Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Pessoas negativas: 4 dicas para se afastar dessas pessoas

02/05/2021 às 09:04 Coaching

Pessoas negativas: 4 dicas para se afastar dessas pessoas

No dia a dia, lidamos com pessoas de diferentes perfis e temos que nos adaptar a diferentes situações. E com isso, lidamos com indivíduos que acabam encarando a vida com muita negativa e isso pode nos afetar bastante se não aprendermos a lidar com isso.

Para o nosso desenvolvimento pessoal, aprender a lidar e a se afastar de pessoas negativas é um fator fundamental. Ficar próximo de pessoas que te jogam para baixo, sempre colocando empecilhos em seus sonhos e vendo o lado negativo das coisas é algo altamente prejudicial para a sua qualidade de vida.

Entre outros pontos, ficar muito próximo de pessoas negativas pode favorecer no crescimento de crises de ansiedade, da autossabotagem e outros fatores que acabam limitando o nosso potencial e nos induzindo ao erro.

Como identificar uma pessoa negativa?

Se você tem dificuldades ou fica em dúvida ao lidar com pessoas negativas, aqui vamos listar algumas dicas para que você saiba identificar facilmente uma pessoa desse tipo, confira abaixo:

Focam em imaginar situações ruins no futuro

Pessoas negativas estão sempre exalando negatividade e com isso buscam sempre antecipar acontecimentos com previsões ruins. Sabe quando você pensa em viajar no final de semana, se você falar isto para esta pessoa, ela provavelmente apontará alguma previsão ruim sobre a viagem como uma frente fria muito forte, por exemplo.

Quem é negativo por natureza, está sempre focando em coisas ruins, exaltando algo para enfatizar que um sonho não será realizado, que uma meta não será alcançada e assim por diante.

Vivem reclamando e são extremamente pessimistas

Uma das principais características de uma pessoa negativa é que ela vive reclamando. Toda situação é motivo de problema e a sente se sente incomodada e com vontade de falar mal sobre algo ou alguém. Ela está sempre se colocando como vítima, dona da situação, achando que não tem o que merece e culpando coisas e pessoas por seus próprios atos.

Além disso, pessoas negativas são extremamente pessimistas. Isso acontece porque o pessimismo acaba se tornando um mecanismo de proteção para evitar decepções.

Assim, elas estão sempre imaginando as piores expectativas possíveis sobre algo marcante como a resposta de uma entrevista de emprego, um pedido de namoro ou realização de um sonho, por exemplo.

Conheça nossa Formação de Coaching.

Como se afastar de pessoas negativas?

Agora que você já sabe como identificar uma pessoa negativa, é hora de aprender a lidar com ela. Apesar de estarmos falando aqui sobre o afastamento de pessoas negativas, sabemos que nem sempre é possível, mas é importante conviver com a negatividade, sem absorver esse sentimento. Confira as nossas dicas abaixo:

Selecione bem as suas amizades

O primeiro passo é selecionar bem as suas amizades. É importante entender que quem você escolhe para perto de você, revela quem você é. Logo, se você se cerca de pessoas positivas, você é ou se torna uma pessoa positiva.

Então, selecione bem as amizades, deixando as pessoas negativas irem embora do seu convívio naturalmente. Muitas vezes, a negatividade impede que as pessoas enxerguem o quanto são negativas e como isso faz mal isso. Então, é importante dar um distanciamento para não absorver esse tipo de sentimento em sua vida.

Sempre tente ver o lado bom da história

Outra dica essencial é tentar ver o lado bom das situações. Se você se reconhece como uma pessoa negativa, faça uma autoavaliação e tente ligar suas decepções e frustrações a coisas positivas. Muitos erros são importantes para o nosso aprendizado e crescimento pessoal. 

Então, sempre que algo fugir do seu controle, não sair como o planejamento, se adapte a situação! Imagine o que pode ser bom dentro do contexto. Assim você não perde tempo reclamando, gastando o dia vivendo e tendo boas experiências.

Mostre o quanto a negatividade faz mal

É preciso pensar que pessoas negativas não sabem como melhorar a autoestima, como elas podem estar sofrendo por conta de um alto nível de estresse, por crises de ansiedade e outros fatores.

Então, se você tiver uma proximidade muito grande com a pessoa, sendo ela um amigo ou parente próximo, tenha uma conversa franca e mostre o quanto a negatividade faz mal.

Com as palavras certas, você pode influenciar positivamente outras pessoas, levando inclusive a uma mudança de mindset. Nada melhor do que compaixão, mostrar mais empatia e palavras positivas para mostrar que a positividade pode mudar a vida para a melhor em instantes.

Não absorva a negatividade

Como explicamos no início desse tópico, muitas vezes não conseguimos simplesmente nos afastar de pessoas negativas. É preciso aprender a lidar com elas e para isso é fundamental que você não absorva a negatividade.

Não abra espaço para a negatividade em sua vida, sempre tente manter uma barreira emocional através de pensamentos e palavras positivas para não absorva esses sentimentos ruins e reproduzir atitudes prejudiciais para você e as outras pessoas.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Conheça o nosso curso de coaching, não perca mais tempo e invista em uma das profissões mais promissoras do mercado!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®