O que é a Linha de Losada?

11/01/2021 às 08:13 Coaching

O que é a Linha de Losada?

Geralmente, somente elogiamos outras pessoas depois que vemos algo positivos nelas. Isso é bastante comum. Pais fazem isto com seus filhos, professores com seus alunos e gestores com seus subordinados, mas há uma técnica que mostra que inverter esse conceito pode gerar resultados ainda mais positivos, ela se chama Linha de Losada.

Essa técnica ganhou este por conta de seu criador. Um estudo feito pelo psicólogo chileno Marcial Losada mostrou que os grandes líderes costumam elogiar outras pessoas antes que elas tenham sucesso no trabalho e isso as deixa bem mais motivadas, o que otimiza o resultado como um todo.

O que é a Linha de Losada?

A Linha de Losada é uma técnica que consiste em criar interações positivas para ter relacionamentos saudáveis e qualificados em qualquer âmbito da vida. Os estudos de Marcial Losada mostram que é preciso ter três interações positivas para neutralizar qualquer interação negativa.

Segundo Losada, quanto mais elogiado for a pessoa, mais ela tende a melhor. Ele afirma que o mesmo acontece ao contrário, quando uma pessoa é muito criticada, o desempenho dela tende a cair.

Contexto da Linha de Losada

É quase que uma regra na sociedade que só elogiemos outras pessoas quando elas fazem algo bom. Muitos gestores não entendem por que devem elogiar seus colaboradores se eles só estão cumprindo com suas obrigações.  muitos pais e professores pensam o mesmo, por exemplo.

Losada sugere que invertamos essa lógica. Pela técnica, quanto mais elogios, melhor será o desempenho, logo primeiro se deve elogiar para depois obter resultados. Isso muda bastante as relações humanas.

O gestor não elogia o funcionário apenas após uma campanha de sucesso, ele o elogia para incentivá-lo a promover uma campanha de sucesso. Uma mãe não elogia o filho somente quando ele tira boas notas no colégio, ela o elogia para que ele se motive e tenha boas notas.

Aplicando a Linha de Losada

Marcial Losada fundamentou todo o seu estudo no formato matemático. Além de psicológico, ele também era matemático. De acordo com os seus experimentos, a aplicação da Linha de Losada consegue em realizar três interações positivos com uma pessoa.

Essas interações podem ser tanto elogios falados, como expressões ou até mesmo um abraço, um aperto de mão ou um simples tapinha nas costas. Depois das três interações positivas seria o momento de fazer uma interação negativa, que pode ser um feedback mais crítica, uma orientação ou mesmo uma expressão facial de negação.

Segundo Losada, as três interações positivas fazem com a interação negativa seja neutralizada e não tenha nenhum efeito sobre o desempenho da pessoa. Losada também afirma que quanto mais interações positivas melhor, as pessoas tendem e a se tornar mais produtivas, criativas e se manter mais motivadas.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Interações x Desempenho

Como deu para perceber, a técnica de Losada consiste em relacionar interações e desempenho. Basicamente, a qualidade e o teor das interações tendem a ajudar a aumentar ou a diminuir o desempenho de outra pessoa.

Como bem mostra Losada, é preciso fazer, no mínimo, três interações positivas antes de fazer uma negativa. Quem não observa essa técnica, deixando de elogiar ou fazendo inúmeras críticas negativas está destruindo o desempenho do outro.

Losada também mostra que fazer elogios demais também não funciona. Segundo seus estudos, o ideal é que se faça entre três e 10 elogios para as pessoas. Independente da relação (pai e filho, professor e aluno, gestor e colaborador, entre outras), essas interações são o limite para que se consiga motivar e melhorar o desempenho de alguém.

O estudo mostra que fazer mais de 10 elogios acaba também derrubando o desempenho de uma pessoa. É preciso manter o equilíbrio! Como mostramos ao longo do texto, a técnica Linha de Losada não busca apenas fazer elogios em vão, há um objetivo.

Você não precisa deixar de dar orientações ao seu filho, dar um feedback crítico para os seus colaboradores ou ter uma conversa séria com a sua esposa ou marido, mas para amenizar o impacto negativo que essas interações podem ter na relação, fazer alguns elogios é fundamental.

E garanto a você que a técnica da Linha de Losada funciona. Existem muitos casos em que a produtividade de colaboradores em uma empresa subiu entre 30% e 50% depois que a técnica passou a ser implementada e foi institucionalizada no negócio.

O bom da Linha do Losada é que a sua aplicação não se restringe ao ambiente profissional. Como falamos ao longo do texto, essa técnica pode ser usada em qualquer tipo de relação para torná-la mais saudável.

Faça a nossa Formação de Coach!

No IBND possuímos uma Formação em Coaching completa com certificação internacional. Quer se tornar um coach? Inicie sua carreira em uma das melhores profissões da atualidade. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK