Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Aprenda a dizer NÃO: confira as nossas dicas

10/03/2021 às 11:05 Dicas

Aprenda a dizer NÃO: confira as nossas dicas

A maioria das pessoas está sobrecarregada de tarefas e sofrendo com o esgotamento mental por conta de sua própria incapacidade em dizer NÃO. Isso mesmo, o simples ato de não conseguir recusar nenhum pedido pode prejudicar bastante o desenvolvimento pessoal de qualquer um.

Se você é uma pessoa que tem bastante dificuldade para dizer NÃO a alguém, independente do motivo, leia este artigo até o fim. Aprender a dizer NÃO faz parte do processo de amadurecimento de todos nós, sendo um fator essencial para a conquista dos objetivos ao longo da vida.

Entre outros fatores, podemos citar o medo da rejeição e a vergonha como motivos decisivos para evitar recusas a qualquer custo. Por conta disso, pessoas se tornam prestativas demais, deixando as suas prioridades de lado para atender as necessidades dos outros.

Separamos abaixo uma lista com dicas valiosas para lhe ajudar a entender a importância de dizer NÃO, e finalmente, começar a praticar isso no seu dia a dia, confira:

Defina prioridades

Todos nós temos objetivos que queremos conquistar ao longo da vida. Eles são importantes para nós, por isso merecem boa parte da nossa atenção. E esses objetivos devem ser tidos como as nossas prioridades. Conquistá-los deve ser a nossa prioridade.

Aqui está a importância de aprender a dizer NÃO. Se você não aprender a recusas convites para a realização de tarefas, você se distanciará cada vez mais dos seus objetivos. Por isso, a primeira dica é aprender a definir prioridades.

Dessa maneira, você pode reservar um espaço na sua agenda para realizar as atividades que te levarão a conquista de seus objetivos. Dessa forma, você entender que não pode dar conta de todas as demandas de terceiros e que precisa pensar mais em você para se sentir feliz e realizado.

Pratique a empatia ao dizer NÃO

Quando for recusar uma tarefa, você precisa ter mais empatia. Isso é importante para que a pessoa entender que você não a ajudou porque não pôde e não porque não quis. Por isso, seja sincero e evite inventar desculpas mirabolantes na hora de recusar tarefas.

Sempre que for preciso dizer NÃO a alguém, seja gentil e honesto. Explique os seus motivos, enfatize que tem tarefas a cumprir e decline do convite com cordialidade. Dessa maneira, você não tratará a pessoa de forma grosseira e ela entenderá os seus motivos com clareza.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Barre o medo da rejeição

Ser uma pessoa agradável é importante ao longo da vida. Afinal, precisamos ser gentis com as pessoas que amamos, cultivar bons relacionamentos, isso é muito importante. Mas ser agradável a qualquer custo já é um grande problema. Quando sentimos medo da rejeição, acabamos evitando qualquer tipo de palavra negativa para não “ferir” os outros. O problema é que com isso ferimos a nós mesmos.

Por isso, é importante encarar o medo da rejeição e perceber que não vale a pena ser agradável em todos os momentos. É preciso preservar a nossa individualidade e não ficar refém dos julgamentos alheios para crescer. Então, evite ser agradável a qualquer custo, dando prioridade aos seus objetivos no seu dia a dia.

Se preocupe com o seu bem-estar!

Você está se cuidando? Se você não aprende a dizer NÃO, com toda certeza, você pode estar cuidando mais das outras pessoas do que com você. É importante fazer uma autoavaliação, buscar o autoconhecimento e entender se você está realmente se deixando de lado em favor de outras pessoas.

Por isso, busque dar importância para si mesmo. Invista no autocuidado, cuidando de sua saúde física e mental para estar preparado para os desafios que tem a enfrentar. É importante entender a conviver bem consigo mesmo, se preocupar com o seu bem-estar e conseguir se ajudar e ajudar outras pessoas, dentro do seu limite.

Não pratique a autossabotagem

O ato de não saber dizer NÃO também diz respeito a autossabotagem. A culpa e a vitimização acabam muitas vezes por causar o medo e a vergonha de ser rejeitado. É importante se livrar de toda a culpa e lembrar que você tem todo o direito de recusar algo sempre que julgar necessário.

Você tem que entender que não precisa se sabotar por causa de outras pessoas. Você não tem obrigação de dizer SIM para tudo que lhe pedem, por isso seja firme em suas decisões para melhorar a sua saúde mental.

Entender suas emoções é importante para agir corretamente. Dizer NÃO quando for necessário é importante para manter a sua sanidade mental, evitar a sobrecarga de tarefas e melhorar o seu foco sobre o que realmente lhe importa.

Faça o nosso curso de coaching!

Aqui no IBND temos um curso de coach com certificação internacional. Não perca mais tempo e venha se juntar a nós para se tornar um profissional capacitado em uma das profissões mais promissoras do mercado. Conheça o nosso curso de coach!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®