O que é coaching de relacionamento e no que ele pode me ajudar?

12/06/2019 às 15:41 Coaching

O que é coaching de relacionamento e no que ele pode me ajudar?

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que consegue melhorar os diversos aspectos da vida de uma pessoa, inclusive os relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade.

Tanto é que o Coaching de relacionamento tem sido bastante procurado por casais, famílias e pessoas comuns que enfrentam dificuldades nos relacionamentos do dia a dia.

É comum em todo o relacionamento, os momentos mais difíceis. Sempre há um desgaste com o passar do tempo, por isso é tão importante estar sempre se renovando.

E o trabalho do Coach de relacionamento entra justamente nesse ponto. O Coach pode ajudar o casal a melhorar o diálogo e reforçar a afetividade no relacionamento.

Muitas pessoas ainda nutrem uma certa desconfiança sobre o Coaching de relacionamento, questionando a real necessidade e eficácia desse processo.

Por isso, fizemos esse artigo para mostrar quais são os benefícios que um Coach de relacionamento pode trazer para sua vida.

O que é Coaching de relacionamento?

O Coaching de relacionamento é um processo que visa harmonizar relações amorosas, familiares, de amizade etc. O processo pode ser realizado tanto para casais quanto individualmente.

O Coach consegue identificar as questões que prejudicam o relacionamento como a insegurança, os pensamentos antagônicos, a baixa autoestima, entre outros.

E a partir da descoberta dos pontos que precisam de intervenção, o Coach inicia um processo que estimula o Coachee no desenvolvimento de novos comportamentos e atitudes que atuem como solução para os problemas que foram encontrados.

Como o Coach de relacionamento atua?

Um dos objetivos do Coach de relacionamento é ressignificar a relação, resgatar os verdadeiros laços afetivos de um casal ou membros de um grupo familiar, por exemplo.

Durante o processo, são usadas ferramentas de Coaching que buscam incentivar o diálogo e a reflexão sobre a situação atual do relacionamento.

Com isso, os envolvidos conseguem identificar quais são os pontos de conflito que estão prejudicando o seu relacionamento.

E a partir disso, o Coach consegue indicar ferramentas e montar um plano de ação em parceria com o(s) Coachee(s) para acabar com os conflitos e reverter o processo do relacionamento através de uma comunicação ativa.

No processo com casais, o Coach levanta questões individuais

Quais são as necessidades, as frustrações e os objetivos de cada um? Qual é o papel que cada um exerce no relacionamento?

Encontrando as respostas para essas perguntas, o Coach estimula o casal a encontrar meios para lidar com essas questões de forma saudável e assertiva.

Para isso, o Coach trabalha tanto com sessões com o casal, quanto individual. Geralmente, o Coach faz as primeiras sessões com o casal, depois trabalha com cada um separadamente e, por fim, realiza novas sessões com o casal para afinar a relação e finalizar o processo.

No processo individual, o Coach busca realizar um levantamento mais profundo sobre os relacionamentos do Coachee.

A intenção é levar o Coachee a identificar quais são as ações que ele comete e prejudicam seus relacionamentos. Depois disso, há outras sessões onde se define um plano de ação e se coloca em prática questões como a mudança de hábitos, eliminação de crenças limitantes, entre outras coisas.

Quais são os principais benefícios do Coaching de relacionamento?

Agora que você já sabe o que é e como o Coach de relacionamento atua, vamos listar alguns dos principais benefícios que o processo pode trazer para o seu relacionamento. Veja abaixo:

Aprender a lidar com as discordâncias:

Nenhum casal é composto por duas pessoas de pensamento inteiramente igual. Cada um tem seu jeito de ser, age de uma forma, pensa diferente do outro etc.

E, muitas vezes, a intolerância às diferenças, prejudica bastante o diálogo no relacionamento.

No processo de Coaching de relacionamento, o Coach trabalha a capacidade de compreensão dos indivíduos, enfatizando como é importante lidar com as discordâncias do relacionamento.

Um diálogo saudável não é aquele onde o casal concorda com tudo, mas quando lidam bem com as discordâncias.

Superação de traumas:

Muitos relacionamentos enfrentam problemas porque certos tipos de conflitos não foram superados verdadeiramente.

Toda relação pode ter certos traumas, que aparentemente não são um problema, mas sempre voltam à tona quando o relacionamento está mais frágil.

No Coaching de relacionamento, o Coachee é orientado sobre como identificar e superar esses traumas.

A ideia é que ele ressignifique essas lembranças e possa entrar em um diálogo sincero com o parceiro (a) para dissolver os conflitos.

Comunicação afiada:

As sessões de Coaching de relacionamento são essenciais para estimular a comunicação do casal.

O diálogo é o meio mais efetivo de manter o equilíbrio e um relacionamento saudável. O Coach estimula a comunicação do casal para alinhar os pontos e fazer com que eles estejam prontos para lidar com dificuldades e conflitos futuros.

Todo relacionamento enfrenta dificuldades em algum momento, isso é inteiramente normal.

E o Coaching de relacionamento é uma excelente opção para conseguir identificar as causas do problema e voltar a manter um relacionamento saudável.

Gostaria de se tornar um Coach de Relacionamento? Conheça o nosso Curso de Coach

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK