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Fique por dentro da história de sucesso da Ecoville no Brasil

13/12/2020 às 17:26 PNL

Fique por dentro da história de sucesso da Ecoville no Brasil

“Um dia vocês vão ser os melhores no que fazem, mas, para isso, precisam pensar grande”. Essa foi a marcante frase que dois irmãos empreendedores escutaram do pai quando ainda eram crianças. E esse sonho acabou se concretizando para os proprietários da Ecoville.

Esse artigo vai contar um pouco da trajetória de muito trabalho, foco e inovação dos irmãos Castelo, que começaram a Ecoville com 2 kombis usadas e tem hoje tem a marca da empresa espalhada por todo o país. Acomode-se no sofá que lá vem mais história!

Visão de negócios desde cedo

Os irmãos Leonardo e Leandro Castelo sempre sonharam em se tornar empreendedores. O apoio incondicional do pai, José Edmar Castelo, fazia essa vontade ainda se tornar mais evidente. Com as mudanças constantes da família por causa do emprego do pai, que era engenheiro, a adaptação era o ponto forte dos irmãos.

Como tinham uma grande admiração pela carreira do pai, ambos resolveram cursar engenharia e começaram a trabalhar na área escolhida, adquirindo a experiência necessária para entrar de vez no mundo dos negócios.

Alguns anos depois, Leandro e Leonardo, juntamente com o pai, resolveram abrir uma empresa de automação. Depois de apenas um ano, o negócio não deu certo e acabou fechando as portas. Mas os sócios não se deram por vencidos, pois o principal objetivo deles era impactar positivamente o maior número de pessoas possível.

Nascimento da Ecoville

Depois de fazerem uma boa pesquisa de mercado, os futuros empreendedores de sucesso decidiram mudar para a cidade de Joinville, em Santa Catarina. Mesmo diante das inúmeras incertezas de começar um negócio do zero novamente, a mudança para a cidade sulista aconteceu.

Com algumas economias, os sócios construíram um pequeno galpão e compraram 2 kombis para trabalhar com venda direta. Como a grana estava curta no início do negócio, Leonardo e Leandro passaram a morar no galpão. Eles produziam os produtos de limpeza à noite e os vendiam no dia seguinte nos veículos.

Foi uma época bastante complicada para os irmãos, até o negócio engrenar de vez e se estabilizar. Mas o “combustível” que não deixava os irmãos desistirem era o foco no trabalho e a vontade de empreender que, mesmo diante de tanto estresse diário, era cada vez maior.

A sorte estava ao lado dos irmãos

Depois de um período de aperto financeiro e muito trabalho, parecia que a sorte estava ao lado dos irmãos e donos da Ecoville. Eles começaram a desenvolver produtos de limpeza que tinham um altíssimo poder de diluição e com excelente custo x benefício para o cliente final.

Outro desafio que apareceu no meio do caminho envolvia a forma de vender os produtos. Depois de experiências positivas e negativas, os sócios finalmente encontraram um modelo de vendas que transformou a Ecoville em uma referência no mercado de produtos de limpeza.

Em meados de 2009, a empresa contratou 14 vendedores porta a porta e com carteira assinada. Pouco tempo depois, a duas kombis saíram de cena e deram lugar para 11 veículos que transportavam os produtos Ecoville que, cada dia mais, caíam no gosto das pessoas.

Premiação e crescimento

O rápido crescimento da marca chamou a atenção da renomada revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que promoveu uma competição entre mais de 2.600 empresas e premiou a Ecoville como sendo a ganhadora. Esse prêmio seria o estopim para mais um investimento.

Depois da inesperada vitória, os irmãos compraram 7 lojas completas. Além disso, o sucesso trouxe de brinde a estampa da Ecoville nas principais revistas de negócios do Brasil, o que fez a marca se tornar ainda mais conhecida nacionalmente.  Aos poucos, a empresa que começou em um simples galpão, se tornava um império.

Um dos segredos do sucesso da Ecoville, segundo seus sócios, foi um importante detalhe: eles começaram a ouvir e se espelhar em grandes empreendedores. Depois que começaram a fazer isso, o rumo dos negócios foi tomando grandes proporções, com o passar dos anos. Saber fazer uma boa gestão de talentos também é fundamental. 

Referência na Rede Endeavor 

Os dois sócios da Ecoville são uma referência na Rede Endeavor, que é uma rede de fomento às pequenas empresas para crescerem no mercado. Em 2015, a Ecoville investiu no projeto de rede de franquias e chegou, naquele mesmo ano, a 142. Quatro anos mais tarde, o número de franquias chegou a 268.

A meta dos irmãos é continuar crescendo ainda mais. Prova disso, é que Leonardo e Leandro Castelo contam com uma rede de mais de 400 mentores e pequenos empreendedores que estão dispostos a encarar o desafio de fazer a marca Ecoville se espalhar ainda mais pelo Brasil e, quem sabe, pelo mundo.

A grande vontade dos proprietários da Ecoville é que os consumidores entendam que ela mudou o formato e a experiência de compra de produtos de limpeza. Se depender da determinação dos irmãos Castelo, esse sonho pode estar bem perto de se realizar.

Essa história é a prova de que nenhuma dificuldade é grande o bastante para impedir o sucesso de um empreendimento. Agora é mãos à obra e boa sorte!

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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