Conheça a história da Danone

15/12/2020 às 16:42 PNL

Conheça a história da Danone

Algumas marcas ficam tão em evidência na mente dos consumidores que fica até difícil não se lembrar delas quando vemos um determinado produto, seja de consumo ou de uso diário. É claro que para se chegar a esse almejado patamar de referência, é preciso trabalho duro, foco, resiliência e, sobretudo, visão de negócios.

A Danone é um ótimo exemplo de tudo isso. Esse post vai te contar a história dessa marca que é uma das preferidas dos consumidores. Saiba como ela se tornou popular em todo o mundo e o que está por trás de todo esse sucesso com o público. Continue a leitura e tire o máximo de proveito dela!

Danone: início bastante modesto

A história da Danone começa em 1919 na Espanha, quando Isaac Carasso resolveu empreender. Em um pequeno galpão na cidade de Barcelona, ele começou a produzir iogurte feito com leite fresco: nascia a Danone. A princípio, o produto era apenas para o consumo familiar.

Devido a grande aceitação de todos em casa, Carasso resolveu arriscar e aumentou sua produção para comercializar o iogurte. Em 1923, a Danone começou a vender seus deliciosos iogurtes em farmácias da região.

O que o empreendedor não esperava era o tamanho sucesso que seus produtos faziam entre os consumidores.

Os anos se passaram e a Danone acabou prosperando por toda a Espanha. Em 1929, a marca expandiu os negócios para a vizinha França, o que acabou dando certo.

Em 1932, uma fábrica da Danone foi inaugurada nos arredores de Paris. Já em 1942, a marca resolveu atravessar o Atlântico e foi introduzida nos EUA, começando por Nova York.

Crescimento acelerado rumo ao sucesso

Os anos 1940 foram marcantes para a Danone. Com os negócios indo a todo vapor na Espanha e na França, chegava a hora de inovar ainda mais. Em 1947, a marca lançou o iogurte de morango em garrafas, o que fez um baita sucesso entre os consumidores em todo os Estados Unidos.

Os famosos iogurtes “Fruity” aromatizados foram criados em 1953, juntamente com uma intensa campanha publicitária com slogans marcantes que ficaram na mente do público. Em 1958, a Danone construiu a segunda fábrica em Paris, pois a demanda por seus produtos era cada vez maior.

O ano de 1967 foi marcado pela fusão da Danone e a Gervais, que era uma fabricante de queijos francesa.  O objetivo era a expansão dos negócios para outros segmentos do setor alimentício.

Em 1970, o cremoso e aclamado Danette foi lançado no mercado mundial e se tornou um dos campeões de vendas.

Chegada ao Brasil e lançamento de uma nova linha de produtos

Ainda em 1970, a Danone desembarca em terras brasileiras trazendo o seu primeiro iogurte feito com polpa de frutas. O sucesso da Danone foi tanto no Brasil, que a produção de iogurtes pulou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

Essa década em especial foi marcada pela inauguração de diversas fábricas em todo o mundo. Todo empreendedor de sucesso deve ter um autoconhecimento bem aguçado.

Em 1973, foi lançado no Brasil um produto que se tornou o carro-chefe dessa marca espanhola: o Danoninho, que é vendido até hoje. Esse produto teve uma enorme aceitação, principalmente pelo público infantil, sendo um dos mais disputados nas prateleiras. Em 1979 foi a vez do delicioso Danette ser apresentado aos brasileiros.

Para aumentar ainda mais as vendas no Brasil, já que era um mercado altamente promissor, a Danone investiu massivamente em campanhas publicitárias voltadas para as crianças. Se você tem mais de 40 anos, certamente se lembra do conhecido slogan “Danoninho vale por um bifinho”. Os produtos faziam cada vez mais sucesso.

Anos 80 e 90: mais inovação da Danone em todo o mundo

Em 1986, a Danone resolveu expandir ainda mais os negócios e acabou entrando para o segmento de biscoitos e bolachas, adquirindo a General Biscuit. Já em 1988, com os negócios indo de vento em polpa também nos EUA, a Danone lança a sua linha exclusiva de iogurtes light, que eram benéficos para a flora intestinal e para a digestão.

Em 1989, a Danone inovou um pouco mais e lançou o iogurte Corpus, considerado de baixa caloria. Em 1994, a Danone fez uma parceria rentável com a Companhia Campineira de Alimentos e começou a vender biscoitos com sua marca estampada nas embalagens, fortalecendo-a ainda mais.

Em 1995, a famosa linha Actimel foi lançada no mercado pela Danone, o que revolucionou o mercado de produtos saudáveis, especialmente iogurtes. Mais de 20 países consomem os produtos dessa linha. Quanto mais as necessidades dos consumidores são atendidas, maiores são as chances de sucesso de qualquer negócio.

A Danone conquista o paladar dos clientes

Em 2000, a Danone resolve ampliar sua linha de produtos lácteos frescos ofertados a milhares de consumidores brasileiros, já que era um mercado com um enorme potencial. Sendo assim, a empresa compra a marca Paulista, se tornando a maior fabricante de produtos lácteos do Brasil.

Em 2007, a marca lançou um ícone que seria extremamente apreciado por adultos e crianças: o cremoso iogurte Grego. Esse foi o estopim para que as vendas ficassem ainda mais aquecidas em todo o mundo. Nos anos seguintes, novos produtos Danone (tradicionais e light) foram lançados no mercado.

Atualmente, a Danone se tornou um império e líder global em produtos lácteos frescos, marca presença em mais de 120 países, conta com cerca de 102.500 colaboradores e teve faturamento de 6,14 bilhões de euros em 2019. A marca ainda detém 35% do mercado nos EUA.

Em todo o mundo, a Danone comercializa mais de 6 milhões de copos de iogurtes com mais de 100 sabores diferentes por dia. Agora não vai faltar inspiração para você empreender, não é?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK