Conheça a cativante história da Gatorade

11/02/2021 às 11:17 PNL

Conheça a cativante história da Gatorade

Imagine você praticando um exaustivo exercício aeróbico em casa ou em uma academia. Depois de malhar bastante e suar a camisa por um bom tempo, a sede pode ser incontrolável, certo? E para repor todos os sais minerais perdidos durante a transpiração, nada melhor do que um bom Gatorade geladinho para se hidratar e dar todo aquele “gás” para continuar a malhação.

Por isso, vamos te contar a história de sucesso dessa marca, que se tornou a preferida da maioria dos atletas profissionais ou amadores. Saiba porque nenhuma outra marca concorrente foi capaz de desbancar a Gatorade e conheça o segredo para conquistar milhões de pessoas em todo o mundo. Continue a leitura, pois boas histórias você encontra aqui em nosso blog.

Gatorade: ideia genial pensada na hora certa

Tudo começa em 1965, nos EUA, quando os renomados cientistas Robert Cade, Alejandro de Quesada, Dana Shires e Jim Free desenvolveram a fórmula de uma bebida que tinha alto poder de hidratar, fornecer mais energia para os músculos e repor todos os sais minerais perdidos durante a transpiração excessiva, ocasionada pela prática de esportes. Nascia o isotônico mais famoso do mundo: o Gatorade.

As primeiras versões dessa bebida eram compostas de água purificada, sódio, potássio, açúcar, suco de limão e fosfato. Nos anos seguintes, o agradável e refrescante sabor do Gatorade (inicialmente no sabor limão) acabou conquistando o paladar de milhares de praticantes de atividades físicas, entre amadores e profissionais.

Pouco a pouco, a bebida foi ganhando cada vez mais visibilidade no mercado e o seu consumo era cada vez maior, principalmente em épocas de altas temperaturas. Em 1969, o isotônico passou a ser vendido para outros estados americanos, por causa da grande aceitação do público. Assim como a vitamina D, a boa hidratação também é fundamental para a saúde.

Anos 70 e 80: a Gatorade se consolida ainda mais

Em 1970, com o sucesso cada vez maior da bebida isotônica, a marca inovou em sua embalagem, que trouxe uma logomarca extremamente original. O famoso desenho de um raio se tornaria o símbolo oficial do Gatorade até os dias de hoje, com pequenas alterações com o passar das décadas. Em 1973, o Gatorade sabor laranja foi lançado no mercado.

Na década de 80, a marca Gatorade começou a sua distribuição em praticamente todo o território americano. A grande procura por esse produto fez as vendas desse isotônico aumentarem exponencialmente. Em 1983, o Gatorade ganhava mais dois sabores: suco de frutas e uva. Nessa época, intensas campanhas publicitárias foram feitas para divulgar ainda mais o produto.

Já em 1988, a marca é apresentada ao Brasil e aos italianos, trazendo um apelativo slogan destinado aos atletas. A bola da vez foi o lançamento do Gatorade sabor citrus cooler, que tinha um sabor agradabilíssimo e também teve grande aceitação. A bebida era a preferida dos atletas, especialmente os de alta performance, que a associavam com uma melhor qualidade de vida.

Anos 1990 e 2000: expansão dos negócios e solidez no mercado

Em 1993, a marca Gatorade começou o seu plano de expansão dos negócios para outros países e foi apresentado na Austrália, Cingapura e México. Já em 1996, a bebida era comercializada em 45 países em todo o mundo, conquistando um maior número de consumidores.

Ainda nessa década, o Gatorade foi lançado nas versões:  latas, pó, e garrafas. Além disso, a bebida também ganhou outros sabores como melancia, maçã, tangerina, framboesa, morango-kiwi e cereja. Esse isotônico se tornava cada vez mais popular entre os amantes de práticas esportivas de todo o mundo. A Gatorade conquistava o mundo.

Com os negócios indo de vento em polpa, os anos 2000 foram marcados por mais inovação, tanto nas embalagens (que se tornavam cada vez mais atrativas e práticas), quanto nos sabores, que ganhavam novas fórmulas. Em 2002, até as crianças que tinham entre 8 e 12 anos foram contempladas com uma versão exclusiva do Gatorade. Nos anos seguintes, novas fórmulas da bebida foram lançadas.

Inovação é a marca registrada do Gatorade

Os constantes avanços tecnológicos foram cruciais para a marca Gatorade, especialmente na década de 2010, onde novas fórmulas foram lançadas. Versões 100% naturais, com ingredientes de altíssima qualidade, em barras, orgânicas, sem calorias, em cápsulas, sem açúcar e carboidratos e novas linhas de produtos Gatorade com diferentes sabores foram lançadas no mercado. Parcerias rentáveis com diversos ícones dos esportes também foram estabelecidas.

Por causa da extrema eficiência que o isotônico Gatorade tinha quanto à reposição energética e de sais minerais do corpo, a bebida se tornou a mais vendida do mundo, dentro do seu segmento, em 2016. Suas fórmulas cada vez mais originais e provenientes de pesquisas aprofundadas na área da saúde, fizeram o Gatorade e seus criativos slogans se tornar um ícone de sucesso.

Além de nunca descuidar da sua identidade visual, atualmente, o isotônico Gatorade marca presença em 80 países e tem faturamento anual de 5,5 bilhões de dólares. Esse famoso produto pode ser encontrado em 50 diferentes sabores e variações. Somente no mercado norte americano, cerca de 3 bilhões de litros da bebida são vendidos todos os anos. No Brasil, os produtos Gatorade abocanham cerca de 70% do mercado.

Está vendo como uma ideia exclusiva, estratégias de marketing eficientes e inovações constantes podem fazer qualquer empresa prosperar? Agora é com você!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK