O que é assertividade?

29/04/2021 às 16:48 Coaching

O que é assertividade?

Já parou para pensar na importância da comunicação nas relações interpessoais? O que significa comunicar-se bem? Como a honestidade e a sinceridade podem contribuir para seus relacionamentos? Leia essas e outras dúvidas neste texto!

Assertividade é uma palavra que deriva de “asserto”, ou seja, uma proposição decisiva. Ser assertivo significa ter autoconfiança para expressar a própria opinião. É uma competência emocional que determina como o indivíduo toma decisões claras. Para ser assertivo, a pessoa deve ter autoestima e demonstrar segurança quanto ao que quer e aonde pretende chegar. É um método do pensamento crítico onde o indivíduo fala em defesa de seus pontos de vista ou esclarece informações errôneas.

Pessoas assertivas tendem a se posicionar e analisar informações, apontando áreas cujas informações estão incompletas ou faltando provas. A assertividade dá suporte para o pensamento criativo e a comunicação efetiva.

Inteligência emocional

Sendo um atributo emocional, a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e a proatividade ao modo de alguém que pega as rédeas da própria vida. Ser assertivo diz respeito a anunciar e defender as próprias ideias com vigor, mas mantendo o respeito para com o ouvinte, sem entrar na violência. Pode ser uma demonstração de maturidade, onde a pessoa se comunica sem ofender ou se submeter a outras pessoas, e é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Comunicação

Expressar suas opiniões e posicionamentos com segurança, de forma clara, objetiva, transparente e honesta é ser assertivo. É uma forma de comunicação que ajuda a resolver confrontos, melhora a capacidade de negociação, aumenta a autoconfiança, dá mais credibilidade e diminui o estresse vindo de ruídos na comunicação. Esse tipo de comunicação é importante pois traz benefícios para todas as pessoas envolvidas, mas é possível que nem sempre a pessoa assertiva consiga se comunicar com clareza.

Temos mais clareza do que queremos e do que pensamos em determinadas situações, existindo outras em que precisamos refletir mais para responder.

O importante da comunicação efetiva é sempre se colocar com honestidade, seja nas relações interpessoais, seja no ambiente de trabalho. A franqueza, somada ao respeito pelo ouvinte, podem trazer muitos benefícios como, por exemplo, aumentar a efetividade de suas ações, aumentar o desempenho de sua equipe de trabalho e fortalecer vínculos relacionais.

Limites

A comunicação assertiva envolve respeitar os limites próprios e dos outros. Também é uma tentativa de suprimento de necessidades através da cooperação.

Para respeitar os próprios limites é preciso ter respeito e atenção para consigo mesmo, saber o que não é aceitável para você. Ao se comunicar com os outros, muitas vezes damos pistas inconscientes de que gostaríamos de ser tratados, e quando mudamos as concepções do que são limites, é preciso estabelecer uma comunicação clara a respeito deles.

Por outro lado, as demais pessoas também possuem limites, e nem sempre estamos atentos para escutar e apreender esses limites, para que possamos respeitá-los.

Sem uma comunicação efetiva, raramente os relacionamentos dão certo ou se sustentam, pois não há ajustes na relação, que se modifica a cada momento. É preciso entender as necessidades e limitações de cada um, para conseguir atender ambas as partes. A assertividade tem a ver com focar na questão e não na pessoa, buscar resolver os problemas e não julgar o outro ou a si mesmo. É não perder tempo, tirando o foco do que realmente importa.

Características

Quais são as características de uma pessoa assertiva?

  • Se sente livre para expressar seus sentimentos, pensamentos e desejos;
  • São capazes de iniciar e manter relações confortáveis com outras pessoas;
  • Sabem quais são os seus direitos;
  • Possuem controle sobre a sua própria raiva, sem reprimir esse sentimento (ou seja, conseguem expressá-lo de uma forma civilizada);
  • Estão dispostas a se comprometer com outros, chegando a acordos, ao invés de querer que tudo seja do seu jeito;
  • Tendem a ter boa autoestima.

Como ser mais assertivo?

  • Treine fazer afirmações enfáticas sobre algo que é importante para você.
  • Conheça e afirme seus próprios direitos.
  • Expresse seus pensamentos, sentimentos e crenças.
  • Seja claro, direto, honesto.
  • Leve em consideração o contexto e esteja pronto para resolver o problema e não complicá-lo ainda mais.
  • Busque o seu lugar entre os pólos de agressão e submissão, e faça com que sua voz seja ouvida, sem violência.

O que é não ser assertivo?

Justificar a própria agressividade ou comportamento abusivo/ofensivo, não ter tato ao tratar com as pessoas, ter o foco em vencer o debate e não em aprender, colocar a culpa nos outros, criticar o comportamento dos outros mas ser passivo com seus próprios, ser autoritário e ter “pavio curto”, todos são sinônimos de não ser assertivo.

Por isso, a assertividade não pode ser confundida com agressividade, sarcasmo, comentários maliciosos ou humilhantes. As pessoas assertivas defendem tanto o direito dos outros, quanto os seus próprios.

Benefícios

A pessoa assertiva tende a se sentir menos ansiosa, possui um grau de conhecimento de si acima da média, tendem a ter seu locus de controle, ou seja, seu local de controle dentro de si próprias, se percebendo com a capacidade de ser agente de mudanças. Dessa forma, as pessoas assertivas não se prendem ao problema. Sabem que focar na solução diminui a carga emocional que atribuímos a esses problemas, e podemos ver com maior lucidez as situações.

Treinar comunicar ao outro aquilo que importa para você aumenta sua autoestima. Com o tempo, você vai aprendendo que também tem um lugar no mundo, e que tudo bem pensar de forma diferente. O autoconhecimento é que sustenta a assertividade. Por outro lado, a assertividade tende a aumentar a autoestima e o respeito por si próprio.

Business

A assertividade é uma habilidade muito valorizada no meio profissional, por exemplo, em testes e entrevistas de emprego, já que a resolução de problemas é parte diária da maioria de tipos de trabalho. Quem se coloca com honestidade geralmente é valorizado por isso, sua atitude é sinônimo de afirmação correta, boa argumentação, ausência de agressividade e sinônimo de profissional qualificado.

Seja firme e direto com as questões importantes, sem sentir ou causar constrangimentos entre as partes, apenas seja honesto e procure fazer seu melhor trabalho.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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