Coaching digital: o que é e qual a sua importância?

13/07/2022 às 17:56 PNL

Coaching digital: o que é e qual a sua importância?

Na era digital, os novos analfabetos serão aqueles que não saibam interagir com as tecnologias online. Estas, por sua vez, avançam com tamanha rapidez que a figura do coaching digital tem adquirido cada vez mais importância dentro das empresas.

Desde o momento em que nascemos estamos aprendendo. E esse aprendizado não pode parar, afinal, devemos acompanhar as constantes mutabilidades, principalmente se almejamos o crescimento profissional.

Mas a verdade é que nem sempre somos capazes de aprender sozinhos, às vezes precisaremos da ajuda de uma pessoa mais experiente, ou seja, um mentor.

No dicionário da língua portuguesa, o termo coach é definido como o “profissional especializado no processo de desenvolvimento de competências profissionais e/ou pessoais através de técnicas de motivação do cliente”, algo que, sem dúvidas, se torna fundamental num mundo em que a digitalização avança a uma velocidade vertiginosa.

Através do coaching digital, empresas podem obter inúmeros benefícios, como desenvolver as competências da equipe e melhorar o desempenho profissional, consequentemente aumentando a produtividade de toda a cadeia empresarial. 

Interessante, não é mesmo? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto neste conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento.

O que é o coaching digital?

Na era digital, o coaching pode atuar ajudando empregados de uma empresa a melhorar a sua relação de utilização das tecnologias de informação, bem como facilitar as ferramentas colaborativas digitais de forma a potencializar o trabalho em equipe, quer dos trabalhadores nos escritórios da empresa ou em home office.

Por exemplo, se dentro de uma empresa é necessário criar um departamento de marketing, um coach digital poderá identificar as pessoas necessárias para a área e as competências digitais em que necessitam formação e apoio, ajudando-as a adquirir essas competências.

Objetivos do coaching na era digital

A transformação digital de uma empresa é um processo no qual o modelo de negócio tradicional da empresa se adapta a um novo modelo digital, podendo nesse caso seguir o programa de um coaching digital. 

Entre os objetivos desse profissional podemos destacar os seguintes:

  • Impulsionar a digitalização dos colaboradores;

  • Maximizar oportunidades ofertadas pelas tecnologias de modo a melhorar a produtividade;

  • Acompanhar os colaboradores no seu processo de adaptação ao novo modelo digital;

  • Acompanhar gestores na implementação da estratégia digital, bem como no desenvolvimento de ações para alcançá-la;

  • Acompanhamento da realização de metas e objetivos definidos;

  • Fornecer o suporte necessário para ajudar a tornar a digitalização mais rápida e eficiente.

Estar atento as mudanças e inovações tecnológicas é algo fundamental a todo empreendedor e colaborador de uma empresa, afinal, em um mundo em constante modificação aqueles que melhor sabem se adaptar serão os que obterão mais resultados positivos. 

E aliar esse entendimento a uma consultoria especializada com um coaching digital pode ser vital para alterar os rumos da sua vida e carreira, em todos os aspectos. 

Esse é um assunto do seu interesse e que pode beneficiar ao seu negócio? Conheça o curso de coaching e não deixe também de conferir outros conteúdos no blog do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK