Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar um ambiente harmônico em família com a Constelação Familiar?

09/01/2021 às 08:43 Constelacao

Como criar um ambiente harmônico em família com a Constelação Familiar?

Conviver em ambientes saudáveis é fundamental para o nosso desempenho. Independente de onde for, seja em casa, no trabalho ou na academia, criar uma harmonia que favoreça as relações é essencial para que possamos crescer.

Construir um ambiente harmônico não é fácil principalmente em família. São muitas regras, características e dogmas envolvidos, mas calma! A constelação familiar pode lhe ajudar criar um ambiente harmônico.

Estar em um ambiente tranquilo de boa convivência é essencial para o nosso bem-estar, faz muito bem a nossa saúde mental e física. Esse é sem dúvidas o principal benefício de prezar pela harmonia nos relacionamentos. Qualidade de vida!

O que podemos chamar de “ambiente harmônico”?

Podemos dizer que um ambiente harmônico é um local onde as interações entre as pessoas são equilibradas e responsáveis. Neste ambiente, as pessoas são sociáveis e estão abertas a novas opiniões. Assim, o relacionamento é baseado em gentileza, cordialidade e sinceridade.

O que mais vemos por aí são ambientes ruins onde pessoas não se entendem, elas se agridem verbalmente, se machucando sem nem perceber. Isso não é tão raro no convívio familiar, sempre há uma disputa, um conflito por menor que seja o desentendimento.

E isso acaba afetando a nossa qualidade de vida. Quando vivemos em um ambiente ruim, ficamos mais tristes, menos motivados, mais cansados e saturados do que podemos chamar de “energias ruins”.

Por isso, a Constelação Familiar é uma boa saída para reconstruir o ambiente familiar, transformando-o em um ambiente harmônico. Esse deve ser o desejo de todos do núcleo familiar, que precisam trabalhar para construírem um ambiente harmônico.

Como criar um ambiente harmônico?

A Constelação Familiar ensina alguns caminhos para criar um ambiente harmônico. É preciso deixar bem claro, que aqui daremos apenas algumas dicas, para construir um ambiente favorável, o ideal é que você e sua família passem pelo processo para imergirem nessa busca. Confira as nossas dicas abaixo:

Respeito como base dos relacionamentos

O primeiro passo para criar um ambiente harmônico é basear as relações no respeito. O respeito deve ser mútuo e virar uma cultura familiar. Para isso, é importante desfazer os principais conflitos internos entre familiares.

Isso é fundamental para que, pelo menos, familiares possam respeitar as opiniões divergentes uns dos outros e conviver em paz.

Por meio da constelação familiar será muito mais fácil colocar o amor do que a razão em primeiro lugar. Introduzindo o respeito como peça essencial do convívio familiar, sua família dá o primeiro passo para construir um ambiente harmônico.  

Conheça o nosso curso em Constelação Familiar.

Feedback para fortalecer os relacionamentos

Você sabe o que é Feedback? Ainda não? Bom, outro fator importante para criar um ambiente harmônico é criar o hábito de trocar feedback com os demais familiares. Isso é fundamental para estreitar relações e diminuir a chance de novos conflitos surgirem.

É essencial que vocês estejam prontos para dar um feedback sincero uns aos outros. O ideal é que vocês sempre o façam com críticas e elogios construtivos e evite levar para o lado pessoal. Assim, fica mais fácil para que todos os familiares compreendam uns aos outros e se respeitem mutuamente.

Comemorem as conquistas uns dos outros

Um fator extremamente importante para criar um ambiente harmônico em família é dividir as conquistas com todos. Qualquer pequeno sonho realizado é importante! Não se esqueça disso! Vocês devem criar o hábito de comemorar as conquistas uns dos outros.

Isso será muito favorável ao ambiente. Crie o hábito de dividir e comemorar as conquistas com todos da família. Estimule os demais membros a fazerem o mesmo, isso será essencial para um convívio familiar mais harmônico.

Quais são os principais benefícios de conviver em um ambiente harmônico?

Conviver em um ambiente harmônico faz toda a diferença em nossa vida, abaixo vamos citar os principais benefícios de viver em ambientes harmônicos, confira:

Qualidade de vida

Falamos lá em cima e repetimos aqui! Conviver em um ambiente harmônico aumenta nossa qualidade de vida. Isso porque esses ambientes possuem um equilíbrio, não há tantos conflitos e nada que vá perturbar a nossa mente ou prejudicar o nosso corpo físico.

Quando os familiares estão em harmonia, fica tudo em paz! Viver em um ambiente onde as relações são harmoniosas, tudo ocorre de forma respeitosa é essencial para a nossa qualidade de vida.

Proximidade com familiares

Viver em um ambiente harmônico também nos ajuda a estreitar o nosso relacionamento com familiares. Tendo o respeito como base das relações fica muito mais fácil estreitar os laços familiares, se envolvendo mais na vida de outros membros do núcleo familiar, criando um elo entre todos.

Faça o nosso curso em Constelação Familiar!

Aprenda a criar um ambiente harmônico em seu núcleo familiar e ajuda outras famílias a conseguirem o mesmo. Aqui no IBND possuímos uma formação completa em Constelação Familiar. Não perca mais tempo! Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®