Ghosting: o que define e como lidar com rompimentos cruéis

07/08/2023 às 14:04 Dicas

Ghosting: o que define e como lidar com rompimentos cruéis

Derivado da palavra ghost, que significa fantasma em inglês, o termo ghosting refere-se a um fenômeno muito comum nas relações atuais: quando uma pessoa com quem você costumava se relacionar começa a desaparecer, de forma súbita ou gradual.

Assim, ela para de responder às suas tentativas de contato, e quando você percebe já não existe mais nenhum tipo de relação com aquela pessoa que costumava ser próxima.

O ghosting, para quem o pratica, pode ser uma estratégia de fuga para não lidar com o enfrentamento, por exemplo, de uma conversa sincera. E para quem o recebe, pode ser o desencadeador de sofrimento emocional. 

Os 5 tipos de ghosting

Muito provavelmente, durante sua leitura do que é o ghosting, você deve ter pensado em uma relação romântica, correto? Contudo, este fenômeno não acontece apenas em relacionamentos amorosos. Por isso, veja a seguir, alguns dos tipos de ghosting mais comuns. 

Ghosting profissional

O ghosting profissional ocorre quando ocorre uma interrupção abrupta em negociações ou compromissos relacionados ao ambiente de trabalho. Isso pode acontecer quando um funcionário decide abandonar o emprego sem fornecer qualquer explicação ou aviso prévio à empresa.

Se você é usuário frequente de redes sociais para realizar compras ou vendas, é provável que já tenha sido vítima do ghosting profissional.

Quantas vezes você esteve envolvido em uma negociação de um produto e, de repente, a pessoa com quem estava negociando simplesmente parou de responder às suas mensagens? Ou talvez a pessoa tenha prometido retornar no dia seguinte, mas esse retorno nunca ocorreu? Você fica aguardando ansiosamente, até que finalmente desiste daquele contato.

Ghosting familiar

O ghosting familiar acontece quando um membro da família interrompe completamente o contato com outro membro ou com a família inteira, sem qualquer explicação ou aviso prévio. Isso pode ocorrer devido a conflitos, desentendimentos, diferenças ideológicas ou outros motivos pessoais. 

O ghosting familiar pode ser doloroso e desafiador emocionalmente para todas as partes envolvidas, uma vez que envolve a quebra de laços familiares e a falta de resolução dos problemas existentes.

Ghosting entre amizades

O ghosting entre amigos ocorre quando alguém termina uma amizade abruptamente, sem qualquer explicação ou comunicação. Isso pode acontecer devido a conflitos não resolvidos, mudanças de interesses, inveja, falta de tempo ou simplesmente porque a pessoa não deseja mais manter contato com o amigo.

O ghosting entre amizades pode deixar a pessoa que foi "fantasma" confusa, frustrada e magoada, uma vez que a falta de fechamento ou resolução pode ser difícil de lidar emocionalmente.

Ghosting romântico

O ghosting romântico é talvez o tipo mais conhecido e comentado de ghosting. Nesse caso, uma pessoa encerra abruptamente um relacionamento amoroso ou deixa de responder às mensagens e tentativas de contato do parceiro sem qualquer explicação ou término adequado.

O ghosting romântico pode deixar a pessoa deixada em suspense e confusa sobre o que deu errado no relacionamento, dificultando o processo de cura emocional.

Ghosting intermitente

O ghosting intermitente é um fenômeno em que uma pessoa mantém um padrão de interrupção de contato por períodos intermitentes. Em vez de encerrar abruptamente toda a comunicação, a pessoa desaparece por um tempo, reaparece e desaparece novamente, sem explicação clara.

Esse tipo de ghosting pode ser especialmente confuso e emocionalmente desgastante, pois dá esperanças de que o relacionamento possa ser retomado, apenas para ser interrompido novamente.

Existe explicação para esse sumiço?

Ainda que existam várias possíveis explicações para o ghosting, é importante ressaltar que cada situação é única e pode ter suas próprias razões subjacentes. Dentre as causas mais comuns do ghosting estão:

  • Conflito ou desentendimento: O ghosting pode ocorrer quando há um conflito não resolvido ou um desentendimento entre as partes envolvidas. Algumas pessoas optam por interromper completamente a comunicação como uma maneira de evitar confrontos ou lidar com situações desconfortáveis.

  • Mudança de interesse ou prioridades: Às vezes, as pessoas podem perder o interesse ou ter uma mudança de prioridades em relação a um relacionamento, amizade, emprego ou negociação. Nesses casos, elas podem optar por encerrar a comunicação sem dar explicações.

  • Medo de confronto ou confronto direto: Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com situações difíceis ou confrontos diretos. Elas podem optar pelo ghosting como uma forma de evitar confrontações emocionais ou confrontos desconfortáveis.

  • Falta de comunicação ou habilidades de enfrentamento: Algumas pessoas podem não ter as habilidades necessárias para lidar com conflitos ou confrontos de maneira adequada. Em vez de enfrentar a situação de frente, elas podem optar por interromper completamente a comunicação.

  • Insegurança ou medo de rejeição: O ghosting também pode estar relacionado a inseguranças pessoais ou ao medo de ser rejeitado. Alguém pode optar por se afastar sem dar explicações como uma maneira de evitar a possibilidade de ser rejeitado ou confrontado com suas próprias inseguranças.

É importante lembrar que o ghosting pode afetar profundamente a pessoa deixada sem resposta, causando confusão, angústia e mágoa. No entanto, entender as possíveis explicações pode ajudar a trazer alguma clareza para a situação, embora não justifique necessariamente a ação de ghosting em si.

Os impactos do ghosting na saúde mental de quem o sofre

Para muitas pessoas, lidar com um término normal é muito mais fácil do que lidar com um caso de ghosting. Afinal, quando não entendemos o porquê da relação ter chegado ao fim, fica muito mais difícil lidar com os sentimentos.

Pessoas que sofrem a ação de ghosting podem carregar consigo sentimentos de impotência, insegurança em relacionamentos futuros, baixa autoestima, além de traumas emocionais.

Aprenda a lidar e superar o término  

Se você sente que está sendo vítima de ghosting, é importante aprender a superar e lidar com o fenômeno sem que isso traga consequências maiores a sua saúde mental.

Assim, logo após perder o contato com a pessoa, é importante que você não fique tentando encontrar motivos para isso ter acontecido e, muito menos, coloque a culpa em si mesmo. Afinal, isso aconteceu por limitações da outra pessoa, não sua.

É hora de aceitar o término e não alimentar expectativas de que a pessoa vai voltar e dar explicações sobre o desaparecimento. Tire um tempo para você e pratique um hobbie que você gosta.

Além disso, buscar ajuda especializada pode ser um excelente caminho para aprender a lidar com os seus sentimentos e pensamentos. 

A hipnose é uma técnica terapêutica que pode ser utilizada para ajudar as pessoas a lidar com uma variedade de questões emocionais e comportamentais. No caso do ghosting, a hipnose pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar na superação e no processamento emocional do evento.

Se você quer aprender a controlar suas emoções e criar uma conexão profunda consigo mesmo, convidamos você a conhecer o curso de hipnose online do IBND - uma formação que com certeza transformará a sua vida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK