Conheça a trajetória de Geraldo Rufino, dono da JR Diesel

05/10/2020 às 11:48 Coaching

Conheça a trajetória de Geraldo Rufino, dono da JR Diesel

A história que vamos contar nesse post é a prova de que, falta de recursos financeiros, escolaridade e todas as adversidades possíveis enfrentadas por um morador da periferia, não foram desculpas para esse empreendedor se tornar referência no segmento de reciclagem e desmontagem de veículos.

Estamos falando de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, que é a maior empresa da América Latina nesse ramo.  Então, prepare-se para ter mais motivação e não deixar que os desafios do cotidiano te impeçam de seguir em frente. Se você quiser saber como alcançar o sucesso, fique conosco até o final e boa leitura!

Infância humilde na periferia

Geraldo Rufino nasceu em Minas Gerais em 1958 e teve uma infância com bastante dificuldade, principalmente financeira, o que o obrigou a trabalhar ainda criança para ajudar no sustento da família. Rufino catava latinhas de alumínio nos lixões para vender no ferro velho.

Quando esse futuro empresário tinha apenas 7 anos, sua mãe faleceu, fato que o obrigou a abandonar a escola ainda na 2ª série. Somente aos 13 anos, quando trabalhava como office boy do escritório de um parque de diversões, Rufino retomou os estudos, pois essa era a exigência do seu chefe.

Primeiras conquistas do empreendedor 

Com muito trabalho, mesmo perante os obstáculos do dia a dia, Geraldo Rufino comprou um Fusca aos 15 anos. Com o objetivo de ajudar o irmão, que trabalhava em uma transportadora e precisava de um carro maior, Rufino não pensou duas vezes e trocou o seu Fusca por uma Kombi.

O jovem estava determinado a ter o seu próprio negócio e focou nesse único objetivo, que acabou se concretizando. Aos 25 anos, já tinha comprado 2 caminhões e trabalhava transportando adubo para diversas empresas. Pouco a pouco, esse visionário progredia rumo ao sucesso.

Criação da JR Diesel

A criação da sua empresa, que fatura cerca de 50 milhões de reais anual, começou com um fato marcante na vida de Rufino. Em 1985, os dois caminhões do empreendedor se envolveram em um acidente e ficaram praticamente destruídos. E para piorar as coisas, os veículos não tinham seguro.

Como Rufino não tinha condições de arcar com os custos do reparo para voltar a trabalhar, ele teve uma ideia que seria o pontapé inicial da criação da JR Diesel: desmontar os caminhões e vender as peças. Como as vendas foram rápidas, Rufino logo percebeu que aquele era um mercado pouco explorado e, claro, resolveu investir.

Os trabalhos na recém inaugurada JR Diesel eram bastante cansativos, pois o desmanche dos veículos era feito de forma manual. Graças a tecnologia e para diminuir o estresse, os trabalhos não são mais realizados como eram no início da empresa.

Prejuízo e reestruturação

Para aumentar ainda mais o faturamento da JR Diesel, Rufino resolveu fazer parcerias com empresários estrangeiros do setor, o que não deu certo e ainda provocou um rombo financeiro de cerca de 16 milhões de reais. Foi uma tremenda dor de cabeça para o empresário que, mesmo assim, não desistiu de tudo.

Como já estava acostumado a trabalhar duro desde criança, Geraldo Rufino não se deu por vencido e promoveu uma reestruturação em toda sua empresa. Todos os setores sofreram mudanças administrativas. Atualmente, segundo o Portal Vagas, a JR Diesel cresce a um incrível ritmo de 30% ao ano.

Hoje, a empresa de Geraldo Rufino ocupa um imenso de galpão localizado na cidade de Osasco (SP) e ainda tem uma moderna loja de revenda de peças usadas. Para ele, o segredo do sucesso é sempre manter o otimismo em alta, mesmo nas situações mais adversas. Para esse grande empreendedor de origem humilde, reclamar, só aumenta as dificuldades.

Que tal aprender um pouco mais?

As histórias de sucesso desse e de outros empreendedores que contamos aqui nesse blog, podem servir como fonte de inspiração para quem deseja empreender. Por isso, trouxemos algumas frases marcantes de Geraldo Rufino para você sempre se lembrar delas:

  • “Se ao invés de só reclamar, você entrar em ação, certamente vai encontrar boas oportunidades em sua vida”;
  •  “Um dos maiores incentivos que recebi na vida era o pão com mortadela que ganhava e os restos de comida que encontrava nos lixões, para matar a fome”;
  •  “Minha mãe, apesar de ter convivido pouco tempo comigo, foi a minha mentora. Um dia, ela virou para mim e falou: Basta acreditar em você mesmo para conseguir tudo que quiser. Isso me marcou até hoje”;
  •  “Para mim, ser pobre nunca foi um problema e sim um desafio. Agora, ser negro sempre foi um verdadeiro privilégio”;

Em 2016, Geraldo Rufino lançou o livro intitulado “ O Catador de Sonhos”, que narra toda a sua história de sucesso mas, principalmente, de superação.

A sua trajetória, o seu sorriso sempre marcante e otimismo nas alturas, fez Rufino receber convites para uma palestra no TED Talks, que é um famoso canal no Youtube. Bom, referência de sucesso agora não falta, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK