O que é administração estratégica?

07/12/2021 às 13:42 Hipnose

O que é administração estratégica?

Alcançar o sucesso e a prosperidade pode ser um baita desafio para milhares de empreendedores. Afinal de contas, a concorrência está cada vez maior. Por isso, é necessário uma administração estratégica eficiente para uma marca ganhar mais visibilidade e se tornar a preferência dos clientes. Esse post vai te mostrar o que é administração estratégica, a sua importância e dar dicas valiosas sobre como formular um planejamento estratégico eficiente. Aproveite ao máximo a leitura! 

O que é administração estratégica?

Podemos dizer que administração estratégica é uma complexa junção das estratégias e do planejamento com a gestão de um negócio. O principal objetivo da administração estratégica é alcançar os objetivos a longo prazo, já que ela precisa ser duradoura. Um gestor experiente sabe que administrar estrategicamente requer um minucioso plano de ação. Ele dará um direcionamento para a empresa e precisa ser seguido por todos. 

Agora que você sabe o que é administração estratégica, sabia que ela pode levar qualquer empresa ao sucesso e se tornar uma referência em seu nicho de atuação? É verdade!  Ou seja, a administração estratégica tem a ver com o estabelecimento de mudanças benéficas e necessárias, muita inovação, capital humano competente, além do uso das ferramentas tecnológicas certas. 

Qual a importância dela?

Mesmo que você saiba o que é administração estratégica, conheça a importância dela para os negócios em geral:

Possibilita oferecer soluções viáveis

Administrar estrategicamente exige oferecer soluções viáveis para o público-alvo de uma empresa. O gestor precisa ter em mente aquilo que a sua empresa pretende solucionar no mercado. Manter o foco somente em produzir é uma ação pouco eficaz, já que a obsolescência pode chegar quando menos se espera. Os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades que atendam às suas demandas.  Fazer um curso de hipnose pode deixar a gestão da sua empresa mais estratégica.

Resultados positivos sempre

Não adianta somente saber o que é administração estratégica sem conhecer a sua importância. Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, pelo fato de um negócio oferecer soluções inovadoras para seus clientes, inevitavelmente os resultados serão sempre positivos. E isso se traduz em um maior aumento no faturamento devido às estratégias usadas no dia a dia. 

Faz uma marca se tornar a preferência

Um empreendedor que exerce uma administração estratégica em sua empresa pode fazê-la se tornar a preferência dos consumidores na hora das compras. O uso de estratégias eficazes e, sobretudo, diferenciadas, pode ser o estopim para se alcançar o sucesso a médio e longo prazo. Principalmente se todos os colaboradores da empresa seguirem à risca as diretrizes estabelecidas pelo plano de ação. Saiba como atingir o seu break even

Fortalece a cultura empresarial

Mesmo que você já conheça o que é administração estratégica porque estudou esse  tema na faculdade, sabia que ela também pode fortalecer a cultura empresarial? A missão, visão e valores do negócio podem ficar bem mais evidentes para os colaboradores e, claro, para os clientes. Um gestor que administra estrategicamente não deixa a cultura organizacional ser esquecida e sabe muito bem que ela é que norteia todas as ações que serão implementadas. 

Diferencial competitivo

Mais uma importância da administração estratégica. Se o empreendedor souber administrar estrategicamente, o seu negócio terá uma enorme vantagem competitiva no mercado. Mas o que isso quer dizer? Significa que a empresa, além de oferecer soluções inovadoras com foco nas necessidades dos clientes, também pode se tornar uma referência positiva entre eles. Em suma, uma administração estratégica se traduz em ser a primeira opção para os consumidores na hora das compras. 

Como formular um planejamento estratégico?

Agora que você está a par sobre o que é administração estratégica, bem como a sua importância, chegou a  hora de conhecer dicas sobre como formular um planejamento estratégico eficiente, baseado em algumas análises:

Análise dos diversos cenários

Para fazer uma administração estratégica eficiente, o empreendedor precisa fazer uma minuciosa análise dos cenários econômico, social, político, legal, ambiental e tecnológico. Ele precisa estar a par da real situação de todos os cenários possíveis para elaborar estratégias condizentes e eficazes. Ou seja, é necessário se situar antes de começar a agir. Conheça a história da Artcoco.

Análise do nicho de atuação e da concorrência

Como anda o mercado de atuação do seu negócio? O que a sua concorrência está fazendo para conquistar mais clientes? Existe algum tipo de ameaça ou a possibilidade do seu produto se tornar obsoleto em breve? As respostas para essas perguntas precisam ser respondidas pelo empreendedor que pretende exercer uma  administração estratégica. 

Análise do poder dos seus fornecedores

Sabemos que você já sabe o que é administração estratégica. Mas é preciso analisar o poder que os seus fornecedores têm. Verifique se você tem muitas opções disponíveis ou se a matéria-prima que você precisa está escassa no mercado, o que te obriga a comprar somente de um ou dois fornecedores. 

Análise do poder do público-alvo

O mesmo acima também vale para o seu público-alvo. Pode até não parecer, mas os consumidores têm um enorme poder. Dessa forma, analise se eles têm diversas ou poucas opções para comprar no mercado. Independente da situação, é preciso focar na oferta de um produto diferenciado e inovador. A fidelização da clientela não deve ser esquecida. 

Análise do ambiente interno da empresa

Por fim, e mesmo que você esteja por dentro sobre o que é administração estratégica, é  preciso ter em mente os pontos fortes e fracos da sua empresa. Aprimorar ainda mais o que funciona bem e melhorar o que precisa, faz parte de uma administração estratégica bem feita. Lembre-se: para alcançar os resultados, todo o ambiente interno precisa funcionar em total sintonia e sinergia. 

Esperamos que você tenha entendido o que é administração estratégica e implante esse conceito em seu negócio, o mais depressa possível. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK