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O que é Empowerment?

17/07/2020 às 10:41 PNL

O que é Empowerment?

A cultura empresarial vem mudando bastante desde o início do século. Nos dias atuais, as relações de trabalho entre empresas e colaboradores se transformaram. O relacionamento entre equipes e líderes também se transformou, as empresas estão passando a desenvolver conceitos mais descentralizados e produtivos.

No modelo antigo, os gestores centralizavam bastante o poder, eram considerados chefes antigos, que lidavam com os funcionários exercendo o poder de sua hierarquia. Na antiga lógica, o colaborador tinha de obedecer cegamente ao seu chefe, sem o questionar.

Com a chegada de novos conceitos, estilos de liderança e cultura organizacional, vemos que a maioria das empresas já promove relações de trabalho que buscam aumentar a participação dos profissionais em decisões e na criação de estratégias.

Um dos conceitos que vem ganhando força e segue essa lógica é o Empowerment.

O que é Empowerment?

O termo empowerment é oriundo do verbo “empower”, que em inglês significa dar poder ou autonomia para quem alguém realize uma ação. Traduzindo para o português, a palavra empowerment significa algo como empoderamento, palavra conhecida atualmente, principalmente em relação aos direitos das mulheres com o empoderamento feminino.

Se tratando de empresas, o conceito de empowerment visa à descentralização de poder e a autonomia dos colaboradores. Em um negócio que introduz o empowerment em sua cultura, podemos ver ações como a delegação de poder aos colaboradores visando aumentar a eficiência e melhorar os resultados da empresa.

O termo empowerment também está aliado à administração de empresas que se configura quando a organização tem como premissa básica, a adoção de um modelo de gestão descentralizado, onde o poder não fica concentrado no gestor ou num grupo de diretores, mas se divide entre todos os colaboradores.

O conceito de empowerment visa à montagem de uma estratégia que foque na capacidade de profissionais da empresa para que eles possam agir com autonomia e assim possam tomar as decisões corretas, sem que precisem se reportar sempre aos seus superiores.

A ideia é descentralizar e aumentar a participação de todos, mantendo a estrutura hierárquica e promovendo relações de trabalho mais harmoniosos com a integração entre os setores.

Como o Empowerment funciona?

Depois de entender melhor o Empowerment, vamos ver na prática quais ações as empresas devem tomar para conseguirem implementar em seus negócios. Confira abaixo:

Descentralização do poder

As relações de poder estão presentes em qualquer empresa. O que muda no conceito de empowerment é que estas relações passam a acontecer a partir da descentralização de poder.

Assim, as decisões de novas ações ou estratégias de empresas passam a contar com a opinião de todos os colaboradores. Dessa forma, os colaboradores não se limitam apenas a cumprir ordens, mas se tornam capazes de agir com autonomia no processo de tomada de decisão.

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Aprimoramento de colaboradores

Para que o conceito de Empowerment gere resultados é preciso que você tenha colaboradores capacitados. Este é o segundo ponto da estratégia para implementar esse conceito em uma empresa.

Profissionais capacitados são importantes para que eles possam tomar decisões assertivas rapidamente.

A empresa deve investir na capacitação de seus profissionais para que o empowerment possa acontecer na empresa. O investimento no aprimoramento de profissionais dentro deste conceito tende a render ótimos resultados.

Construir novas lideranças

Outro fator importante para o sucesso da empresa é a construção de novas lideranças. Junto com o aprimoramento de funções técnicas, os profissionais da empresa devem ter condições de desenvolver a habilidade de liderança. Assim, os gestores passam a ter um papel de incentivadores de seus colaboradores.

Desenvolver liderança é algo que facilita a descentralização do poder. O conceito de empowerment visa o empoderamento das pessoas e isso prevê o exercício da liderança.

Para isso, os funcionários devem desenvolver essa habilidade e serem capacitados para que possam agir com autonomia.

Incentivo constante

O processo de empowerment precisa de incentivo constante. A empresa deve investir em ações que ajudem o profissional a se desenvolver e possam motivá-lo a encontrar o seu próposito dentro do negócio.

Na prática, esse incentivo acontece com um acompanhamento atento dos gestores. Assim, os gestores devem dar um feedback constante das ações, ajudando os colaboradores em seus processos de evolução profissional.

O investimento em ações de acompanhamento reforça a importância dos profissionais para a empresa. Isso é essencial para que eles possam se sentir parte do negócio e se desenvolvam com autonomia e liberdade.

O intuito do empowerment é gerar o empoderamento dos profissionais através do desenvolvimento ativo dos profissionais dentro da empresa.

É fundamental dar as condições necessárias para que todos os colaboradores possam se sentir parte da empresa e se desenvolvam com excelência.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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