Dicas de Coaching: O que é e como fazer uma avaliação 360 graus?

26/04/2019 às 14:03 Coaching

Dicas de Coaching: O que é e como fazer uma avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta poderosíssima que você aprende no Curso de Coach. O uso desse tipo de avaliação tende a trazer inúmeros benefícios para a vida profissional e pessoal de qualquer indivíduo.

Neste artigo, vamos lhe explicar o que é a avaliação 360 graus em linhas gerais e lhe mostrar quais são os benefícios dessa técnica.

O potencial da avaliação 360 graus está na coleta de feedback. Isso mesmo, o feedback é a base desse processo. Você vai entender melhor como a avaliação 360 é desenvolvida ao longo do texto.

O que é a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta que visa analisar a percepção de um grupo de usuários que convivem com uma pessoa. Essa ferramenta costuma ser bastante utilizada no ambiente corporativo para a avaliação de profissionais e gestores.

A intenção da avaliação 360 graus é estimular a melhora contínua de colaboradores e gestores dentro de uma empresa.

E isso acontece através de feedbacks, geralmente realizados por meio de questionários, onde superiores e subordinados respondem perguntas apontando como é o convívio com outros profissionais.

Esse método também é muito utilizado em lojas de varejo, clínicas de saúde e operadoras de telefonia para que os clientes possam dar feedback sobre o atendimento de um grupo ou de um funcionário.

 E para completar a avaliação 360 graus, o próprio profissional também deve se auto avaliar para que ele identifique quais são seus pontos fortes e os pontos em que precisa melhorar.

A avaliação dos feedbacks gera insights importantes para que colaboradores e gestores consigam trabalhar de forma integrada e busca a excelência no desenvolvimento de seus trabalhos.

Quais são os principais fatores da avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus ganhou este nome, justamente por que é uma ferramenta do Coaching, que consegue fazer uma análise completa sobre uma pessoa. Através dessa ferramenta é possível avaliar os seguintes fatores:

  • Capacidade e potencial de crescimento;
  • Habilidades técnicas e emocionais;
  • Pontos de destaque;
  • Pontos a melhorar;
  • Perfil de comportamento.

Também conhecida como avaliação multi visão e feedback 360 graus, a ideia deste tipo de avaliação é unir as opiniões pessoais e de terceiros para uma avaliação completa, ou seja, de dentro para fora (autoavaliação) e de fora para dentro (feedback de colaboradores e clientes).

Dessa forma, é possível compreender as necessidades profissionais e pessoais de um indivíduo e utilizar as ferramentas adequadas para desenvolver suas habilidades e ajuda-lo a alcançar os seus objetivos.

Como funciona uma avaliação 360 graus?

Agora, vamos explicar como uma avaliação 360 graus pode ser feita. Para isso, vamos usar o exemplo de aplicação no mundo empresarial. Confira o passo a passo para a realização de uma avaliação 360 graus abaixo:

  • Definição de competências: Nessa parte, gestores e colaboradores se reúnem para definir quais são as principais habilidades que um profissional precisa ter para atingir os resultados dentro da empresa, de acordo com a sua função. Isso facilita o entendimento dos colaboradores em relação ao que a empresa espera deles profissionalmente.
  • Treinamento: Aqui, os colaboradores passam por um treinamento, onde é passado para eles, como fazer uma avaliação correta de seus colegas de trabalho. Isso acontece para refinar os feedbacks e potencializar as chances de uma avaliação imersiva que traga resultados.
  • Feedback é confidencial: Uma das explicações sobre a avaliação 360 graus remete a confidencialidade dos feedbacks. Os avaliadores e avaliados não se identificam durante o processo para evitar a exposição de profissionais e gerar conflitos desnecessários durante o processo.
  • Hora das perguntas: Essa é a hora de formular o questionário de perguntas e passar para os colaboradores anotarem o seu feedback. Essa é uma parte crucial do processo, porque é onde ele começa e onde ele pode trazer resultados positivos para a empresa.
  • Feedback: Com os questionários em mãos, os avaliadores vão anotar os principais pontos de destaque e pontos a melhorar do colaborador avaliado. Depois, vão se reunir com ele e apresentar o feedback obtido sobre suas ações. Com o conhecimento dos dados, o colaborador passa a ter uma percepção maior sobre seu trabalho e isso ajuda, principalmente, a aprimorar os pontos em que precisa melhorar. 

Quais são os principais benefícios da avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta do Coaching que estimula o crescimento e aproveitamento de todo potencial profissional de um colaborador.

Veja abaixo quais são os principais benefícios que o processo pode trazer para o avaliado:

  • Possibilidade de autoavaliação;
  • Identificação de pontos a melhorar;
  • Identificação das principais habilidades;
  • Percepção geral sobre seu trabalho;
  • Desenvolvimento rápido de habilidades;
  • Direcionamento para melhora de desempenho.

Estes são apenas alguns dos benefícios que uma avaliação 360 graus pode trazer para a vida pessoal ou profissional de qualquer pessoa.

Essa ferramenta é muito utilizada no Coaching, principalmente no meio empresarial, para acelerar o crescimento de indivíduos e de empresas no mercado atual.

Com o relatório gerado pela avaliação, o avaliado possui em mãos as informações de que precisa para realizar as mudanças necessárias em busca de um melhor desempenho.

O processo costuma ser bastante eficaz para o crescimento profissional e pessoal quando aplicado por profissionais de Coaching e entendido por avaliadores e avaliados.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK