempre busque se manter positivo e alegre, sem deixar que as dificuldades o ponham para baixo. Esta simples atitude pode mudar sua visão diante do que, por ventura, possa surgir. 

Supere seus medos e acredite no seu potencial!

Se rebaixar como profissional e deixar que os seus medos tomem as rédeas de situações não te ajudarão a conquistar seus sonhos. 

Por isso, aprenda a se valorizar, acredite mais no seu potencial, estude e adquira mais conhecimento sempre que for preciso. 

Muitas vezes, nossos medos advêm de pensamento negativos que temos sobre nós mesmos e que podem atrapalhar bastante nossa vida profissional.

Por isso, aprenda a como eliminar crenças limitantes da sua vida de uma vez por todas!

Não espere a sorte cair no seu colo!

Muitos profissionais que não se valorizam usam de desculpas para não correr atrás daquilo que desejam, sem entender que a “sorte” só depende deles próprios. 

Ou seja, será o seu esforço, dedicação e vontade de crescer que vão fazer a diferença na sua carreira como profissional. Por isso, não espere que a sorte caia no seu colo. Levante-se e coloque os seus planos em ação!

Faça do seu desenvolvimento profissional uma prioridade!

Profissionais que se valorizam, se comprometem a investir tempo e recursos em seus crescimento pessoal e profissional. Afinal, sabem que o autodesenvolvimento irá ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo. 

Defina metas com foco na sua carreira!

Uma chave para crescer profissionalmente é definir metas. Essas metas podem variar desde o que você deseja fazer naquele mês em seu trabalho até o que você pretende alcançar a longo prazo em sua carreira, por exemplo. 

Você se torna mais valioso quando há progresso. Você progride quando avança em direção a objetivos claros. 

Após avaliar a importância da autovalorização profissional, convido você a conhecer o curso de PNL do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento); Uma formação para você que deseja:

  • Alcançar máxima performance;

  • Dominar uma linguagem persuasiva e clara;

  • Desenvolver habilidades de liderança;

  • Aprender a se conectar com os seus clientes e colegas de trabalho;

  • Enxergar novas possibilidades profissionais, entre outros!

Nossos cursos são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados. Saiba mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK