Coaching motivacional: conheça os benefícios para empresas

14/11/2023 às 20:57 Coaching Dicas

Coaching motivacional: conheça os benefícios para empresas

Faça uma rápida busca no Google ou no seu site de busca preferido pela palavra “motivação”, e tenho certeza que você irá se deparar com centenas de conteúdos que oferecem dicas sobre como aumentar ou manter-se motivado no trabalho.

Para além de hards e soft skills, a motivação é um fator indispensável para alcançarmos nossas metas e objetivos e, num contexto empresarial, é o combustível que guia o crescimento saudável e sustentável de um negócio.

Não à toa, a busca por coaching motivacional explodiu nos últimos anos, fazendo desta carreira uma via financeira interessante e necessária no contexto atual do mercado.

Neste conteúdo, você vai conferir:

  • Um olhar para a motivação no ambiente de trabalho brasileiro

  • O que é coaching motivacional

  • O que não é coaching motivacional

  • Os benefícios do coaching motivacional nas empresas

  • Como se tornar um coach motivacional

Um olhar para a motivação no ambiente de trabalho brasileiro

O desengajamento é um grave problema que afeta empresas em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Um estudo de agosto de 2023 da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a consultoria Mercer, comprovou que os trabalhadores brasileiros estão desmotivados. Segundo a pesquisa, apenas 34% dos trabalhadores se dizem satisfeitos com seu trabalho, enquanto 56% se declaram insatisfeitos.

E, para pior este cenário, outro estudo da consultoria de gestão Bain & Company destaca que um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados.

Para além da perda de produtividade, as consequências da desmotivação são diversas, tanto para os colaboradores quanto para as empresas:

  • Aumento do absenteísmo;

  • Aumento do turnover;

  • Perda de competitividade no mercado;

  • Aumento dos custos de gestão de pessoas;

  • Baixa potencial para atração de novos talentos profissionais.

Ao olhar para as consequências que equipes desmotivadas provocam, fica claro o porquê a busca e interesse de empresas por coaching motivacional tem crescido nos últimos anos.

Um estudo de 2022 do relatório "The Business Value of Coaching" realizado pela consultoria McKinsey & Company constatou que as empresas que investem em coaching motivacional têm uma produtividade 20% maior e um absenteísmo 30% menor, além de uma taxa de rotatividade 50% menor.

Interessante, não é? 

Mas, afinal, o que é coaching motivacional?

Para entender o que é coaching motivacional, vamos utilizar um exemplo real e bastante comum da sua aplicação em empresas:

Ao analisar o desempenho do quadro dos colaboradores ao final do trimestre, o time de recursos humanos observou que grande parte da equipe de marketing não estava atingindo os objetivos e metas propostos.

Ao conversar com os colaboradores, os profissionais de RH notaram uma grande desmotivação da equipe.

Neste exemplo, o papel do coach motivacional será o de trabalhar com a equipe para identificar as causas da desmotivação e, assim, desenvolver estratégias em grupo e individualmente para aumentar o engajamento.

O coach pode, por exemplo, ajudar os colaboradores a estabelecer metas mais realistas, desenvolver um plano de ação e criar um ambiente de trabalho mais motivador.

O coaching motivacional é um ramo do coaching que se concentra em ajudar as pessoas a identificar suas motivações, metas e aspirações pessoais, e depois desenvolver estratégias para alcançá-las.

É uma abordagem que visa inspirar e motivar as pessoas a atingirem seu pleno potencial, tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais, como vimos no exemplo fornecido.

Então, o que NÃO é coaching motivacional?

Ao falar em coaching motivacional, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade de diferenciar essa abordagem de outros eventos, tais como palestras e terapia. Vamos entender as diferenças.

O coaching motivacional se concentra em estabelecer metas e motivações, fornecendo um guia personalizado e estratégias específicas para alcançar esses objetivos. Ele é orientado para a ação e muitas vezes de curto prazo.

Palestras, por outro lado, são eventos unidirecionais que visam inspirar ou educar uma audiência, com informações gerais, sem personalização. Elas são tipicamente eventos únicos e não oferecem interação direta com o palestrante.

Por fim, a terapia é voltada para a saúde mental e emocional, explorando questões profundas do passado, emoções e pensamentos. Ela envolve uma relação de confiança entre terapeuta e paciente, com discussões abertas e pode ser de curto ou longo prazo, dependendo das necessidades do paciente.

Os benefícios do coaching motivacional nas empresas

Os benefícios do coaching motivacional podem ser particularmente relevantes quando aplicados nas empresas. Confira:

  1. Melhoria no desempenho individual

O coaching motivacional ajuda os funcionários a definirem metas de desempenho e a se concentrarem em alcançá-las, resultando em um aumento na produtividade e eficácia.

  1. Engajamento dos funcionários

O coaching promove um maior engajamento dos funcionários, pois os ajuda a se sentirem valorizados, apoiados e motivados em seu trabalho.

  1. Desenvolvimento de liderança

Líderes e gerentes podem se beneficiar do coaching motivacional para aprimorar suas habilidades de liderança, melhorar a comunicação e inspirar suas equipes.

  1. Tomada de decisões estratégicas

O coaching ajuda os tomadores de decisão a explorarem alternativas e a tomarem decisões mais estratégicas e informadas, beneficiando a empresa como um todo.

  1. Redução do estresse e conflitos

O coaching pode auxiliar na gestão do estresse e na resolução de conflitos, criando um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.

  1. Desenvolvimento de competências

Os funcionários podem aprimorar suas habilidades técnicas e comportamentais por meio do coaching, contribuindo para seu crescimento profissional.

  1. Cultura Organizacional Positiva

O coaching pode ajudar a criar uma cultura organizacional positiva, onde o desenvolvimento e o aprendizado contínuo são valorizados.

Você pode se tornar um coach motivacional e ajudar a transformar vidas!

O mercado de coaching está em constante expansão. Até 2030, este mercado deverá crescer 26%, segundo o relatório "The Future of Work" da McKinsey Global Institute.

Indo em contramão as profissões do futuro que dependem da tecnologia como aliada, o coaching motivacional é uma das profissões mais resistentes às mudanças tecnológicas, pois se baseia em relacionamentos humanos e na capacidade de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos.

Em solo nacional, a empresa de consultoria Mercer mostra que 72% das empresas brasileiras oferecem programas de coaching para seus funcionários, e, portanto, este é um mercado para quem está em busca de uma nova e rentável profissão. 

Comece sua jornada como coach motivacional

No Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), você encontra um curso de coaching completo para te tornar uma referência na aplicação desta abordagem tão essencial entre as grandes marcas empregadoras do Brasil.

Nossa formação é a única a oferecer dupla certificação que aplica a metodologia validada internacional NLPEA e AHDE. Viva essa experiência!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK