Conheça os principais subsistemas de RH

27/04/2021 às 18:17 Coaching

Conheça os principais subsistemas de RH

O setor de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é um dos mais importantes de qualquer organização. Todas as contratações, demissões, bem como a complexa gestão de pessoas, são de responsabilidade dessa área. Mas você sabia que existem subsistemas de RH que também são essenciais para o bom andamento das atividades desse setor? Continue a leitura desse post e saiba mais.

Subsistemas de RH 

Conheça quais são os 5 subsistemas de RH, bem como a importância de cada um deles para qualquer organização que deseja fazer uma boa gestão do seus colaboradores: 

Recrutamento 

Esse primeiro subsistema de RH diz respeito ao suprimento de mão de obra qualificada para ocupar os cargos em aberto dentro de uma empresa. O recrutamento e a seleção de futuros talentos pode até parecer simples, mas não é. Para que esse subsistema funcione conforme deveria, é necessário que haja um bom entendimento da situação atual do mercado de trabalho. 

Isso se faz necessário para que a organização consiga recrutar colaboradores que tenham o perfil adequado para as vagas que precisam ser preenchidas. Dessa forma, é necessário adotar estratégias eficientes de divulgação de oportunidades de emprego que visam atingir candidatos que atendam todos os pré-requisitos.

Depois da fase de recrutamento, o próximo objetivo é a seleção dos talentos que tenham o perfil compatível com o que está sendo exigido. E para isso são aplicados testes práticos, provas de habilidade, entrevistas ou qualquer outro tipo de abordagem que mostre qual ou quais candidatos têm o perfil profissional mais adequado para as vagas em questão. 

Avaliação 

Esse subsistema de RH tem como objetivo fazer uma avaliação do desempenho dos colaboradores e descrever todos os cargos de uma organização. Pode ser bastante trabalhoso, pois é preciso fazer um levantamento de todas as informações relevantes sobre as funções e o desempenho dos funcionários. A hipnoterapia pode ser de grande utilidade dentro das empresas. 

Em suma, a avaliação faz as atribuições dos cargos de uma empresa. Esse minucioso trabalho vai descrever tudo aquilo que envolve a realização de uma determinada tarefa e mostrar onde ela se enquadra em alguma das estratégias da organização. Até as exigências que o candidato deve preencher para ocupar tal cargo, faz parte desse processo. 

Depois que os cargos forem definidos, devem ser criadas métricas que irão mensurar o desempenho de cada colaborador, bem como todo o levantamento de informações sobre os pontos que precisam ser aprimorados de cada membro da equipe. As avaliações de desempenho servem para nortear esse complexo trabalho no dia a dia, seja para promover ou demitir um funcionário.

Motivação 

Mais um dos importantes subsistemas de RH. O nível de motivação e satisfação dos colaboradores é essencial dentro de qualquer ambiente corporativo. Esse subsistema é o responsável por buscar alternativas que recompensem os colaboradores por seus esforços ou metas alcançadas, mas que, ao mesmo tempo, proponham desafios diários, a fim de despertar a motivação de crescer dentro da empresa. 

Funcionários desmotivados e insatisfeitos na organização podem ser pouco produtivos, o que interfere negativamente no alcance dos objetivos. Por isso, é preciso que haja um esforço em conjunto para avaliar se os colaboradores estão recebendo um salário justo com o cargo exercido e compatível com a média do mercado de trabalho. Isso é primordial para a sua satisfação pessoal. 

Uma outra maneira de fazer o colaborador se sentir mais satisfeito com a empresa, é oferecer benefícios ao mesmo. Plano de saúde, odontológico, ticket refeição, transporte, premiações extras, dentre outros, são excelentes formas de garantir a sua motivação. Em suma, tudo deve ser feito para que o funcionário esteja sempre motivado e satisfeito. 

Desenvolvimento 

Uma empresa é feita de pessoas e, sem elas, nada funciona ou vai para frente. Os colaboradores são capazes de se desenvolver e adquirir novos conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, como a sinergia. Esse importante subsistema visa garantir esse aprimoramento constante, a fim de que os funcionários consigam colocar em prática todo o seu potencial. 

Uma organização que investe no desenvolvimento dos integrantes das suas equipes, acaba incentivando, mesmo que de forma indireta, a retenção de talentos. Afinal, todo mundo gostaria de fazer parte de uma organização que se preocupa com o desenvolvimento dos seus colaboradores e ofereça oportunidades de crescimento na carreira. 

Permitir o aprendizado efetivo de tudo aquilo que diz respeito ao seu cargo, pode ser extremamente gratificante para o funcionário, que vai estar sempre capacitado e estimulado a dar o melhor de si, todos os dias. Para colocar em prática essa estratégia, existem diversos tipos de treinamentos específicos para cada função desenvolvida.  

Monitoramento 

Como o próprio nome diz, esse subsistema de RH tem o objetivo de fazer um minucioso acompanhamento individual do colaborador. Com o uso de uma importante ferramenta, conhecida como feedback, o objetivo é checar se todos os setores da empresa estão trabalhando de acordo com as normas e os padrões previamente estabelecidos. 

Todas as informações levantadas através dos recursos tecnológicos disponíveis, devem ser armazenadas para posterior análise. Elas servem para nortear os gestores e líderes na hora de realizar ações preventivas ou corretivas, quanto às práticas não autorizadas, por exemplo. 

O constante monitoramento de todos os processos que acontecem dentro de uma organização, é fundamental para que tudo flua da maneira como deveria, sem imprevistos, perda de tempo ou de dinheiro. A tecnologia está a favor do empreendedor, por isso, faça bom uso das ferramentas disponíveis.

Agora é colocar em prática os 5 subsistemas de RH e fazer uma excelente gestão de pessoas em sua empresa. Seus colaboradores agradecem!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK