Os 12 arquétipos de Jung: qual o seu?

29/06/2023 às 11:47 Dicas

Os 12 arquétipos de Jung: qual o seu?

Os 12 arquétipos de Jung são padrões de comportamento que existem no inconsciente coletivo da humanidade. Cada arquétipo representa uma forma de comportamento humano e uma série de características psicológicas que são comuns em todo o mundo.

Em parceria com os especialistas em mente humana e hipnoterapia do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), criamos esse conteúdo para explicar cada um deles e para que você também compreenda como eles influenciam a mente humana.

Acompanhe, a partir de agora, os 12 arquétipos de Jung:

  1. O herói

Este arquétipo é caracterizado por coragem, determinação e perseverança. O herói é alguém que enfrenta grandes desafios e obstáculos, e luta para superá-los. Ele ou ela é um modelo de força e bravura, e muitas vezes é retratado como um guerreiro ou um salvador.

  1. O mago

O mago é um arquétipo que representa sabedoria, conhecimento e poder. O mago é alguém que tem a habilidade de transformar a realidade através da magia, do conhecimento ou da ciência. Ele ou ela é muitas vezes um mentor ou um guia para os outros.

  1. O fora-da-lei

Este arquétipo é caracterizado pela rebeldia, individualismo e a busca por liberdade. O fora-da-lei é alguém que desafia as regras e as normas da sociedade, muitas vezes em nome de uma causa maior ou para proteger aqueles que são oprimidos.

  1. O explorador

O explorador é um arquétipo que representa a busca pela aventura, a descoberta e a expansão. O explorador é alguém que está sempre em busca de novas experiências, lugares e ideias, e consegue lidar com as incertezas e os desafios que surgem no caminho.

  1. O sábio

O sábio é um arquétipo que representa a sabedoria, a compreensão e a orientação. O sábio é alguém que tem uma grande quantidade de conhecimento e experiência, e é capaz de oferecer conselhos e orientações para os outros.

  1. O inocente

O inocente é um arquétipo que representa a pureza, a simplicidade e a ingenuidade. O inocente é alguém que vê o mundo com olhos inocentes e acredita no bem das pessoas e das coisas ao seu redor.

  1. O cuidador

O cuidador é um arquétipo que representa a compaixão, a generosidade e a preocupação com os outros. O cuidador é alguém que se preocupa com o bem-estar dos outros, muitas vezes colocando as necessidades dos outros acima das suas próprias.

  1. O criador

O criador é um arquétipo que representa a criatividade, a inovação e a expressão. O criador é alguém que é capaz de transformar ideias e conceitos em obras de arte, música, literatura ou outras formas de expressão.

  1. O governante

O governante é um arquétipo que representa a liderança, o controle e o poder. O governante é alguém que é capaz de liderar e controlar os outros, muitas vezes em nome do bem maior.

  1. O tolo

O tolo é um arquétipo que representa a inocência, a imprudência e a espontaneidade. O tolo é alguém despido de máscaras e que, por vezes, é sincero demais. Ele não se leva a sério e consegue fazer de qualquer ambiente mais leve, mas pode ser um pouco preguiçoso e presunçoso também.

  1. O órfão

O órfão é um arquétipo marcado pela melancolia e dramaticidade, e o melhor que pode acontecer na vida do órfão é ter um cuidador por perto. Mas isso é também o pior, pois assim, ele nunca aprenderá a se cuidar sozinho. Seu poder de empatia é alto, pois sabe reconhecer sua dor no outro, mas pode tender a se vitimizar e tratar os outros com ironia.

  1. O amante

O amante possui uma sensibilidade que o faz enxergar beleza em tudo, e isso pode ser muito positivo em situações adversas da vida. Porém, o amante deixa sua emoção falar muito mais alto do que sua razão, e relaciona toda possibilidade de felicidade com o fato de estar sendo amado ou não. São pessoas de grande senso estético.

Como os arquétipos influenciam a nossa mente, e, consequentemente, a nossa vida?

Os arquétipos exercem uma forte influência na nossa mente, afetando nossas percepções, emoções e comportamentos. Eles podem nos ajudar a entender melhor a nós mesmos e aos outros, bem como a lidar com desafios e crises em nossas vidas.

O arquétipo do herói, por exemplo, pode inspirar a coragem, a determinação e a perseverança. O arquétipo da mãe pode evocar sentimentos de amor, cuidado e proteção.

No entanto, os arquétipos também podem influenciar nossa mente de maneiras menos saudáveis. Se um arquétipo se torna muito dominante em nossa psique, pode levar a comportamentos obsessivos, negativos ou destrutivos. Por exemplo, um arquétipo do guerreiro pode se manifestar como agressão ou violência excessiva.

A maneira como os arquétipos influenciam a nossa mente depende da nossa capacidade de reconhecê-los e integrá-los conscientemente em nossa vida. Ao compreender nossos padrões arquetípicos, podemos utilizar seu poder positivo para nos ajudar a crescer e evoluir como indivíduos.

Quer aprender mais sobre os poderes da mente humana, e, com isso, aumentar os seus resultados em qualquer área da sua vida que você desejar? Faça parte da próxima turma de formação do Curso de Hipnose do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK