Conheça a síndrome do F.O.R.T.O (Fear of Returning to the Office)

28/06/2023 às 11:44 Dicas Hipnose

Conheça a síndrome do F.O.R.T.O (Fear of Returning to the Office)

A pandemia trouxe ao mundo a necessidade emergencial de distanciamento social, e, consequentemente, introduziu o home office como um normal para a grande maioria das pessoas.

Contudo, com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19, muitas empresas encontram o desafio de retomar a rotina do trabalho presencial.

Em todo esse contexto, surge uma nova síndrome que tem desafiado organizações a convencerem seus colaboradores da importância da volta ao escritório: a F.O.R.T.O (Fear of Returning to the Office), em português, medo de voltar ao escritório.

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Esse é um conteúdo desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento.

Como a pandemia afetou a nossa relação com o trabalho?

A pandemia de Covid-19 afetou profundamente nossa relação com o trabalho, criando uma série de desafios e incertezas que contribuíram para o surgimento da síndrome do F.O.R.T.O. (Fear of Returning to the Office).

Uma das principais mudanças causadas pela pandemia foi o aumento do trabalho remoto, que se tornou uma solução necessária para evitar a propagação do vírus.

Embora essa mudança tenha trazido algumas vantagens, como a flexibilidade de horários e a redução do tempo gasto em deslocamentos, ela também pode ter contribuído para o aumento da ansiedade e do estresse entre os trabalhadores.

Muitas pessoas sentiram falta do convívio social e da separação entre vida profissional e pessoal que costumava existir quando se ia para o escritório. Além disso, a adoção do trabalho remoto aumentou a carga de trabalho e a sensação de estar sempre disponível, o que levou à exaustão e à falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal entre muitas pessoas.

O que é a FORTO?

A Síndrome do F.O.R.T.O. é um medo irracional de retornar ao escritório e retomar a rotina de trabalho presencial. O termo F.O.R.T.O. é um acrônimo em inglês para "Fear of Returning to the Office".

Esse medo pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, incluindo a possibilidade de contrair Covid-19 no ambiente de trabalho, a dificuldade de se readaptar à rotina presencial depois de um longo período trabalhando em casa, o estresse e a ansiedade causados pela incerteza em relação ao futuro do trabalho, entre outros.

É possível combater essa síndrome. Veja como.

Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a superar a Síndrome do F.O.R.T.O. e retomar a rotina de trabalho presencial com confiança e tranquilidade. Algumas dessas estratégias incluem:

  • Fale sobre seus medos: É importante falar abertamente sobre seus medos e ansiedades com colegas de trabalho, amigos e familiares. Eles podem oferecer apoio e perspectivas úteis para enfrentar esses medos.

  • Faça pequenas mudanças: Em vez de retornar diretamente à rotina de trabalho presencial, tente fazer pequenas mudanças em sua rotina, como trabalhar alguns dias por semana no escritório e alguns dias em casa.

  • Busque ajuda profissional: Se você está enfrentando ansiedade e medo excessivos em relação ao retorno ao escritório, buscar ajuda profissional é uma opção recomendada. A hipnoterapia, por exemplo, pode ajudar a acessar o subconsciente e trabalhar as emoções e crenças que estão causando o medo e a ansiedade em relação ao retorno ao trabalho presencial.

A hipnose pode ser eficiente para superar o medo de voltar ao escritório!

A hipnose é uma técnica terapêutica que pode ajudar a tratar diversos problemas emocionais e psicológicos, incluindo a Síndrome do F.O.R.T.O. Durante a sessão de hipnose, o terapeuta utiliza sugestões e técnicas para acessar o subconsciente e trabalhar as emoções e crenças que estão causando o medo e a ansiedade em relação ao retorno ao trabalho presencial.

A hipnoterapia pode ser especialmente eficiente para tratar a Síndrome do F.O.R.T.O., pois permite que o terapeuta trabalhe com as emoções e crenças subjacentes ao medo de retornar ao escritório, muitas vezes de forma mais rápida e eficiente do que outras abordagens terapêuticas.

Quer aprender mais sobre essa poderosa ferramenta? Conheça o curso de hipnose online do IBND!

Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK