Inspire-se na história da Tesla

28/02/2021 às 10:14 Coaching

Inspire-se na história da Tesla

Imagine um carro ligado na tomada ao invés de ser abastecido no posto de combustíveis. Alie essa novidade a uma tecnologia de última geração, ausência total de fumaça no escapamento, design futurista, luxo e potência de dar inveja a qualquer motor V8.  Essa é a proposta inovadora da Tesla Motors, que promete fazer seus carros elétricos se tornarem um sonho de consumo de milhares de pessoas, além de darem mais qualidade de vida para todos, por não poluirem o ambiente. 

Por isso, esse post vai contar a história da norte-americana Tesla. Descubra o que está por trás da mente dos seus proprietários e por que a brilhante ideia de fabricar carros ecologicamente corretos já está dando certo em alguns países, com um mercado altamente explorável e rentável nos bastidores. Procura uma história de inovação e grande visão de negócios? Acabou de encontrar.

Tesla Motors: inovação em prol do meio ambiente

A história da Tesla é relativamente recente, se comparada com as histórias de outras marcas já contadas aqui em nosso blog. O ano é 2003, nos EUA. Os visionários empreendedores de sucesso Martin Eberhard, Marc Tarpenning, Ian Wright, Jeffrey Brian Straubel e Elon Musk fundaram a Tesla Motors. O objetivo da empresa era fabricar carros superesportivos e 100% elétricos.

Após anos de trabalho duro, pesquisas, investimentos e vários testes, a renomada equipe lançou, em 2006, o seu primeiro carro: o Tesla Roadster. O superesportivo conversível, de apenas dois lugares, tinha linhas extremamente agressivas e ao mesmo tempo um lindo design futurista. O modelo, que vinha com uma moderna bateria de íon de lítio com 6.831 células, tinha autonomia de 350 quilômetros e podia alcançar até 205 km/h. Nada mal para um protótipo inicial.

O Roadster era todo fabricado com fibra de carbono e, por incrível que pareça, não produzia nem um grama de fumaça. O primeiro modelo foi vendido em 2008. Nos anos seguintes, bilionários de todo o planeta se rendiam aos encantos da novidade da Tesla Motors. A produção do Roadster foi encerrada no ano de 2012, vendendo ao todo cerca de 2.600 unidades. As vendas do primeiro modelo de carro da Tesla foram o estopim para o desenvolvimento um modelo que fosse mais barato.

Outros lançamentos e mais sucesso

Ainda em 2012, depois de muita inovação e o uso inteligente da tecnologia, a Tesla lançou o Model S. O luxuoso e esportivo sedã grande conseguia acomodar confortavelmente até 7 passageiros e custava a partir de 63 mil dólares. O seu motor era do tamanho aproximado de um melão e esse carro elétrico conseguia rodar cerca de 425 quilômetros com uma única carga de bateria. O modelo chegava facilmente a 300 km/h, o que fazia inveja em muitos motores V8.

Além disso, o Model S era altamente tecnológico, extremamente seguro e vinha com um alto nível de conforto a bordo, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Nesse mesmo período, a Tesla começou a instalar os supercarregadores de baterias para seus carros em alguns pontos considerados estratégicos nas grandes cidades americanas.

Os proprietários dos carros dessa marca futurista já poderiam viajar de norte a sul sem preocupações. Com apenas 30 minutos de carga, é possível carregar 50% da bateria e rodar aproximadamente 250 quilômetros. O melhor de tudo: a carga na bateria é totalmente gratuita. A princípio foram instaladas mais de 250 estações de carregamento (superchargers) nos EUA, Europa, Canadá e Ásia.

Mais reconhecimento e visibilidade

Com o sucesso desse segundo modelo, a Tesla já era dona de 12% do segmento de carros de luxo, somente no estado americano da Califórnia. Em 2013, a marca já tinha vendido aproximadamente 4.700 unidades. Pode até não parecer, mais foi um número expressivo, já que os carros elétricos ainda são uma novidade em boa parte do mundo.

Em 2014, a Tesla anunciou ao mundo que vai investir pesado na fabricação de mais modelos elétricos e em baterias automotivas cada vez mais duráveis e eficientes, já que existirá uma crescente demanda por carros desse tipo em um futuro próximo. Segundo a marca, automóveis movidos a gasolina ou a diesel, que são os que mais poluem o ambiente, estão com os dias contados no mundo. Da mesma forma que a vitamina D faz bem para a nossa saúde, carros que não emitem poluentes também faz. 

Depois de uma maior consolidação no mercado automotivo, em que seus carros foram ganhando mais a confiança de milhares de clientes, principalmente os mais endinheirados, a Tesla Motors, anunciou em 2015, um investimento de 5 bilhões de dólares para a construção de uma enorme fábrica de baterias para carros elétricos. O ousado objetivo é suprir toda a demanda mundial.

Excelentes perspectivas de crescimento

Na visão da Tesla, a produção de baterias em escala industrial poderia fazer o preço dos carros elétricos despencarem, com o passar dos anos. E esse é o principal objetivo da marca: baixar o custo de produção para vender muito mais. Ainda em 2015, mais uma novidade no mercado: o lançamento do Model X, que é um moderno SUV da Tesla.

Já em 2016, a marca apresentou o Tesla Model 3 ao mercado mundial, que também fez bastante sucesso. Ainda nesse ano, a Tesla já contava com 616 estações de carregamento e 3.644 carregadores de baterias individuais. Com um lucro líquido de 331 milhões de dólares em 2020, a promissora marca Tesla Motors tem altíssimas chances de se dar muito bem no mercado automotivo. Está vendo como uma visão de futuro pode dar muito certo no mundo dos negócios?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK