Quem foi Contardo Calligaris?

04/11/2021 às 20:49 Hipnose

Quem foi Contardo Calligaris?

Nos últimos anos, o Brasil perdeu grandes figuras que eram referenciais para diversas áreas. Dentre eles o pensador Contardo Calligaris deixou grandes contribuições para a psicanálise. Você conhece esse autor? Então dá uma olhada!

Quem foi Contardo Calligaris?

Contardo Luigi Calligaris nasceu em Milão, Itália, no dia 2 de junho de 1948 foi um renomado escritor, psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil. Primeiramente formado em Epistemologia Genética na Suíça, na mesma faculdade em que Jean Piaget palestrava. Assim, Contardo estudou ciências sociais, fez graduação em Letras e ensinou teoria da literatura e, mais tarde, se dedicou ao doutorado de Semiologia, momento em que passou a fazer análise com pacientes, o que não tinha, a princípio, sua formação. Passou a interessar-se por psicanálise.

Formação em psicanálise

Calligaris se tornou membro da Escola Freudiana de Paris em 1975, momento durante o qual frequentava as apresentações de casos de pacientes feitas por Jacques Lacan. Foi doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença na França, onde defendeu sua tese intitulada “A Paixão de Ser Instrumento”, um estudo sobre a personalidade burocrática. Foi professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley nos Estados Unidos, e de Estudos Culturais na The New School em Nova Iorque.

O contato com Brasil

Seu primeiro contato com o Brasil aconteceu em 1986 após a publicação de seu primeiro livro de psicanálise “Hipótese sobre o fantasma”. O autor fez diversas palestras pelo país e em seguida se casou. Participou de grupo de analistas no país e acabou aceitando uma proposta para morar no Brasil.

Morte

Contardo Calligaris morreu em 30 de março de 2021 em São Paulo aos 72 anos em decorrência de um câncer. O autor deixa o filho cineasta Max Calligaris e a atual companheira e também psicanalista Maria Lúcia Homem.

Publicações de Contardo Calligaris

  • Calligaris escreveu diversas obras, dentre elas:
  • Hipótese sobre o fantasma (Editora Artmed, 1986)
  • Introdução a uma Clínica Diferencial das Psicoses (Editora Artmed, 1989)
  • Crônicas do Individualismo Cotidiano (Editora Ática, 1996)
  • Hello Brasil (Editora Escuta, 2000)
  • A Adolescência (coleção: "Folha Explica", Publifolha, 2001)
  • Terra de Ninguém (Publifolha)
  • IIha Deserta (Publifolha, 2003)
  • Conto do Amor (Companhia das Letras, 2008)
  • Quinta Coluna (Publifolha, coletânea de textos publicados no jornal Folha de S.Paulo, no caderno Ilustrada)
  • Todos os Reis Estão Nus (Três Estrelas, 2013)
  • Além disso, o autor foi colunista da Folha de São Paulo.

Reflexões de Contardo Calligaris

Dentre suas obras, ficaram marcadas uma constante reflexão sobre a existência humana, passando por temas como a felicidade, as relações, o sexo e a sexualidade, as angústias contemporâneas, o sentido da vida e a arte.

Para ele, o sentido da vida é a própria vida. Isso pode parecer uma trivialidade, mas poucas pessoas, segundo o autor, conseguem viver pensando que o sentido da vida está na vida ou, de fato, é a própria vida.

Não existem pequenos problemas

Outra ideia do autor é de que não há pequenos problemas, ou seja, qualquer coisa poderia se tornar um conflito diário com o qual a pessoa não consegue viver. Para ele, ninguém deveria ter medo de dizer isso ao terapeuta, pois isto impede o autoconhecimento.

Contardo e dinheiro

O psicanalista falava que o dinheiro não pode ser impedimento para alguém se tratar. Assim, citava São Paulo como exemplo de lugar onde se podem procurar serviços gratuitos que são muitas vezes oferecidos por universidades aos menos favorecidos.

Opinião sobre covid-19

Em suas últimas colunas para a Folha de São Paulo, o autor criticou a negação ou minimização da gravidade da doença, onde destacou que esta pode atingir a todos.

Reflexões sobre adolescência

O psicanalista e sua trajetória é marcada pela reflexão sobre a existência humana. Dentre suas reflexões, textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

A ética e sustentabilidade na educação dos jovens deve ser um tema abordado, pois estes devem ser considerados quando pensamos em questões de sustentabilidade e o modo como vivemos atualmente, piorando a qualidade de vida e a saúde mental destes jovens.

Contardo também falava bastante a respeito do estilo de vida que se assume hoje em dia e que é representado pela roupa que se escolhe, a quantidade, os materiais usados, reciclados ou não, a maneira de decorar seu apartamento, tudo constitui esse estilo de vida. No entanto, as classes que obtêm menos acesso ao consumo são as que irão ter problemas nessa comparação intensificada da atualidade pelas redes sociais.

A sustentabilidade

Segundo o autor, a sustentabilidade quando pensada pelo foco nos adolescentes e jovens vai além do aspecto ambiental do termo, mas envolve também fatores econômicos e sociais, ou seja, repensar o mundo que se quer deixar para as outras gerações futuras. No entanto, o autor não acredita que pode-se desenvolver o ensino positivo de valores para os jovens, porque estes muito provavelmente o recusariam.

Assim, para Calligaris, a ficção e o cinema em particular já se ocupa de atrair a atenção dos jovens para o tópico da sustentabilidade, e é o meio mais eficiente para atingir tal público.

A síntese de um especialista

Um psicanalista e autor de grande contribuição para o desenvolvimento da psicanálise no Brasil, Contardo é uma das grandes perdas de pensadores que nos deixaram este ano. No entanto, para Contardo Calligaris, não é necessário ter uma vida feliz, mas, sim, uma vida interessante porque é a que acontece aqui e agora, deixando um grande exemplo de vida para todos e todas interessados no desenvolvimento pessoal.

E você, gostaria de se capacitar para promover autoconhecimento e saúde? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK