Visão empreendedora: porque ela é importante?

13/06/2021 às 14:00 Coaching

Visão empreendedora: porque ela é importante?

O mundo dos negócios se revela cada vez mais desafiador para quem deseja prosperar no competitivo mercado. Diante desse contexto, pode aparecer a seguinte dúvida: por que algumas empresas fazem tanto sucesso e outras nem tanto? Um dos motivos para essa discrepância pode ser a visão empreendedora. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é isso, as principais qualidades das pessoas que a possuem e como desenvolver essa habilidade essencial. Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

O que é visão empreendedora? 

Trata-se da capacidade que alguns empresários têm de enxergar aquilo que os outros não conseguem ver. Ou seja, a visão empreendedora consiste em conseguir enxergar oportunidades de novos negócios que podem estar camufladas no mercado e que ninguém nunca se atentou para elas. É aquele olhar mais atento para algo que pode ser altamente explorado e, principalmente, rentável. 

A visão empreendedora também tem relação com enxergar futuros problemas que podem acontecer com um negócio. Nesse caso, a solução é muito mais fácil e efetiva. O foco é o principal aliado de um indivíduo que possui uma visão empreendedora, já que 100% da sua atenção está direcionada exclusivamente para o seu negócio. 

Principais qualidade da visão empreendedora

Se você está curioso para saber se tem ou não uma visão empreendedora, conheça as principais qualidades de quem a possui e descubra se está apto para entrar para o mundo dos negócios: 

Plena capacidade de colocar boas ideias em prática

Pessoas que têm uma boa visão empreendedora, dispõe de uma capacidade invejável de colocar boas ideias em prática, mesmo sem um planejamento adequado. Boa parte das suas ações são assertivas e garantem resultados satisfatórios.  Tirar uma ideia do papel e colocá-la em ação, nem sempre é algo fácil. Mas quando se tem uma visão empreendedora, o indivíduo não tem grandes dificuldades de colocar tudo em prática, da melhor forma possível. 

Entusiasmo constante

Você alguma vez já se deparou com um empreendedor que é extremamente apaixonado pelo que faz e vive constantemente entusiasmado no dia a dia? Se a resposta for positiva, provavelmente ele tem visão empreendedora. Gostar daquilo que se faz ao ponto de sentir uma agradável sensação de prazer em buscar soluções para se destacar no mercado e alcançar o sucesso, também faz parte da visão empreendedora. 

Foco nos objetivos

Muitas pessoas até têm potencial para fazerem seus negócios prosperarem, mas acabam falhando por falta de foco no dia a dia. Uma pessoa que tem visão empreendedora não fica atirando para todos os lados, pelo contrário, mantém 100% do foco em seus objetivos e não o desvia por nada. Quando ela estipula um objetivo, não deixa que nada a atrapalhe até que o mesmo seja alcançado. Sinergia também é fundamental. 

Capacidade de persuasão

Uma pessoa com visão empreendedora sabe muito bem como vender suas ideias para quem pode auxiliá-la a colocar tudo em prática. Vale ressaltar que nenhum indivíduo, por mais talentoso que seja, consegue alcançar o sucesso sozinho. Por isso, saber persuadir as pessoas certas e que podem te ajudar a realizar aquilo que deseja, é fundamental. A união de forças é sempre bem-vinda na acirrada disputa por mais clientes, típica do mundo dos negócios. 

Como posso desenvolver a visão empreendedora?

Se você sempre sonhou em abrir a sua própria empresa e deseja prosperar, atente-se para as nossas dicas sobre como você pode desenvolver uma visão empreendedora e tenha um diferencial competitivo: 

Autoconfiança é essencial

Como está a sua autoconfiança? Se você anda meio inseguro e desacreditado de si mesmo no dia a dia, recomendamos que encontre uma forma de melhorar a sua autoconfiança. A insegurança é a principal inimiga da visão empreendedora. Por isso, acreditar plenamente em si mesmo e nas suas ideias, é sempre um bom começo. Se você não confia em seu “taco”, quem é que vai confiar? Algumas frases motivacionais podem te ajudar com essa tarefa. 

Jamais se faça de vítima 

Uma visão empreendedora sabe reconhecer boas oportunidades de novos negócios e cria modernas soluções para os problemas. Mas tem um detalhe: a pessoa que possui essa qualidade, jamais se faz de vítima por eventuais insucessos que acontecem. Se você acha que a culpa é sempre dos outros e só vive reclamando por nada dar certo em sua empresa, é bem provável que não terá êxito no dia a dia. Aprender com os erros e seguir em frente: essa é a grande questão. 

Visão 360 graus

Uma pessoa que deseja ter visão empreendedora, também precisa ter uma visão 360 graus. Ou seja, ser alguém extremamente atento e que observa tudo o que acontece ao seu redor, procurando identificar alguma potencialidade de gerar valor. Uma visão limitada pode deixar escapar excelentes chances de explorar áreas que são altamente promissoras e, sobretudo, rentáveis. Em suma, é estar sempre atento para as oportunidades, muitas vezes, disfarçadas de problemas.  

Pode até não ser fácil ter uma visão empreendedora, mas se você seguir as nossas dicas e desenvolver algumas qualidades fundamentais, tudo pode ficar mais fácil. Lembre-se de que existem mercados com grandes demandas de produtos ou serviços e que ainda não foram explorados. Boa sorte. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK