Automatização de processos: saiba mais sobre esse assunto

15/10/2021 às 11:06 Coaching

Automatização de processos: saiba mais sobre esse assunto

Os constantes avanços tecnológicos permitem uma gestão empresarial muito mais eficiente no dia a dia. A execução de tarefas rotineiras fica muito mais simples e rápida, o que se traduz em uma maior produtividade dos colaboradores. Diante desse contexto, surge um termo cada vez mais conhecido no meio corporativo: a automatização de processos. Esse artigo vai te mostrar do que se trata e as vantagens de adotar essa nova tendência, que se tornou a sensação do momento. Fique conosco até o final e boa leitura! 

O que é automatização de processos? 

Podemos dizer que é uso inteligente de ferramentas e recursos na hora de executar tarefas consideradas repetitivas e operacionais, dentro das empresas. A automatização de processos envolve uma moderna integração de sistemas com o auxílio da inteligência artificial. Além disso, ela  possibilita aos profissionais automatizar atividades repetitivas, deixa informações importantes centralizadas, bem como gerencia e controla todas as tarefas. 

A automatização de processos é uma maneira inteligente e sustentável de fazer uma gestão muito mais eficiente de qualquer empresa. De brinde, ela garante resultados mais satisfatórios, maior qualidade no trabalho, menores índices de erros e um considerável aumento em toda a produtividade da equipe, que vai fazer tudo o que fazia antes em um tempo bem menor.  Conheça os ensinamentos do livro Quem pensa enriquece.

Vantagens da automatização de processos

Agora que você sabe o que é automatização de processos, conheça as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio: 

Maior produtividade

Essa talvez seja a principal vantagem da automatização de processos. Ela vai deixar os colaboradores muito mais produtivos, ou seja, todas as tarefas serão feitas pelo mesmo número de pessoas, em menos tempo e garantindo resultados mais positivos. Algumas ferramentas, se bem usadas, podem ser úteis para garantir uma maior produtividade de toda a empresa. Por exemplo, o que antes demorava uma eternidade para ser feito, com a automatização de processos, poderá ser realizado com poucos cliques. 

Menos tarefas repetitivas

Sabe aquelas tarefas chatas, cansativas e repetitivas que precisam ser feitas dentro das empresas? A automatização de processos chegou para acabar de vez com elas. E isso se traduz em uma maior motivação dos colaboradores, em menos cansaço físico ou mental e em um maior tempo livre para exercitarem a sua criatividade e o aprimoramento de outras habilidades a favor da sua empresa. Por isso, essa nova tendência pode ser um ótimo estímulo para que a sua força de trabalho elabore ações mais estratégicas. 

Promove a integração entre os setores

Mais uma boa vantagem da automatização de processos. Com ela, a integração entre todos os setores de uma empresa fica muito maior, o que permite uma gestão bem mais eficiente no dia a dia. Todas as informações ficam 100% alinhadas e a comunicação bem mais eficiente e sem ruídos, o que se traduz em um ciclo produtivo mais benéfico e vantajoso para todos os envolvidos com a organização.

Produtos e serviços padronizados

A automatização de processos também permite que os seus produtos e serviços fiquem padronizados, o que é um chamariz para atrair bons investimentos e negócios para a sua empresa. Sem mencionar que esse tipo de estratégia garante uma gestão de qualidade muito mais eficaz. O resultado é um menor índice de falhas, maior satisfação dos consumidores e uma equipe treinada em um menor tempo. Descubra o que é o complexo de inferioridade.

Permite a análise de desempenho

Você deve ter percebido que a automatização de processos traz excelentes vantagens para qualquer tipo de negócio. Ela também permite realizar uma análise de desempenho através da emissão de relatórios ou planilhas detalhadas sobre a performance de toda a organização. O melhor de tudo é que esses documentos podem ser semanais, diários ou mensais. E toda essa modernidade pode deixar uma empresa muito mais competitiva no mercado. 

Maior transparência nas negociações

A automatização de processos também se revela crucial para oferecer uma maior transparência nas negociações com os clientes. Afinal, eles precisam conhecer a origem do seus produtos e todas as demais informações pertinentes a sua fabricação. Com o uso de modernos softwares, é possível mostrar toda a idoneidade e transparência da sua empresa perante as leis brasileiras e para os consumidores, que podem se tornar fiéis. 

Redução considerável de custos

Finalmente, a automatização de processos se traduz em uma considerável redução de custos para o empreendedor, o que é sempre bem-vindo, especialmente em época de retração econômica. Imagine a economia gerada para a sua empresa com o aumento da produtividade dos colaboradores, a integração entre os setores, a padronização dos produtos ou serviços e uma minuciosa análise de todo o desempenho do negócio com o auxílio da tecnologia. É como encontrar ouro! 

Exemplos de automatização de processos

Conheça algumas áreas em que é possível aplicar a automatização de processos e desfrutar de todas as vantagens citadas acima: 

  • Automatização de processos industriais;

  • Automatização de processos de TI (tecnologia da informação);

  • Automatização de processos da área de compras;

  • Automatização de processos financeiros ou contábeis. 

Está vendo como a automatização de processos é fundamental para uma empresa que deseja prosperar e se tornar referência em seu segmento de atuação? Agora é mãos à obra e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK