O que é Hipnose Disfarçada?

09/01/2023 às 16:15 Hipnose

O que é Hipnose Disfarçada?

O que é Hipnose Disfarçada?

No vasto universo que compreende os campos da mente inconsciente, a hipnose tem mostrado toda sua potencialidade na superação de traumas, fobias, medos, crenças limitantes, vícios, além de atuar como uma ferramenta potencializadora no tratamento de transtornos mentais como a ansiedade, o pânico e até mesmo a depressão. 

E assim como o mundo é altamente mutável e novas informações surgem em questões de segundos, os estudos sobre a hipnose também o são. Dessa forma, buscar sempre novos conhecimentos sobre uma ciência terapêutica ainda pouco compreendida, mas muito estudada, é essencial. 

E para complementar os estudos dos alunos já formados (ou em formação) no curso de hipnose do IBND, ou ainda para você que tem interesse genuíno no tema, hoje trazemos um assunto ao nosso blog sobre os quais ainda se tem pouca informação: a chamada hipnose disfarçada!

Vamos aprender mais sobre esse assunto? Acompanhe a partir de agora!

Persuasão x Manipulação. Não confunda!

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, persuasão e manipulação estão longe de serem a mesma coisa. Vamos entender as diferenças.

Persuadir é utilizar elementos que levem a pessoa a refletir sobre um assunto e, através da própria análise, tomar uma decisão se aquilo é bom ou não para ela. Dessa forma, a persuasão consiste em dar as informações para que a pessoa tenha bons elementos para entender que determinada possibilidade pode ser benéfica a ela.

Por sua vez, a manipulação usa de mentiras e artifícios para encurralar a pessoa, de modo que ela se sinta obrigada a tomar uma atitude ou realizar uma ação, por mais que ela possa não ser boa. 

Ok. Mas o que tudo isso tem a ver com a Hipnose Disfarçada?

A ideia por trás da hipnose disfarçada está no uso da linguagem hipnótica com o objetivo de criar estados específicos de receptividade. Ela é usada para, através de mensagens incutidas, aumentar o poder de persuasão (não de manipulação!) do hipnólogo sobre o seu cliente. 

Deste modo, o profissional consegue fazer novas propostas alinhadas à conquista de um objetivo específico. 

Portanto, a hipnose disfarçada não é uma forma de manipulação, visto que consiste em dar sugestões para que a pessoa tenha o poder de decidir por conta própria o que é bom ou não para ela. 

Como influenciar meus clientes?

Para influenciar no contexto hipnótico é essencial promover um contexto adequado para que a faculdade crítica do cliente não esteja em estado de alerta durante todo o atendimento. 

Afinal, criando-se o contexto adequado, o indivíduo fica mais propenso e aberto a ser influenciado. Para isso, é necessário algumas medidas como:

  • verificar se o cliente está realmente pronto;

  • observar se a pessoa confia em você;

  • verificar se a pessoa está confortável no local em que se encontra;

  • testar se a faculdade crítica está muito elevada;

  • estimular a mente inconsciente utilizando sugestões e  gatilhos mentais.

Para aplicar a hipnose disfarçada, portanto, é preciso aprender a identificar o momento certo para, aí sim, lançar mão das sugestões hipnóticas. Afinal, essa é uma técnica que só funcionará se o cliente estiver disposto a cooperar com o hipnólogo. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK