Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Pensando em empreender? Inspire-se na história da HP

28/09/2020 às 16:21 Coaching

Pensando em empreender? Inspire-se na história da HP

Empreender pode ser algo desafiador para muita gente. É preciso ter algumas qualidades consideradas imprescindíveis e tino para os negócios. O fato é que persistência e inovação, muitas vezes, podem ser o segredo para tantas empresas, que começaram sem a mínima infraestrutura, se tornarem mundialmente conhecidas.

É o caso da HP, que é referência em tecnologia da informação. Se você anda meio sem inspiração para empreender, conheça a trajetória dessa empresa norte americana e saiba como seus proprietários driblaram todos os obstáculos para se destacarem. Aproveite a leitura!

A HP começou em uma garagem

Tudo começou em 1939 nos EUA, quando dois amigos, Bill Hewlett e David Packard, que eram universitários, resolveram fundar em uma garagem, uma das empresas que se tornaria referência mundial em tecnologia da informação (TI), a HP.

Por estar situada na região do Vale do Silício, que fica no rico estado norte americano da Califórnia, um dos triunfos da HP era o acesso, desde a sua fundação, a uma tecnologia de ponta. Isso foi crucial para todos os seus lançamentos e inovações no mercado, vistos até hoje.

Primeira investida da HP: aparelhos de medida eletrônica

Os seus sócios, que eram ávidos por tecnologia, aproveitaram ao máximo o imenso aparato tecnológico e fizeram bom uso dele em prol da HP, que se tornaria uma gigante décadas mais tarde.  Eles começaram aproveitando as vantagens de um revolucionário oscilador de baixa frequência, inventado no final da década de 1930.

Em meados de 1945, David Packard, que tinha uma imensa autoconfiança, assumiu toda a direção da HP e deixou Bill Hewlett na supervisão das pesquisas. A primeira investida da empresa foi em instrumentos de medida eletrônica como calculadoras financeiras e científicas, que era uma verdadeira inovação para a época.

Já era possível fazer cálculos matemáticos complexos. No decorrer da década de 1950, a HP foi se consolidando ainda mais no mercado e sempre inovando em seus produtos, que eram bastante vendidos, devido a sua imensa importância.

Década de 1960: a era da informática

Mas se você acha que a HP se limitou somente às suas calculadoras, está enganado (a). O início dos anos 60 foi crucial para essa empresa, que investiu pesado no ramo da informática, lançando seus primeiros computadores no mercado, que até fizeram um relativo sucesso.

Anos mais tarde, a Apple e outras empresas ligadas ao ramo da tecnologia também surgiram. Mesmo perante a concorrência, que só crescia nas décadas seguintes, a HP chegou até a perder uma boa fatia do mercado para a empresa de Steve Jobs, mas mesmo assim manteve o seu foco.  

Foram anos difíceis para a HP, do ponto de vista financeiro, onde seus sócios quase chegaram ao esgotamento mental.  A Apple, que também inovava em seus produtos, começou a oferecer modernas opções cada vez mais tecnológicas e a preços atrativos, obrigando a HP a investir em inovação para se manter no mesmo patamar de mercado.

Anos 80: nascimento das impressoras HP

O início dos anos 1980 foi realmente um marco para a HP. O seu investimento em tecnologia foi um dos maiores da sua história, especialmente no setor de impressoras, que ainda era pouco explorado pela concorrência.

As conhecidas impressoras HP são famosas por serem altamente tecnológicas, terem preços acessíveis, boa qualidade de fabricação e podem ser facilmente usadas em casa ou no escritório. A excelência em impressões a jato de tinta e a laser conquistaram um segmento de mercado com milhões de consumidores.

O negócio deu tão certo que, nos anos seguintes, a empresa foi crescendo e se expandindo. O fato é que a HP também abocanhou uma generosa fatia do mercado de impressoras multifuncionais. Ou seja, esse produto acabou se tornando uma referência no mercado, oferecendo diversos modelos de impressoras para atender a todas as necessidades, gostos e bolsos.

Anos 90: a HP se consolidou no mercado

Na década de 1990, aconteceu no mercado brasileiro um verdadeiro “boom” da informática. Cada vez mais, os computadores estavam presentes no dia a dia das pessoas. Milhares de empresas se tornaram adeptas da informática, abandonando de vez a boa e velha máquina de datilografar.

Nessa década, a HP se consolidou no mercado da tecnologia com suas famosas impressoras. A empresa, que já era uma referência no mercado, começou a vender ainda mais para seus clientes, faturando milhares de dólares por ano.  O símbolo da HP se tornou sinônimo de confiança e prestígio em todo o mundo.

Packard faleceu em 1996 e Hewlett em 2001. Atualmente, a HP detém cerca de 7% do mercado de vendas de produtos e dispositivos eletrônicos em todo o mundo, ocupando um privilegiado 3º lugar do ranking. As famílias dos sócios ainda continuam sendo os principais acionistas da HP.

O fato é que o tino para os negócios e ampla visão de mercado de dois jovens que resolveram se arriscar no ramo da tecnologia, fizeram da HP uma das referências em serviços e consultoria de TI, hardware e software. Que tal se inspirar neles?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®