Medo de avião: como tratar essa fobia através da hipnose

22/09/2021 às 17:50 Hipnose

Medo de avião: como tratar essa fobia através da hipnose

Todos nós gostamos de viajar, visitar parentes e amigos de outros estados e países e conhecer novas culturas, não é mesmo? Mudar de ares é sempre muito bom, mas dependendo da distância do local, só é possível chegar ao destino dentro de uma aeronave, uma tarefa que pode ser demasiadamente complicada para quem tem medo de avião.

Este é o seu caso? Você já deixou de fazer viagens pelo medo? Você não está sozinho nesta situação. Muitas pessoas preferem passar horas, até mesmo dias, na estrada a pegar um avião. Mas a boa noticia é que você não precisa mais conviver com esta fobia.

Atualmente, alguns tratamentos podem ser realizados para minimizar o problema e até mesmo curá-lo. É o caso, por exemplo, da Hipnose.

Mas antes de falarmos sobre o tratamento, vamos conhecer um pouco mais a fundo o medo de avião e os sintomas de quem vive com essa fobia? Sim? Então vamos lá. Boa leitura!

Aerofobia: medo de avião!

Toda fobia é um medo irracional. Pessoas que sofrem de aerofobia - o medo de avião - podem entrar em pânico só de entrarem em um aeroporto. 

São comuns sintomas de ansiedade, sudorese excessiva, náuseas, tremores, dentre outras manifestações físicas e emocionais. Imagine como este problema pode atrapalhar uma viagem de férias em família ou ainda a rotina do trabalho, que pode exigir uma viagem de avião. 

Como se nota, é necessário que a pessoa procure ajuda para entender de uma vez de onde vem esse medo e, desta forma, tratá-lo. 

Como saber se você tem medo de avião?

É muito provável que você saiba se tem ou não medo de avião e pode estar achando que não precisa saber os sintomas. Porém, existem casos bastante diferentes deste medo e há pessoas que apresentam uma intensa fobia. Já outros podem apresentar sintomas mais comuns como:

  • Aumento do ritmo cardíaco;

  • Irritação;

  • Ansiedade;

  • Tontura;

  • Náuseas;

  • Tremores;

  • Dificuldade para respirar;

  • Sudorese excessiva, entre outros.

De fato, há quem consiga controlar o medo e fazer viagens curtas, assim como existem casos de pessoas que se sentem em pânico apenas ao pensar na possibilidade. O que pode ser um verdadeiro problema na vida deste indivíduo. 

Vamos pensar em uma pessoa que conseguiu uma promoção no trabalho. No entanto, no novo cargo que lhe foi atribuído, este profissional deverá fazer viagens rápidas de negócio. Para isso, ela irá precisar ir e voltar de avião. Tal ideia poderá impedi-lá de desempenhar a sua nova função e crescer profissionalmente. 

Como tratar o medo de avião?

O medo de avião não é algo simples que pode ser tratado somente com calmantes. É algo persistente e, por isso, é necessário a ajuda de um especialista, como um psiquiatra, psicólogo ou um hipnoterapeuta.

Logicamente, medicamentos podem fazer parte do tratamento. Mas antes, é preciso abordar a fobia de avião em todos os seus aspectos. Afinal, cada paciente é único e tem reações de intensidades diferentes para o medo de viajar de avião. 

Assim, além da prescrição de medicamentos por parte de um psiquiatra, alguns tratamentos podem ser realizados. Vamos conhecê-los:

Terapia cognitivo-comportamental

Este tratamento tem como foco ajudar o indivíduo a perceber o motivo que desencadeou o seu medo de avião.  Ao compreender os pensamentos e emoções que fazem com que você não consiga voar com tranquilidade, é possível trabalhar para melhorá-las. 

Durante a terapia cognitiva comportamental você irá refletir sobre experiências antigas e poderá identificar qual foi o evento causador inicial. Ademais, o profissional poderá identificar se o seu medo é consequência de outra fobia que você possui, tal como a acrofobia (o medo de altura).

Hipnose

A técnica de hipnose chamada de Ericksoniana também pode ajudar a combater o medo de avião. Através dela, é possível encontrar, dentro do seu subconsciente, o que levou você a ter medo de avião. 

O mais interessante desta forma de tratamento é que ele é feito de forma personalizada para cada indivíduo. Afinal, as experiências e angústias pessoais são únicas e merecem uma atenção especial para serem solucionadas. 

Confira um tratamento para aerofobia com o uso de hipnose:


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK