Organizações exponenciais: conheça mais sobre esse assunto

20/12/2021 às 13:42 Hipnose

Organizações exponenciais: conheça mais sobre esse assunto

Alguns negócios apresentam um crescimento tão rápido e em pouquíssimo tempo, que chegamos a questionar sobre as estratégias  usadas para alcançar essa invejável consolidação e visibilidade. Conhecidas como organizações exponenciais, essas empresas são referência em prosperidade e sucesso. Esse post vai te mostrar o que são organizações exponenciais, suas características e dar dicas para que o seu negócio faça parte desse respeitado grupo. Leia até o final e fique por dentro! 

O que são organizações exponenciais?

Podemos dizer que organizações exponenciais são empresas que têm um crescimento extremamente acelerado em pouco tempo e muito superior à média do mercado. Esse crescimento exponencial dos negócios acontece por diversos fatores, dentre eles, a inovação constante e o foco nas necessidades dos clientes (ou um nicho altamente explorável e rentável).

Ou seja, uma organização exponencial é aquela que gera altíssimos lucros de uma maneira acelerada e sempre crescente. Não podemos apontar o real segredo do crescimento gigantesco que algumas empresas atingem em pouquíssimo tempo. Mas uma coisa é certa: estratégias diferenciadas aliadas a uma ampla visão de negócios, pode ser um dos caminhos. Investir em um curso de coaching pode ser de grande valia na gestão de uma empresa. 

Principais características dessas empresas

Agora que você já conhece o conceito de organizações exponenciais, fique por dentro das suas principais características: 

Capacidade de inovação

Talvez essa seja a característica mais importante. Organizações exponenciais têm uma imensa capacidade de inovação. Ou seja, elas conseguem fazer diferente das suas concorrentes, entregando soluções inovadoras e diferenciadas para os clientes. E isso pode ser um atrativo e tanto para se vender mais produtos ou serviços.

Além disso, essas empresas também conseguem atender milhares de clientes a um custo baixo, seja por uso de tecnologia de ponta ou estratégias extremamente eficientes e inteligentes que acabam dando certo. A Uber é um exemplo clássico de organização exponencial. 

Visão além do alcance

A visão de nichos de mercado altamente exploráveis e, sobretudo, rentáveis, também é outra característica marcante das organizações exponenciais. Quando o empreendedor percebe, antes da concorrência, uma oportunidade no mercado e oferece algo inovador e que atende 100% as necessidades de um determinado público-alvo, o sucesso é praticamente garantido.

E essa visão de um nicho que, se bem explorado, pode trazer altos lucros, faz parte do dia a dia de uma empresa que apresenta crescimento exponencial. Não é fácil, mas com uma certa experiência no mundo dos negócios, resiliência e foco, é possível perceber brechas de mercado que podem ser rentáveis. 

Equipe sob demanda

Você sabia que organizações exponenciais não costumam contar com grandes equipes de trabalho? É verdade! Essas empresas têm somente os colaboradores necessários para fazer todo o negócio funcionar como deveria, sempre se baseando nas demandas daquele momento. Outro bom exemplo de organização exponencial é o famoso aplicativo iFood, que conta com milhões de pedidos mensais, mesmo sendo criado há pouco tempo. Conheça os ensinamentos do livro quem pensa enriquece.

Mas você pode estar se perguntando como fica o restante do trabalho, certo? O novo normal criado pela pandemia foi benéfico para muitas empresas, que começaram a fazer o uso de novas tecnologias e adotaram novos formatos de trabalho, como o home office. E essa economia colaborativa reduz drasticamente os custos mensais. 

Sabe gerar mais engajamento

Para uma empresa ter um crescimento exponencial, ela precisa saber gerar engajamento com os clientes e colaboradores. Organizações exponenciais costumam manter relações saudáveis e estreitas com todos os seus clientes, o que contribui para um maior envolvimento deles com a marca.

Além disso, o engajamento com os funcionários também é fundamental, já que nenhuma empresa prospera sem o capital humano. Por isso, uma política de feedback constante, reconhecimento e premiação pelo alcance dos objetivos, fazem parte da rotina das organizações exponenciais. 

Tem base de clientes com diferentes perfis

Os administradores de uma organização exponencial têm em mente que ela possui uma base de clientes com perfis heterogêneos. E isso quer dizer que cada consumidor tem as suas próprias preferências, hábitos de consumo e necessidades específicas. 

Um bom exemplo para ilustrar o que acabamos de dizer é a Netflix. Essa empresa desenvolveu uma tecnologia que tem como base diversos parâmetros que permitem oferecer um serviço personalizado para cada residência assinante deste serviço mas, principalmente, para cada morador. Saiba o que é complexo de inferioridade.

Dicas para a sua empresa ter um crescimento exponencial

Pode até não ser fácil fazer o seu negócio apresentar um crescimento exponencial, mas seguindo as dicas abaixo, isso pode se concretizar:

  • Conte com a equipe certa; 

  • Tenha um ideia de negócio que seja revolucionária; 

  • Faça um mapeamento dos possíveis modelos de negócio; 

  • Encontre o modelo de negócio ideal;

  • Crie um MVP (Produto Mínimo Viável), pois é preciso saber se a sua ideia será viável na prática;

  • Acompanhe todas as métricas em tempo real;

  • Defina a cultura organizacional;

  • Perguntas-chave devem ser feitas periodicamente;

  • Crie e mantenha uma plataforma robusta; 

  • Reinvente-se sempre, pois a inovação é um dos segredos do sucesso.

Está vendo que organizações exponenciais podem se tornar referências de sucesso e a preferência dos clientes na hora das compras? Se você souber inovar e seguir todas as nossas dicas acima, em pouco tempo, poderá decolar rumo ao crescimento exponencial. Mãos à obra e boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK