De vendedor de roupas para um dos maiores estilistas do mundo. Conheça a trajetória Ralph Lauren.

12/10/2020 às 09:54 Coaching

De vendedor de roupas para um dos maiores estilistas do mundo. Conheça a trajetória Ralph Lauren.

Se você já foi a um desfile de moda, sabe que diversas marcas famosas estão nos bastidores. Mas para que uma linda modelo desfile na passarela usando uma peça da sua coleção de roupas, é preciso trabalhar duro e se destacar no mercado, antes de mais nada.

Por isso, vamos te contar a história de um dos estilistas mais famosos do mundo fashion: Ralph Lauren. Conheça um pouco da trajetória desse empresário que começou trabalhando como vendedor de roupas e hoje tem uma fortuna estimada em 7 bilhões de dólares. Agora é hora de se inspirar!

Ralph Lauren: talento para os negócios

Nascido em 1939 na cidade de Nova York (EUA), Ralph Lifshitz, que mais tarde ficaria conhecido como Ralph Lauren, teve uma infância relativamente tranquila e sempre frequentou a escola regularmente. Depois de perceber o seu gosto pelos negócios, Ralph entrou para a faculdade para se especializar, mas abandonou o curso antes da formatura.

Em 1962, foi servir ao exército norte americano e deixou a carreira militar dois anos mais tarde. Depois da baixa, em 1964, Ralph Lauren descobriu sua verdadeira paixão: a moda. Por isso, começou a trabalhar como assistente de vendas em uma tradicional loja de roupas masculinas de Nova York, permanecendo lá por três anos.

Criação da empresa Ralph Lauren

Em 1967, Lauren, com 28 anos de idade e pouca experiência no mundo da moda, resolveu se arriscar e fundou a empresa que leva o seu nome. No início, o empreendimento se limitava na produção exclusiva de gravatas. Para esse empreendedor, o seu principal desafio era saber como alcançar o sucesso e manter o foco no trabalho. 

Como havia trabalhado anteriormente para um fabricante deste acessório masculino, Ralph acabou pedindo permissão ao presidente da empresa para começar a produzir sua própria linha de gravatas. A resposta foi positiva. O futuro de sucesso de Ralph Lauren era só uma questão de tempo.

Inauguração da Polo

Como tinha que colocar a mão na massa para que sua empresa prosperasse, Ralph Lauren lançou a sua primeira coleção de roupas Polo, exclusivamente para homens. Como tinha uma grande afinidade por esse esporte (polo), o estilista escolheu esse nome diferenciado para se destacar ainda mais.

Em 1969, a famosa loja de departamentos Bloomingdale´s demonstrou interesse em comercializar as peças produzidas por Ralph Lauren e começou a vende-las. Isso foi o estopim para essa marca de prestígio ficar na mente de milhares de consumidores.

Com a excelente visão de mercado de Lauren, sua empresa também começou a produzir peças de roupas para o público feminino, em 1971. Foi exatamente nessa época que surgiu a famosa logomarca da grife Ralph Lauren: o jogador de polo.

Na década de 1970, os negócios da Ralph Lauren iam de vento em polpa e, cada vez mais, lojas da marca eram abertas em pontos estratégicos das grandes cidades em todo os EUA. O resultado não poderia ser diferente: vendas aumentando de forma exponencial.

Camisa polo: o carro-chefe dessa grife de sucesso

Provavelmente você deve conhecer a famosa camisa masculina polo, que tem cores bem distintas e vem com a estampa do jogador de polo do lado esquerdo. As primeiras unidades dessa peça, que foi um dos grandes triunfos da Ralph Lauren, foram criadas em 1972 e são comercializadas até hoje.

O sucesso de vendas foi tão grande que, ainda nos anos 70, diversos atores e atrizes de filmes consagrados na época, começaram a usar as peças de roupas da famosa grife Ralph Lauren, consolidando ainda mais a marca no cenário da moda. Mas Ralph sempre manteve sua concentração no trabalho, por isso, tudo estava dando certo. 

Roupas infantis, perfumes e modernos acessórios

Na segunda metade da década de 70, o estilista foi além e lançou a sua primeira linha de perfumes, roupas infantis e acessórios. A famosa “ home collection” era uma linha exclusiva de diversos artigos para casa que foi apresentada ao público de uma forma tão original, que era impossível não comprar.

O fato é que, a famosa grife de roupas, perfumes e decoração de interiores com a singular assinatura de Ralph Lauren, sempre vai garantir aos seus clientes algo muito mais do que moda, ou seja, um estilo de vida moderno.

Além de ter se tornado um renomado estilista, os perfumes Polo, criados por Ralph Lauren, são facilmente notados por sua fragrância única e indescritível. A linha é apresentada em quatro versões e têm altas vendas em todo o mundo, sempre inovando.

Rumo aos negócios internacionais

Os anos 1980 foram de ouro para Ralph Lauren. Logo no início da década, em 1981, foi inaugurada a primeira loja internacional da famosa grife de roupas, em Londres. E cada vez mais, lojas e mais lojas da marca foram sendo abertas por todo o mundo. Em 1997, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores de Nova York.

O sucesso e a credibilidade eram tamanhos, que Ralph Lauren emprestou o nome que faz menção a sua marca para um restaurante famoso de Nova York, o The Polo Bar, que está em pleno funcionamento até hoje. Ralph Lauren deixou o cargo de CEO da sua empresa no ano de 2015.

Ele é presidente executivo da companhia e lidera todo o setor de criação da mesma. E pensar que tudo começou com uma ideia brilhante de um vendedor de roupas que queria ter o seu próprio negócio. Isso é que podemos chamar de foco e determinação.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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