Gerenciando o tempo: estratégias para equilibrar vida profissional e pessoal

25/06/2023 às 11:32 Coaching Dicas

Gerenciando o tempo: estratégias para equilibrar vida profissional e pessoal

O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal não é um luxo, mas sim uma necessidade que favorece a saúde mental e, consequentemente, a saúde física.

Sobretudo nesses tempos onde o home office está tão em alta e onde as redes sociais ditam o que é uma “rotina saudável”, conciliar os seus diferentes papéis sociais sem que um se interponha a outra é bastante desafiador.

Para te ajudar a equilibrar vida profissional e pessoal, convidamos os profissionais do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND).

Continue acompanhando este conteúdo e descubra estratégias simples, mas poderosas, que, sem dúvidas, melhoraram sua qualidade de vida. 

Antes de tudo, por que é importante ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

Em diferentes fases da vida, temos prioridades que costumam se sobrepor a outras. Um jovem adulto, por exemplo, provavelmente está correndo atrás do seu crescimento profissional, e, por isso, dedica grande parte da sua rotina ao trabalho e aos estudos da sua área de atuação.

Não há problema em se dedicar mais ao lado profissional ou pessoal em diferentes fases da vida, o problema está em desequilibrar a nossa vivência.

Mesmo quando estamos mais focados em uma das áreas da nossa vida, é importante reservar tempo para a outra.

No exemplo do jovem adulto, focar somente no trabalho pode ser uma medida ruim que pode destruir relacionamentos pessoais e prejudicar a saúde. Assim como focar apenas no pessoal pode prejudicar o desempenho profissional. O segredo está no meio-termo!

7 dicas para equilibrar vida profissional e pessoal

O segredo do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal não é uma receita de bolo que funciona perfeitamente para todos.

Tendo obrigações e tarefas diferentes, cabe a cada um de nós entender como é possível fazer esse balanceamento sem que o desempenho profissional, as relações interpessoais e o autocuidado sejam despriorizados.

A seguir, confira algumas estratégias simples que guiaram esse equilíbrio.

  1. Estabeleça limites: Defina horários de trabalho regulares e, sempre que possível, evite trabalhar em excesso. Desligue seu computador, telefone e outros dispositivos de trabalho após o expediente para reservar um tempo para si mesmo.

  2. Priorize suas tarefas: Concentre-se nas tarefas mais importantes e evite se distrair com atividades menos urgentes. Defina metas diárias e semanais e concentre-se em alcançá-las.

  3. Use seu tempo livre com sabedoria: Encontre atividades que ajudem a relaxar e recarregar as energias, como praticar esportes, passar tempo com a família ou amigos, ler ou meditar.

  4. Separe o trabalho da vida pessoal: Tente manter o trabalho no escritório e a vida pessoal em casa. Evite trazer seu trabalho para casa e não se deixe distrair por atividades pessoais durante o horário de trabalho.

  5. Aprenda a dizer "não": Saiba quando é hora de dizer "não" a atividades adicionais no trabalho e em sua vida pessoal. Concentre-se no que é importante e deixe de lado o resto.

  6. Busque ajuda quando necessário: Peça ajuda aos colegas de trabalho e familiares, se precisar de ajuda para realizar tarefas. Aprenda a delegar tarefas e evite tentar fazer tudo sozinho.

  7. Mantenha uma atitude positiva: Mantenha uma atitude positiva e aprenda a lidar com o estresse. Reservar um tempo para relaxar e fazer coisas que você gosta pode ajudar a aliviar o estresse e a manter uma atitude positiva em relação ao trabalho e à vida pessoal.

Uma oportunidade única para você!

Você se sente constantemente sobrecarregado, sem tempo suficiente para cuidar de si mesmo ou de sua família? Você tem dificuldade em equilibrar sua vida pessoal e profissional? Se a resposta for sim, o curso de coaching do IBND é perfeito para você!

A formação é projetada para ajudá-lo a encontrar o equilíbrio ideal entre sua vida pessoal e profissional, permitindo que você desfrute de uma vida mais plena e sustentável.

Com o apoio profissional especializado, você irá explorar suas metas pessoais e profissionais, identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria e aprender técnicas comprovadas para gerenciar seu tempo e prioridades.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK