O que é desenvolvimento ágil?

07/10/2021 às 23:58 Hipnose

O que é desenvolvimento ágil?

Os constantes avanços tecnológicos permitem que as empresas modernas ofereçam soluções cada vez mais inovadoras para os clientes. Diante de tanta competitividade, os negócios que investem no potencial de suas equipes e acompanham a velocidade do mercado tendem a prosperar mais rápido e de forma consistente. Diante desse contexto, surge um termo que é desconhecido para muita gente: o desenvolvimento ágil. Continue a leitura desse post e saiba mais sobre esse importante assunto. 

O que é desenvolvimento ágil? 

Podemos dizer que desenvolvimento ágil é um conceito que está relacionado com as empresas modernas ou que trabalham com tecnologia de ponta. Trata-se de uma ampla abordagem sobre o desenvolvimento de softwares que é feito através da colaboração de todos os integrantes de uma equipe coesa e que têm a autonomia necessária para desempenhar o seu trabalho. Conheça os 34 gatilhos mentais que podem ser úteis em sua vida profissional. 

Na verdade, o desenvolvimento ágil é uma forma de pensar totalmente diferenciada no que diz respeito à criação de softwares modernos. Ou seja, ele tem o seu foco nos resultados e dá ênfase para três marcantes e essenciais características do mundo do empreendedorismo: inovação, criatividade e flexibilidade. 

Como estamos vivendo o ápice da era da informação, da globalização e, acima de tudo, da conectividade, toda empresa da área da tecnologia deveria adotar o conceito de desenvolvimento ágil, se ela quiser se tornar uma referência em seu nicho de atuação, cada vez mais acirrado, já que é altamente promissor e rentável. 

Benefícios do desenvolvimento ágil

Se o seu negócio faz parte do ramo da tecnologia, conheça os principais benefícios do desenvolvimento ágil e  se torne um empreendedor de referência: 

Menos tempo

O desenvolvimento ágil de um software, por exemplo, pode levar muito menos tempo para uma empresa, se comparado ao desenvolvimento tradicional, já que os eventuais erros do projeto são corrigidos de forma orgânica. E quanto menos tempo o trabalho durar, melhor para todo o negócio. 

Mais economia de recursos

Seguindo o mesmo raciocínio acima, se o desenvolvimento ágil de softwares demora bem menos tempo por causa da maior agilidade, automaticamente, ele também vai consumir menos recursos da sua empresa. E isso se traduz em uma maior economia de dinheiro. 

Maior flexibilidade

Como o desenvolvimento ágil de softwares também é bem mais flexível, fica mais fácil fazer alguma eventual alteração no projeto original, que pode ser causada por erros ou outros motivos. A flexibilidade permite uma maior adequação do trabalho que está sendo desenvolvido para atender à realidade do momento. Saiba como ter inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia. 

Mais informações à disposição

A fase de testes de um determinado ciclo do desenvolvimento ágil de softwares, permite que toda a equipe que está envolvida com o projeto tenha acesso a informações novas e insights. E isso é crucial para que a solução que está sendo desenvolvida seja a mais assertiva possível. 

Melhora o relacionamento e a comunicação dos profissionais envolvidos

O desenvolvimento ágil também melhora a comunicação e o relacionamento entre os integrantes das equipes envolvidas. A sinergia entre os colaboradores fica mais evidente, já que todas as equipes contam com uma maior autonomia no trabalho. E isso aumenta a produtividade, o engajamento e, sobretudo, a satisfação.

Maior satisfação dos clientes

Como o desenvolvimento ágil de softwares tem o seu foco em atender todas as necessidades dos clientes, a tendência é que eles fiquem muito mais satisfeitos com o atendimento prestado. E isso pode fazer a sua empresa se tornar uma referência de sucesso. 

Os pilares de sustentação do desenvolvimento ágil

Agora que você está um pouco mais familiarizado com esse assunto, conheça quais são os quatro pilares de sustentação do desenvolvimento ágil: 

Valorizar as interações pessoais mais do que ferramentas e processos

O desenvolvimento ágil sempre deve valorizar mais a comunicação assertiva e o engajamento entre as pessoas ao invés dos recursos utilizados, pois o desenvolvimento de softwares é uma tarefa feita por seres humanos. Por isso, essa abordagem estimula essa importante compreensão. 

Priorizar o funcionamento de um software ao invés da burocracia que envolve o projeto

O desenvolvimento ágil também deve sempre dar prioridade para colocar o software em funcionamento, o mais depressa possível. Afinal de contas, o cliente espera pela solução e não pode ficar esperando a empresa lidar com toda a burocracia em relação à documentação do projeto. 

Cooperação e auxílio ao cliente ao invés de focar na negociação de valores dos contratos 

O terceiro pilar de sustentação diz respeito à colaboração com o cliente, ou seja, a empresa que está desenvolvendo o software deve estabelecer uma saudável relação de parceria com o cliente. Vale dizer que todos têm o mesmo objetivo, por isso, é preciso que exista uma negociação que seja interessante para ambos os lados, sem perda de tempo desnecessária. 

Maior receptividade às mudanças ao invés de seguir processos engessados

Finalmente, o último pilar do desenvolvimento ágil sugere que toda a equipe deve ter a maturidade para entender que o mercado de softwares é extremamente incerto e que os processos engessados devem ser deixados de lado. Por isso, ele faz menção à necessidade de fazer mudanças ou adaptações repentinas no projeto a qualquer momento. 

Agora que você conheceu o que é desenvolvimento ágil e toda a sua importância para as empresas modernas, que tal implantar esse conceito em  seu negócio para se consolidar de vez no mercado? Boa sorte. 

Venha para o IBND

O curso de hipnose do IBND ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK