Dicas de Coaching: O que é e como fazer uma avaliação 360 graus?

26/04/2019 às 14:03 Coaching

Dicas de Coaching: O que é e como fazer uma avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta poderosíssima no coaching. O uso desse tipo de avaliação tende a trazer inúmeros benefícios para a vida profissional e pessoal de qualquer indivíduo.

Neste artigo, vamos lhe explicar o que é a avaliação 360 graus em linhas gerais e lhe mostrar quais são os benefícios dessa técnica.

O potencial da avaliação 360 graus está na coleta de feedback. Isso mesmo, o feedback é a base desse processo. Você vai entender melhor como a avaliação 360 é desenvolvida ao longo do texto.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

O que é a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta que visa analisar a percepção de um grupo de usuários que convivem com uma pessoa. Essa ferramenta costuma ser bastante utilizada no ambiente corporativo para a avaliação de profissionais e gestores.

A intenção da avaliação 360 graus é estimular a melhora contínua de colaboradores e gestores dentro de uma empresa.

E isso acontece através de feedbacks, geralmente realizados por meio de questionários, onde superiores e subordinados respondem perguntas apontando como é o convívio com outros profissionais.

Esse método também é muito utilizado em lojas de varejo, clínicas de saúde e operadoras de telefonia para que os clientes possam dar feedback sobre o atendimento de um grupo ou de um funcionário.

 E para completar a avaliação 360 graus, o próprio profissional também deve se auto avaliar para que ele identifique quais são seus pontos fortes e os pontos em que precisa melhorar.

A avaliação dos feedbacks gera insights importantes para que colaboradores e gestores consigam trabalhar de forma integrada e busca a excelência no desenvolvimento de seus trabalhos.

Quais são os principais fatores da avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus ganhou este nome, justamente por que é uma ferramenta que consegue fazer uma análise completa sobre uma pessoa. Através dessa ferramenta é possível avaliar os seguintes fatores:

  • Capacidade e potencial de crescimento;
  • Habilidades técnicas e emocionais;
  • Pontos de destaque;
  • Pontos a melhorar;
  • Perfil de comportamento.

Também conhecida como avaliação multi visão e feedback 360 graus, a ideia deste tipo de avaliação é unir as opiniões pessoais e de terceiros para uma avaliação completa, ou seja, de dentro para fora (autoavaliação) e de fora para dentro (feedback de colaboradores e clientes).

Dessa forma, é possível compreender as necessidades profissionais e pessoais de um indivíduo e utilizar as ferramentas adequadas para desenvolver suas habilidades e ajuda-lo a alcançar os seus objetivos.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Como funciona uma avaliação 360 graus?

Agora, vamos explicar como uma avaliação 360 graus pode ser feita. Para isso, vamos usar o exemplo de aplicação no mundo empresarial. Confira o passo a passo para a realização de uma avaliação 360 graus abaixo:

  • Definição de competências: Nessa parte, gestores e colaboradores se reúnem para definir quais são as principais habilidades que um profissional precisa ter para atingir os resultados dentro da empresa, de acordo com a sua função. Isso facilita o entendimento dos colaboradores em relação ao que a empresa espera deles profissionalmente.
  • Treinamento: Aqui, os colaboradores passam por um treinamento, onde é passado para eles, como fazer uma avaliação correta de seus colegas de trabalho. Isso acontece para refinar os feedbacks e potencializar as chances de uma avaliação imersiva que traga resultados.
  • Feedback é confidencial: Uma das explicações sobre a avaliação 360 graus remete a confidencialidade dos feedbacks. Os avaliadores e avaliados não se identificam durante o processo para evitar a exposição de profissionais e gerar conflitos desnecessários durante o processo.
  • Hora das perguntas: Essa é a hora de formular o questionário de perguntas e passar para os colaboradores anotarem o seu feedback. Essa é uma parte crucial do processo, porque é onde ele começa e onde ele pode trazer resultados positivos para a empresa.
  • Feedback: Com os questionários em mãos, os avaliadores vão anotar os principais pontos de destaque e pontos a melhorar do colaborador avaliado. Depois, vão se reunir com ele e apresentar o feedback obtido sobre suas ações. Com o conhecimento dos dados, o colaborador passa a ter uma percepção maior sobre seu trabalho e isso ajuda, principalmente, a aprimorar os pontos em que precisa melhorar. 

Quais são os principais benefícios da avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma ferramenta que estimula o crescimento e aproveitamento de todo potencial profissional de um colaborador.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Veja abaixo quais são os principais benefícios que o processo pode trazer para o avaliado:

  • Possibilidade de autoavaliação;
  • Identificação de pontos a melhorar;
  • Identificação das principais habilidades;
  • Percepção geral sobre seu trabalho;
  • Desenvolvimento rápido de habilidades;
  • Direcionamento para melhora de desempenho.

Estes são apenas alguns dos benefícios que uma avaliação 360 graus pode trazer para a vida pessoal ou profissional de qualquer pessoa.

Essa ferramenta é aplicada no coaching, principalmente no meio empresarial, para acelerar o crescimento de indivíduos e de empresas no mercado atual.

Com o relatório gerado pela avaliação, o avaliado possui em mãos as informações de que precisa para realizar as mudanças necessárias em busca de um melhor desempenho.

O processo costuma ser bastante eficaz para o crescimento profissional e pessoal quando aplicado por profissionais de coaching e entendido por avaliadores e avaliados.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

  • DESCONTO DE ATÉ 60%
  • ATÉ 60%
Todos os Direitos Reservados ®