Escuta empática: descubra essa habilidade de comunicação

29/01/2024 às 18:53 Coaching

Escuta empática: descubra essa habilidade de comunicação

Escutar é potencialmente a mais difícil habilidade da vida. Quantas vezes você já esteve em uma conversa quando na realidade a sua mente estava vagando por outros assuntos ou buscando respostas para o assunto em questão? Quase que inevitavelmente, uma palavra, uma frase de outra pessoa provoca uma conexão em seu cérebro, colocando uma trilha de lembranças ou possibilidades em movimento.

Contudo, seja no ambiente de trabalho ou mesmo em casa, uma boa comunicação é essencial para construir relações saudáveis e duradouras. E a escuta empática, por sua vez, é a habilidade que contribui para o relacionamento interpessoal.

Você verdadeiramente escuta ou só espera a sua vez de falar?

Vamos aprofundar nossos conhecimentos? Boa leitura!

O que é escuta empática?

Você já passou por uma situação de comunicação onde você estava falando mas percebeu que o outro não estava prestando atenção ou ficava a todo momento se distraindo, por exemplo, com mensagens no celular?

Esta situação é o extremo oposto da escuta empática que valoriza, sobretudo, a capacidade de concentração e de compreender verdadeiramente o que o interlocutor está comunicando de forma a se colocar em seu lugar. Afinal, a empatia é exatamente isso: colocar-se no lugar do outro, reconhecendo seus sentimentos e comportamentos.

Mas, afinal, qual a sua importância?

Em uma rotina que demanda nossa atenção em diversos eventos, essa habilidade encontra-se cada vez mais comprometida, contudo, treinar essa habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal é essencial por diversos motivos.

A seguir, confira algumas das principais razões para praticar a escuta empática em diferentes contextos da sua vida, seja profissional ou pessoal.

  • Ajuda na construção de bons relacionamentos: quando demonstramos disposição para ouvir com empatia, os outros ficam naturalmente inclinados a compartilhar experiências conosco, ajudando a estabelecer mais confiança e interações positivas, além de incrementar o networking

  • Contribui para a disseminação de gentilezas: ao construir uma atitude mais empática, é natural que comecemos a agir com mais gentileza em nossa vida cotidiana e que aquelas pessoas próximas a nós comecem a se espelhar em nossa atitude, gerando uma verdadeira corrente do bem.

  • Ajuda a expandir a criatividade: a escuta empática traz segurança a quem participa e, dessa maneira, a sensação de confiança para expressar opiniões e pontos de vista é generalizada. E é nesse momento que a criatividade aflora e grandes ideias podem surgir.

  • Favorece o aumento da produtividade: quando nos sentimos confiantes, a motivação para trabalhar é maior, a produtividade aumenta e os resultados se tornam cada vez mais positivos. 

  • Favorece o desenvolvimento da inteligência emocional: e empatia, além de ser uma das competências comportamentais mais valorizadas nas empresas, é um dos pilares que sustentam a inteligência emocional. 

Aprenda a ouvir com empatia 

Para utilizar a escuta empática em favor da construção de uma comunicação positiva, há alguns princípios básicos que devem ser desenvolvidos. Confira quais são eles a seguir:

  1. Não julgue

Quando escutamos alguém, é natural que o nosso cérebro dispare uma série de julgamentos sobre o que está sendo dito, isso porque todos nós carregamos nosso próprio conjunto de valores e visões de mundo.

Contudo, a forma como pensamos é apenas a nossa maneira de compreender a realidade, o que nem sempre coincidirá com a visão do outro. Por isso, é preciso sempre se policiar para evitar julgamentos durante a fala do outro. 

  1. Aprenda a ler nas entrelinhas

A escuta empática não consiste apenas na compreensão literal das palavras ditas pela outra pessoa, mas também na leitura de entrelinhas, ou seja, em compreender as emoções que estão passando pela mente daquele indivíduo.

O nosso corpo diz muito mais do que as nossas palavras. Talvez, durante a conversa, você perceba que a pessoa parece confusa ou envergonhada. Responda a isso com mais afirmações, mantenha uma posição confiante e fale devagar e com calma. 

  1. Espere a sua vez de falar

Manter suas opiniões até que a outra parte pergunte demonstra que você valoriza seu ponto de vista e respeita seus desejos.

Se, após compartilhar suas ideias, a pessoa perguntar sua opinião, você pode dá-la. Caso contrário, é melhor simplesmente ouvir e dar pequenos agradecimentos ou sinais não-verbais de concordância.

  1. Esteja 100% presente

Um aspecto de grande importância na escuta empática é estar 100% presente na conversa. Portanto, pare o que estiver fazendo e ouça plenamente a pessoa. Quando um indivíduo fala, mas o outro se dedica a outra atividade em simultâneo, fica difícil estabelecer uma relação de empatia e conexões profundas, concorda?

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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