Terapia online funciona? Conheça os benefícios e funcionamento desta nova tendência.

04/06/2021 às 10:58 Hipnose

Terapia online funciona? Conheça os benefícios e funcionamento desta nova tendência.

Não há dúvidas de que a Internet surgiu para facilitar nossas vidas proporcionando facilidades a um toque na tela e agindo como meio para aproximar pessoas e profissionais. E esta é, inclusive, uma novidade que acontece no campo da saúde, já que agora é possível realizar a terapia de modo online por meio de mensagens, e-mails e, sobretudo, videochamadas.

Publicada em 2018 pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia, a nova resolução do CFP autoriza que psicólogos e terapeutas atuem através de consultas virtuais com seus pacientes, sem limites de atendimento ou restrição de assuntos, sendo essa uma atualização da antiga resolução de 2012 que apenas permitia orientações e não consultas ou atendimentos de fato.

Mas ainda que amplifique o acesso, a terapia online tem provocado dúvidas e dividido opiniões: afinal, será que ela é tão eficaz quanto a terapia presencial e “em cores”? É exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento). Continue acompanhando!

Quando a terapia online não é recomendada e quais os cuidados?

Apesar de aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, a terapia online é vedada pelo conselho em casos de violência, surtos e acidentes graves onde o atendimento presencial e o apoio de uma equipe mais completa se tornam indispensáveis.

Assim, quanto maior a complexidade do caso, menos indicado é a terapia online!

Ademais, alguns cuidados devem ser tomados antes de marcar a terapia online:

  • É importante verificar o currículo do profissional, bem como se certificar de que ele tem cadastro no CFP.
  • Tenha certeza de que o profissional especifique a plataforma que irá utilizar e de que ele assegure o sigilo de informações.

Psicólogos e terapeutas são prestadores de serviço como quaisquer outros e nesse sentido, são responsáveis por manter o sigilo das informações e dos dados dos pacientes!

Mas afinal, esta modalidade de atendimento realmente funciona?

Por se tratar de algo novo para a maioria das pessoas, o tratamento psicológico online tem gerado debates e ainda dividido opiniões;

Para alguns, a prática possibilita o acolhimento de pessoas que não conseguem ter acesso ao serviço presencial. Além de beneficiar os profissionais que não precisam investir num espaço físico para atender.

Por outro lado, há quem opine que o vinculo entre cliente e profissional seria prejudicado em atendimentos não presenciais.

Todavia, de acordo com estudos da Universidade de Minesota, Estados Unidos, a terapia online apresenta os mesmos resultados que sessões presenciais, além de garantir uma maior economia não só para quem busca o serviço, mas também para quem o oferece.

 Os benefícios da terapia online

Mais que vantagens, os itens que citaremos abaixo são facilidades que dão suporte para um bom atendimento e tratamento. Confira:

1.  Conforto: graças a Internet, você pode ser atendido onde estiver de qualquer lugar do mundo.

2.  Agilidade: a terapia online respeita a rotina do cliente e profissional, permitindo melhores horários de atendimento, seja de manhã, à tarde, à noite e, até mesmo, nos finais de semana.

3.  Ganho de tempo: ao optar pela terapia online você não precisa se preocupar com trânsito, estacionamento, com o clima ou com a espera na recepção.

Um brasileiro que, por exemplo, mora fora do país agora tem a possibilidade de ser atendido por um profissional que fala a sua língua materna sem ter que se preocupar em traduzir e ser ver preso pela linguagem.

Ou,  se o terapeuta mudou de cidade e você não quer abrir mão de fazer a terapia com ele você poderá optar pela terapia online, evitando o incomodo de ter que se locomover até o novo e distante endereço ou ter que procurar por um novo profissional que lhe agrade.

E a Hipnose online, será que também funciona?

Em tese, a hipnose online também funciona. Afinal, o hipnoterapeuta é somente um mediador do processo de mudança que ocorre dentro do sujeito.

Todavia, para que o atendimento aconteça de modo eficaz, é essencial existir a empatia entre paciente-terapeuta para que haja aceitação incondicional entre os dois e congruência para que o cliente busque a mudança na direção de uma vida que almeja.

Porém, é preciso um cuidado redobrado ao trabalhar com a hipnose em terapia online. Sobretudo, em casos de atendimentos a novos pacientes, pois além do risco de uma ab reação – descarga emocional que leva o individuo a reviver sentimentos de eventos passados – é normal que o sujeito se sinta mais inseguro.

Conectar-se com alguém de forma online pode ser mais desafiador. E na hipnose, essa empatia e segurança, são indispensáveis para que a terapia dê bons resultados.

Portanto, o mais indicado é que a hipnose só seja usada de modo online em casos onde o profissional já conhece seu cliente. Para primeiros atendimentos é sempre recomendado um atendimento presencial.

Quer saber mais sobre hipnose e outros assuntos pertinentes a saúde mental? Confira os artigos que postamos todos os dias em nosso blog e não deixe de conferir nossa formação em hipnose.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK