Como o coaching pode ajudar a melhorar minha vida financeira

23/04/2019 às 11:48 Coaching

Como o coaching pode ajudar a melhorar minha vida financeira

O processo de Coaching pode ser aplicado em qualquer área da vida. E como é bastante difícil manter as finanças em dia, afinal todo mês são contas e mais contas chegando, o Coaching financeiro tem se disseminado entre os brasileiros.

Conseguir manter as finanças sob controle é um objetivo de muitas pessoas.

E como para muitas é difícil conseguir manter o equilíbrio entre o que se gasta e o que se ganha, a ajuda de um Coach pode ser essencial para voltar a ter tranquilidade financeira.

O auxílio do Coaching se faz ainda mais necessário, quando a pessoa já possui dívidas e precisa entender como pode zerar os débitos.

Tenho certeza que você está muito interessado em saber como o Coaching financeiro pode lhe ajudar.

No decorrer do texto explicaremos o que é Coaching financeiro, como ele funciona e quais são seus benefícios.

O que é Coaching Financeiro?

O Coaching financeiro é a aplicação da metodologia por um profissional capacitado com o intuito de ajudar uma pessoa a enfrentar suas dificuldades financeiras, fazendo-a enxergar o que ela precisa melhorar para ter finanças saudáveis.

O Coach especializado em finanças consegue avaliar friamente a situação financeira junto com o Coachee, para ajudá-lo a encontrar onde estão os pontos de desequilíbrio em seu orçamento.

Depois de identificar os pontos onde o Coachee precisa melhorar, o Coach auxilia na montagem de um plano de ação que visa a recuperação ou o equilíbrio financeiro do Coachee.

Contar com a ajuda de um Coach para finanças é essencial, principalmente em momentos de urgência, quando o indivíduo percebe que está atolado em dívidas.

E mesmo que a pessoa não esteja cheia de dívidas, apenas queira buscar uma vida financeira mais regrada e se manter seus gastos sob controle, ter um Coach pode ajudar a acabar com os empecilhos que impedem a saúde financeira.

Como funciona o processo de Coaching financeiro?

Agora que você já sabe o que o Coach financeiro faz, é hora de entender como este profissional pode lhe ajudar, na prática, a ter o controle de suas finanças.

Veja abaixo como o processo de Coaching Financeiro acontece entre Coach e Coachee:

  • Passo 1 – Análise da relação do Coachee com seu dinheiro: Como você se relaciona com o seu dinheiro? Quais são seus maiores gastos? Inicialmente, o Coaching Financeiro busca responder estas e outras perguntas.

Na primeira sessão, o Coach ajuda o Coachee a entender como ele se relaciona com o próprio dinheiro e encontrar os pontos em que ele pode melhorar. Aqui, se começa a traçar um plano de ação para que o Coachee adote os comportamentos financeiros necessários para o equilíbrio de suas contas.

  • Passo 2 – Levantamento de gastos e renda: Para montagem de um plano de ação assertivo, o Coach auxilia o Coachee a fazer um levantamento de seus gastos e sua renda. O intuito é achar formas de otimizar ambos, ou seja, fazer o Coachee passar a

Isso é um passo importantíssimo para que está com dívidas, por exemplo. Os endividados precisam aprender a controlar os gastos, mas também aumentar a sua renda para saldarem as dívidas mais rapidamente.

  • Passo 3 – Controle dos gastos e da renda: Aqui o Coachee começa a botar em prática o que foi definido no plano de ação. Ele começa a criar hábitos como anotar gastos, e claro, evitar certos gastos desnecessários. O Coachee também começa a buscar formas de aumentar a sua renda.

Nessa fase, o indivíduo está introduzindo novos hábitos financeiros, por isso é preciso ter muita disciplina para manter o controle, principalmente sob os próprios gastos.

  • Passo 4 – Alcance dos objetivos: A definição de objetivos também faz parte do processo. No Coaching as metas devem ser mensuráveis. Uma pessoa não inicia um processo financeiro com um objetivo como gastar menos. Isso é muito subjetivo.

O Coach ajuda o Coachee na elaboração de metas palpáveis. Quem está com dívidas, por exemplo, deve ter em mente o montante necessário e estipular um prazo para saldá-la.

Já pessoas que não estão com dívidas, mas não tem controle financeiro e sentem que poderiam gastar melhor o seu dinheiro, podem ter como objetivo fazer uma viagem, aumentar a renda e x%, reduzir os gastos em x%. Ter objetivos bem definidos é essencial para o sucesso no processo de Coaching financeiro.

Para quem é indicado o Coaching financeiro e quais são seus benefícios?

 O Coaching Financeiro é um processo que pode ajudar qualquer pessoa a equilibrar suas finanças, saldar dívidas, tirar projetos do papel e a realizar sonhos.

Veja abaixo quais são os benefícios do Coaching financeiro:

  • Pessoas endividadas podem saldar suas dívidas mais rapidamente e adotar novos hábitos para evitar a contração de novos débitos;
  • Empreendedores que visam realizar investimentos para o crescimento de suas empresas passar a ter um auxílio para qualificar os gastos e aumentar a receita;
  • Pessoas que estão tentando tirar algum projeto ou sonho do papel pode encontrar as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos.

Como vimos durante o texto, o Coaching financeiro é um processo altamente positivo para qualquer pessoa.

Todos nós temos sonhos a realizar, alguns possuem dívidas que crescem mês a mês, então ter a ajudar de um profissional que possa nos ajudar a manter o controle é fundamental para termos uma vida financeira saudável.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK